Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH4 por Orientador "Penha, Graciélia Novaes da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história da língua inglesa: uma visão linguística e histórico – ideológica, das origens aos dias atuais(UNEB, 2008) Silva, Audefran Muniz da; Penha, Graciélia Novaes daAtravés desta pesquisa, apresentamos um estudo da história da formação da Língua Inglesa, a fim de entendermos a sua ascensão nos dias de hoje. Como também, enfatizamos uma análise e uma investigação do inglês em uma visão pluridisciplinar, como um idioma fortemente necessário para o mundo atual. Dessa forma, estudamos a Língua Inglesa, de modo que as estruturas historiográficas da diacronia e sincronia fossem demonstradas, no intuito de que o percurso histórico desse idioma e a sua importância pudessem ser percebidos. Além disso, procuramos discutir exploratória, descritiva e explicativamente as características do Old, Middle e Modern English, sobre as principais mudanças e variações históricas sofridas pela língua, enfatizando, sobretudo, as fontes de pesquisas de natureza histórica e bibliográfica, para o desenvolvimento do nosso estudo. Tendo em vista a todas estas coisas, concluímos a nossa pesquisa respondendo a problemática proposta do trabalho, partindo do pressuposto de que é importante que se conheça a Língua Inglesa na atualidade e durante toda a sua história.
- ItemBrincar é coisa séria: uma análise sobre o uso de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa(UNEB, 2008-06) Evangelista , Iara Pedreira; Brito, Kátia Regina Galante; Penha, Graciélia Novaes daO presente trabalho propõe analisar a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de inglês. Pois através do brincar o ser humano adquire relação de afetividade com o meio e com os objetos, despertando sua imaginação e favorecendo seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, executamos um projeto de estágio utilizando atividades lúdicas, que foi trabalhado com crianças da 6a série do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda — C.M.G.D.M, além de entrevistas com professores de inglês do ensino público. Os resultados obtidos ao final dessa pesquisa foram satisfatórios, revelaram que os jogos e brincadeiras inseridos no Projeto Pedagógico da escola e aliados ao conteúdo programático, podem auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem da Língua Inglesa, vencendo muitos obstáculos encontrados atualmente no ensino de Inglês nas escolas públicas.
- ItemO ensino aprendizagem da língua inglesa na 8° série da escola Armando Xavier de Oliveira(UNEB, 2008) Souza, Eunilde Lima de; Penha, Graciélia Novaes da; Freitas, Celeste; Félix, José CarlosEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo "o ensino e aprendizagem da língua inglesa na 8ª série do ensino fundamental de uma escola municipal em Jacobina, BA. A problemática foi investigar como acontece o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, qual a metodologia utilizada pela professora e qual a motivação dos sujeitos para aprenderem uma língua estrangeira. A pesquisa teve como lócus a Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, e a metodologia adotada foi o estudo de caso através do método qualitativo, utilizando como instrumento de" coleta de dados"', entrevistas abertas, observações e questionário. O resultado do trabalho traz uma breve reflexão a respeito do método utilizado e da motivação para que a aprendizagem aconteça de forma significativa.