Licenciatura em Historia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Orientador "Silva, Vinicius Santos da"
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- ItemA dengue no município de Itaberaba-BA: contextualização histórica, desafios contemporâneos e propostas educativas de prevenção e combate.(2024-07-12) Cerqueira , Deivison de Almeida; Silva, Vinicius Santos da; Silva, Karoline Greice Viana Cardoso da; Pereira, Rodrigo OsórioO objetivo dessa pesquisa é analisar a trajetória da dengue em Itaberaba, Bahia, identificando em seu processo histórico, lacunas que não foram preenchidas ao longo dos anos, dentro desta perspectiva está a persistência do vírus da dengue no município, analisou-se das primeiras aparições até a contemporaneidade. A pesquisa propõe compreender quais foram os desafios e mecanismos utilizados pelo município no enfrentamento da Doença ao longo dos anos, e quais fatores são condicionantes para o aumento de casos de Dengue todos os anos. Também propõe a explorar a integração da história como um eixo central na formulação de práticas pedagógicas destinadas à conscientização e combate à dengue. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica baseada na literatura científica e histórica sobre dengue, epidemiologia, políticas públicas de saúde, incidência de dengue e campanhas educativas. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas fontes como o Ministério da Saúde (MS), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Vigilância Epidemiológica de Itaberaba (VIEP), 18ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). As conclusões desta pesquisa revelam que a persistência da dengue em Itaberaba resulta de lacunas históricas e deficiências estruturais no combate ao Aedes aegypti, fatores climáticos, socioeconômicos e a falta de investimentos em infraestrutura agravam a situação.
- ItemLivro didático de história e a lei 10.639/2003: um estudo de caso na escola municipal Doralice de Souza Sampaio.(2024-07-11) Oliveira, Adriana Rebouças de; Silva, Vinicius Santos da; Pereira, Dirceu do Socorro; Santos, Hamilton Rodrigues dosO objetivo dessa pesquisa foi analisar e identificar nos livros didáticos de História utilizados pelas turmas do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II da escola municipal Doralice de Souza Sampaio, da rede pública de Itaberaba-BA, no triênio de 2024 a 2026, se as narrativas a respeito da história das populações negras estão de acordo seguindo as diretrizes exigidas na Lei 10.639 de 9 de janeiro 2003, para a luta e por uma educação antirracista, com a inclusão dos conteúdos sobre as histórias africana e afro-brasileira. O trabalho teve como metodologia a revisão bibliográfica específica sobre livros didáticos e ensino de história, ensino e relações étnico raciais e educação antirracista. Após uma análise minuciosa do conteúdo, foram identificadas abordagens e reflexões que fornecem informações sobre alguns aspectos da história africana e cultura afro-brasileira, entretanto, ainda existem várias lacunas a serem preenchidas. Espera-se contribuir para a reflexão sobre a promoção da igualdade de direitos para populações negras com mecanismos de prevenção e combate às formas de racismo estrutural