Licenciatura em Historia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Orientador "Oliveira, Josivaldo Pires de"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA feira é o começo do mundo: cultura, trabalho e sustentabilidade das famílias Feirantes Ipiraenses.(2023-12-06) Alves, Bianca Bastos Pereira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo busca apresentar como o processo de transferência da feira livre de Ipirá-Bahia implicou consideravelmente na sustentabilidade dos feirantes ipiraenses, em que ao vivenciarem uma mudança do centro da cidade para um espaço isolado e distante, se encontraram numa realidade desafiadora tanto no que diz respeito ao alocamento realizado, quanto nas condições precárias em que enfrentaram no novo local. Dessa forma, o recorte temporal analisado compreende o ano de 2005, período que antecede a mudança da feira livre, sendo concluída em 2012 com o término das obras no Centro de Abastecimento. A pesquisa se debruça em torno da importância social, cultural e econômica estabelecidas no espaço da feira livre, ressaltando as trocas vivenciadas entre rural e urbano desde aos produtos artesanais e mercadorias comercializadas, como a rede de solidariedades, laços identitários e de pertencimento, bem como os conflitos protagonizados durante esse processo.
- ItemAs parteiras tradicionais e suas memórias: saberes, experiências e contribuições para a saúde pública em Iaçu 1988 a 2011.(2025-01-14) Bastos, Lucileide Ferreira Couto; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho busca evidenciar as contribuições e a relevância das parteiras para o povo Iaçuense, bem como suas práticas, saberes e os desafios por elas enfrentados ao longo dos anos. O ímpeto propulsor para o desenvolvimento desta pesquisa partiu de minha experiência pessoal, pois eu mesma nasci graças à contribuição de uma parteira. Vavy Pacheco Borges aponta que “a história procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. A transformação é a essência da história” (BORGES, 1993, p. 50). Nessa esteira, ficou perceptível que, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil e a fundação da Faculdade de Medicina da Bahia, as parteiras, que desempenhavam o papel de protagonistas durante o parto, foram gradualmente substituídas por médicos e cirurgiões, ilustrando que nem mesmo as mulheres que desempenhavam um importante papel dentro da sociedade baiana escaparam das transformações impostas pelo tempo.
- ItemAs vivências do docente de história no ensino fundamental II: um estudo sobre escolas públicas no município de Itaberaba – Ba no pós pandemia.(2023-12-19) Santos, Priscila Cristina Melo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Silva, Vinicius Santos da; Santos, Jacimara Vieira dosO presente artigo reflete sobre as observações dos professores de História do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em três escolas da rede pública do município de Itaberaba Ba, sobre suas vivências em sala de aula nos períodos de pandemia e pós pandemia. Para a construção deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo qualitativa, através da oralidade, com entrevistas semiestruturadas que destinou atenções sobre os relatos a respeito da importância do ensino de História na educação escolar. Como resultado foi identificado as dificuldades encontradas na regência das aulas remotas, as políticas públicas aplicadas para mitigar as adversidades momentâneas e as observações dos professores sobre a conduta do principal sujeito, que é o estudante pré-adolescente no retorno a dita normalidade.
- ItemHistória local, poder e justiça cartorial: os Medrados, os Magalhães e a Fazenda Sítio Novo (Iaçú-BA, 1980 - 1998)(2024-07-11) Ramos , Eucléia Noguera de Oliveira; Oliveira, Josivaldo Pires de; Lopes, Regiane Luzia; Santos, Vinícius SilvaEste artigo busca analisar, por meio de documentação judicial, os conflitos pela posse da Fazenda Sítio Novo na década de 1980. O estudo revela a atuação de duas famílias tradicionais da região de Iaçu - Bahia, a família Medrado e a família Magalhães; ambas visavam a legitimação de seus direitos sobre as terras da fazenda, “herdada” de seus antepassados. A fazenda Sítio Novo, tornou-se objeto de disputa, após um longo processo judicial para provar quem era o seu legítimo proprietário. Nesse interim, analisaremos as estratégias adotadas pelas duas famílias para se consagrar como o legítimo dono da fazenda Sítio Novo.
- ItemLeituras sobre o Jarê: uma perspectiva de interface antropológico e literário.(2025-01-10) Coelho, Camila São José; Oliveira, Josivaldo Pires de; Ferreira, Daniela de Jesus; Santos, Taylan SantanaOs estudos diaspóricos estão crescendo atualmente no Brasil. Falar sobre essas relações é um tema que enriquece as pesquisas. Discutir as experiências na diáspora é entender que as identidades precisaram ser reformuladas e reinventadas em um novo espaço. No caso mais específico do Brasil, essas atitudes também deram origem a mecanismos de resistência produzidos por escravizados e ex-escravizados. Neste trabalho, propus investigar e comparar uma religião afro-brasileira, sendo importante ressaltar que, sobre o estudo das culturas religiosas de origem africana na Bahia, predominam ainda as abordagens sobre a capital e o Recôncavo açucareiro. Levando isso em consideração, torna-se necessário, nesta pesquisa, explorar as experiências presentes em outras regiões da Bahia, como a Chapada Diamantina e o Piemonte do Paraguaçu. Assim, com aproximação entre a Antropologia de Ronaldo Salles Senna (1998) e a ficção de Itamar Vieira Junior (2018), busquei compreender, a partir da análise das obras supracitadas, as implicações que se referem à Chapada Diamantina, o curandeirismo e as mulheres dentro do culto ao Jarê, religião afro-diaspórica de predominância na Chapada Diamantina e no Piemonte do Paraguaçu
- ItemMúsica e consciência nacional: uma leitura da obra de Agostinho Neto (1960)(2025-01-10) Oliveira, Sabrina dos Santos; Oliveira, Josivaldo Pires deNeste artigo tomamos como ponto de partida a produção poética do intelectual António Agostinho Neto. Este que foi o primeiro presidente angolano pós-colonização portuguesa. A tese principal deste trabalho consiste em identificar como os poemas “Havemos de Voltar” e “Noites de Cárcere” presentes no livro “Sagrada Esperança” foram marcadas pela afirmação de uma identidade nacional africana, trazendo o ritmo e a melodia como formas de resistência, ressaltando a musicalidade como enfrentamento da realidade colonial.
- ItemO ensino da cultura afro-brasileira nas séries finais do ensino fundamental II de 8º e 9º anos(2024-07-12) Lima, Isamara Azevedo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Santos, Jacimara Vieira dos; Silva, Vinicius Santos daA presente pesquisa realiza uma abordagem sobre a importância dos manuais de História na educação brasileira, visto que o ensino é apontado como uma política pública educacional que deve considerar que todos o(a)s aluno(a)s, sem exclusão de nenhuma faixa etária de idade possuem direito de estar na escola e envolvido no processo de atividades culturais. A pesquisa será realizada em livros didáticos do Fundamental II de 8º e 9º ano, onde buscar-se-á analisar como se trabalha as questões voltadas para o trabalho escravo e o trabalho livre que fizeram e fazem parte da história dos povos e como aparecem nestes livros e se, da forma como são apresentadas, podem representar parâmetros de emancipação na formação intelectual e representativa da sociedade.
- ItemRacismo no livro didático: uma análise dos manuais de história adotados pelo ensino fundamental II do município de Itaberaba.( BAHIA, 2019-2022)(2022-04-21) Almeida, Laís Azevedo Pereira; Oliveira, Josivaldo Pires deO ano de 1888 no Brasil foi marcado por um dos mais importantes acontecimentos: a abolição da escravatura. Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel que decretava a libertação dos escravos foi uma das maiores conquistas no cenário da escravidão brasileira. Muitos anos se passaram, e hoje, em pleno ano de 2022 ainda se faz necessário discutir acerca desses estigmas cujas marcas da desigualdade racial e preconceito ainda permanecem nas vidas dos povos negros em muitas esferas da sociedade, dentre eles a escola. Observa-se que muitas vezes a escola é uma das instituições que intensifica o racismo na sociedade. Os materiais por ela usados tem sido muitas vezes objetos de estudos de pesquisas para tentar se questionar essas discussões no que se refere à educação e a relação com o preconceito racial. Diante disso, o presente trabalho terá por objetivo analisar algumas dessas questões acerca do ensino da História e as abordagens raciais presentes nos livros didáticos adotados pela escola para uso de ensino nessa disciplina. Este trabalho de conclusão se dará a partir da análise dos seguintes materiais: O livro didático da coleção Estudar história: das origens do homem à era digital (2018), das autoras Patrícia Ramos Braick e Ana Barreto, do 9º ano, publicado pela editora Moderna,livros didáticos do 8 e 9 ano.