Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras)
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O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional. O Profletras do DCH V da UNEB prevê o cumprimento de 480 horas, incluindo-se aí as 60 horas institucionalizadas para o trabalho de conclusão de curso, em um prazo de dois anos.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras) por Orientador "Santos, Adelino Pereira dos"
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- ItemA curadoria digital como recurso contra a desinformação: um protótipo de ensino para a formação do leitor crítico de textos multiletrados no ambiente virtual(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-28) Santos , Lécio da Mota; Santos, Adelino Pereira dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula CunhaA presente dissertação de Mestrado Profissional em Letras apresenta um protótipo digital de ensino, desenvolvido para colaborar na formação do letramento digital crítico dos alunos dos anos finais da Educação Básica. Recurso a ser apresentado como proposta aos docentes do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, no município de Camaçari. A materialização de tal protótipo faz frente ao crescente fenômeno de desinformação nos ambientes virtuais e está em consonância com o objetivo geral de compreender como o trabalho com a leitura crítica, oportunizada pela curadoria digital de informações, possibilita que os alunos reajam criticamente às fake news. Com foco na pedagogia dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2016; ROJO, 2013, 2017; ROJO e BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019), busca-se formar leitores proficientes e críticos na hipermodernidade. Por meio do trabalho com a leitura crítica, procura-se evitar reações acríticas diante de fake news. Com base nos princípios da BNCC (BRASIL, 2017), propõe-se o desenvolvimento de competências leitoras, práticas de curadoria de conteúdo (CORTELLA; DIMENSTEIN,2015; BRASIL, 2017; ROJO, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015) e aprendizagem compartilhada. Considerando-se a recente relevância da curadoria de conteúdos nas mídias digitais, devido ao aumento do fluxo de informações e dispersão das fontes de autoria, busca se compreender melhor a curadoria e seus processos para garantir a seleção e organização adequadas do conteúdo digital. Portanto, como procedimento metodológico, foi aplicada uma abordagem qualitativa com caráter propositivo e aplicação do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), utilizado para analisar o corpus da pesquisa; além da implementação da ferramenta digital Voyant Tools que contribuiu para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. No trabalho, introduz-se o conceito de leitor ubíquo (SATAELLA, 2014) para caracterizar o leitor da hipermodernidade (LIPOVETSKY, 2004) e da hipermobilidade (SANTAELLA, 2013). A metodologia de análise de conteúdo revelou-se valiosa na investigação dos vieses presentes nos textos analisados, desvelando intenções, representações simbólicas e significados ocultos nas comunicações. Além disso, a ferramenta Voyant Tools também contribuiu significativamente para a análise dos aspectos linguísticos, permitindo uma análise detalhada e sistemática das características textuais. Como resultado, constatou-se que a curadoria de informações digitais pode despertar nos estudantes a consciência da importância de se verificar, filtrar, avaliar e utilizar fontes confiáveis de informação, podendo gerar discernimento entre o que é fato e o que é manipulação. Aprendizado que pode levá-los a compartilhar informações verificadas e confiáveis nas redes, contribuindo para fortalecer a credibilidade do espaço público digital. Em suma, este estudo poderá contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, para a formação de leitores críticos e fortalecimento de diretrizes para a curadoria de conteúdo, visando a confiabilidade e qualidade das informações disponíveis.
- ItemA produção de artigos de opinião por alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Rebouças, Kalliandra Barreto; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Santos , Hildete Leal dosDe acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017b), torna se necessário desenvolver a habilidade do uso de recursos persuasivos, em textos argumentativos. É preciso que o aluno analise informações confiáveis, fatos e dados para formular pontos de vista que respeitem e promovam os direitos humanos, como rege a sétima competência geral: a argumentação. À vista disso, o trabalho de pesquisa que apresento nesta dissertação, qualitativa, aplicada, de cunho etnográfico, partiu de um problema: de que modo o processo de escrita do gênero textual artigo de opinião pode contribuir para o desenvolvimento da competência sociocomunicativa dos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Democrático Dr. Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia? Como hipótese pressuponho que os alunos não produziam satisfatoriamente o artigo de opinião, em decorrência de fatores variados, como falta de conhecimentos prévios, desconhecimento sobre a estrutura do gênero, ausência da prática de reescrita do texto. Assim, nesta pesquisa, o objetivo geral foi auxiliar os alunos dessa turma na produção do gênero textual artigo de opinião, propondo como intervenção as práticas de releitura, discussão e reescrita dos textos, a partir de um quadro de critérios que inclui observâncias das características estruturais do gênero textual artigo de opinião, superfície textual, textualidade e argumentatividade. Para tanto, utilizei como referencial teórico autores que discutem o trabalho com o texto em sala de aula, a textualidade e a importância da releitura e reelaboração do texto, fundamentados na Linguística Textual, tais como Antunes (2010), Bakhtin (2016), Costa Val (2006), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), dentre outros estudiosos do trabalho com a leitura e a produção de textos. A partir desta proposta de intervenção pedagógica, verifiquei uma melhora considerável na produção do artigo de opinião dos alunos que, sobretudo com a releitura e reescrita, exercitaram a criticidade, ampliando consideravelmente sua capacidade argumentativa nesse gênero de texto. Trata-se, pois, de mais uma contribuição de pesquisa para o aperfeiçoamento do trabalho com o texto nas aulas de língua portuguesa nas escolas
- ItemAutobiografia como forma de ressignificação da produção textual escrita no ensino fundamental: uma proposta pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2021-05-21) Pereira, Lídia dos Santos; Santos, Adelino Pereira dos; Almeida, Gilce de Souza; Costa, Geisa Borges daO domínio da leitura e da produção textual é de fundamental importância na sociedade atual e quem não domina essas competências vê comprometido tanto o seu sucesso escolar como as possibilidades de inclusão social. Partindo dessa consideração, esta proposta pedagógica tem como objetivo apresentar ao professor de Língua Portuguesa um procedimento metodológico, uma sequência didática, como instrumento para se desenvolver a competência de produção textual escrita dos alunos por meio do gênero autobiografia. A presente proposta se destina ao ensino de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Uma das bases de construção da presente proposta pedagógica foi uma avaliação diagnóstica realizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal José Batista da Fonseca, situado no município de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. A partir de dados coletados em uma das etapas da avaliação diagnóstica – a produção textual da autobiografia dos alunos –, foi elaborada uma sequência didática baseada no modelo apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nesta proposta pedagógica, foram articulados postulados teóricos da linguística textual relativos a texto, critérios de textualidade, produção textual, gênero textual a partir de autores como Antunes (2003, 2005, 2010, 2017), Marcuschi (2008), Koch(2002),Costa Val(2005) e Lejuune(2014) que discorre sobre autobiografia. A produção textual a partir do gênero autobiografia é promissora, pois, além de contribuir com o aprimoramento da capacidade de produzir texto escrito, através desse gênero, é possível ao professor trabalhar temas transversais importantes para o desenvolvimento global do aluno. Na sequência didática proposta, o tema transversal Identidade surge como uma contribuição para o autoconhecimento do aluno, para que ele se relacione bem consigo mesmo e com as outras pessoas.
- ItemGêneros do humor e tipologia de meme: contribuições para a leitura crítica de alunos do 8º ano do ensino fundamental(2024-03-26) Pinheiro, Meiriluce Mascarenhas; Santos, Adelino Pereira dos; Simões, Natival Almeida Neto; Pereira, Monalisa dos Reis AguiarEste trabalho é uma pesquisa sobre as dificuldades de leitura crítica apresentadas por uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Antonio, do município de Ipirá-BA. Para tanto, apresenta como objetivo geral contribuir para o processo de formação leitora desses alunos, no que diz respeito à análise dos gêneros textuais, em especial o meme. O percurso metodológico se assenta numa abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e propositivo, através da construção de uma proposta pedagógica em formato digital. Quanto ao aporte teórico, ancora-se nos estudos de diversos/as autores/as e seus respectivos eixos temáticos, a saber: Possenti (1998, 2018, 2021) - tipos de piadas e criação de Uma Tipologia de Meme, de autoria da pesquisadora, além da discussão sobre o humor e os efeitos de sentido no texto; Rojo (2012) e Ribeiro (2021) - os multiletramentos; Barreto (2022), Dawkins (2007) e Chagas (2020) - memes; Marcuschi (2008) e Ramos (2017) – gêneros textuais; Kock e Elias (2006) e Solé (1998) - práticas leitoras, e a BNCC (Brasil, 2018), que orienta sobre habilidades e competências essenciais no processo de leitura proficiente. Como resultados, apresenta-se um Caderno de Atividades Digitais sobre leitura crítica, composto por análises dos tipos de memes advindos da Tipologia. Ao realizar as atividades do Caderno, espera-se que os alunos sejam capazes de ler criticamente gêneros discursivos e multimodais, como meme; relacionar linguagem verbal e imagética em gêneros para construção de efeitos de sentido; compartilhar informações, utilizando as diferentes linguagens presentes nos gêneros, de forma ética; assumir uma posição reflexiva sobre os diferentes efeitos de sentido apresentados nos memes e outros gêneros, bem como inferir informações implícitas. Acredita-se que o Caderno de Atividades Digital contribuirá, significativamente, para a prática pedagógica docente, bem como para a formação de leitura crítica dos alunos.
- ItemO gênero textual meme na aula de língua portuguesa: atividades de leitura crítica e produção textual para os multiletramentos(Universidadade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Lima, Renata Ferreira Pereira; Santos, Adelino Pereira dos; Santos, Fernanda Maria Almeida dos; Pereira, Monalisa dos Reis AguiarAs transformações interacionais decorrentes das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) demandaram mudanças no ensino de Língua Portuguesa. À vista disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – (Brasil, 2018) – formulou orientações pedagógicas para que os currículos escolares adotem práticas que favoreçam a consolidação de habilidades cujos eixos de práticas de linguagem contemplem os multiletramentos. Desse modo, esta pesquisa qualitativa, estruturada pelo método científico “análise de conteúdo” (Bardin, 2016), partiu do seguinte problema: “O estudo do meme pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa de forma a promover no estudante o desenvolvimento dos multiletramentos?” Como hipótese, presumi que o estudo do meme, como gênero multissemiótico, poderá aprimorar nos estudantes a capacidade de leitura crítica e de produção de textos que integram diferentes linguagens e circulam nos ambientes digitais, favorecendo, assim, a ampliação de aprendizagens relacionadas à multiculturalidade e ao desenvolvimento de multiletramentos. Para isso, esta pesquisa teve como objetivo geral produzir uma proposta de intervenção, utilizando o meme como gênero textual potencializador para aprimoramento do ensino de Língua Portuguesa, verificando como habilidades de leitura e produção de textos multissemióticos podem ser fomentadas, a fim de se desenvolver os multiletramentos. Como aporte teórico, elegi fundamentações que tratam de letramentos, multiletramentos, multissemiose, cultura digital, linguística textual e textualidade, discutidos por autores como Moura e Rojo (2012; 2019), Rojo (2013), Bakhtin (2016), Chagas (2020), Coscarelli (2019), Ferraz (2019), Leal-Toledo (2021), Marcuschi (2008), Recuero (2009), o grupo de Nova Londres (2021), entre outros. Como proposta desta investigação, foi realizada uma intervenção pedagógica em uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal de Cairu — BA, tendo como produto final a produção de um meme digital. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho com o gênero meme pode contribuir significativamente para o aprimoramento de habilidades de leitura crítica e de produção textual multissemiótica, promovendo uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e conectada às práticas sociais contemporâneas, para o desenvolvimento de multiletramentos.