Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras)
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O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional. O Profletras do DCH V da UNEB prevê o cumprimento de 480 horas, incluindo-se aí as 60 horas institucionalizadas para o trabalho de conclusão de curso, em um prazo de dois anos.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) Profissional em Letras (Profletras) por Orientador "Fiorindo, Priscila Peixinho"
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- ItemDo virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola(2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista doTornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.
- ItemDos contos de fadas à literatura de cordel: leitura, escrita e valores humanos na escola.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Ribeiro, Maria Tânia Fonseca da Silva; Fiorindo, Priscila Peixinho; Neto, João Evangelista do Nascimento; Magalhães, Elton Linton OliveiraO ensino tem enfrentado tempos difíceis, muitas vezes, devido à falta de valores humanos. Diante desse contexto, acreditamos que o professor tem um papel importante para vencer alguns entraves relacionados, principalmente, à aquisição de conhecimento dos estudantes. Nesse sentido, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica intitulada “Dos contos de fadas à literatura de cordel: leitura, escrita e valores humanos na escola”, destinada à turma do 8º ano do Ensino Fundamental, do município de São Miguel das Matas – BA. Para isso, desenvolvemos o trabalho com cordéis estilizados a partir de alguns contos de fadas, com o intuito de incentivar a leitura e a escrita poética, enfatizando os valores humanos. Assim, nos apoiamos nos teóricos que discutem sobre o ensino e aprendizagem, além da importância do texto literário no processo de formação leitora, e dentre eles destacamos Fiorindo (2012/2015), Paulo Freire (1989/1996), Zilberman (2008) e Cândido (2011). Paralelamente sobre o cordel, nos pautamos em Cavignac (2006), Marinho e Pinheiro (2012) e Haurélio (2013). Quanto aos contos de fadas trazemos Von Franz (1990), Chesterton (2019), Michelli (2012), Coelho (1987), entre outros teóricos e sobre a estilização nos apoiamos em San’Atanna (2003). A proposta é uma sequência didática dividida em 10 etapas, com sugestões de atividades individuais e em grupo, priorizando o dinamismo das aulas e a participação dos educandos, a partir da realidade literária popular deles, dando-lhes suporte para a produção de possíveis cordéis. Pretende-se, dessa forma, incentivar a leitura e escrita poética, enfatizando os valores humanos a partir de contos de fadas estilizados em cordel
- ItemMúsica de protesto para o pensar crítico e o fazer poético na escola.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-11) Silva, Gilson Pereira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Wasem, Marcelo SimonConsiderando a realidade dos aprendizes pertencentes à Educação Básica da escola pública na contemporaneidade e de acordo com pesquisas sobre os índices educacionais registrados, no que tange ao domínio da leitura, escrita e pensamento crítico, observamos uma enorme lacuna, a qual necessita de resolução urgente. Diante do exposto, o objetivo aqui é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica utilizando música de protesto dentro de uma dimensão multidisciplinar, a fim oportunizar práticas de leitura e de escrita, além da reflexão sobre os discursos presentes nas composições, seus contextos e críticas sociais, estabelecendo relação com as práticas interativas dos sujeitos envolvidos. A metodologia foi estruturada em 10 etapas, envolvendo interpretação musical, interação poética e produção de composições musicadas a partir das músicas de protesto Geração de pensadores, de MC Garden (2015) e Lucro (descomprimindo) (2016) e Invisível (2017), da BaianaSystem, e aplicada na Escola Municipal Professora Auta Pereira de Azevedo, localizada no povoado do Sítio do Aragão/Santo Estevão/Bahia. Os sujeitos escolhidos são estudantes do 9º ano, Ensino Fundamental, composto por 17 alunos, sendo seis do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idades entre 13 e 16 anos, oriundos da zona rural do referido município. A fundamentação teórica tem o amparo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (Brasil, 1997), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDBEN (Brasil, 1994/1996) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), documentos publicados para contextualizar as orientações da educação na contemporaneidade. Paralelamente, dentre outros autores, respaldamo-nos em Alencar e Fleith (2003), Fiorindo e Wendell (2023) e Stoltz (2021), que abordam a criatividade e a emoção em sala de aula; Polleto (2019) e Coelho (2013), que discutem as origens do Funk; Hall (2002) e Callegari (2010), que tratam dos conceitos de pertencimento; Lourenço (2010) e Palermo Filho (2019), os quais abordam a performance musical; Cordeiro, Silva e Rodrigues (2014), Farias (2018) e Contier (2021), que tratam de produção musical e crítica social; e, por fim, Ortega (2015), Cásper (2016), Belisário e Oliveira (2023), que abordam músicas de protesto. Os resultados indicam que, ao trabalhar com as músicas de protesto, os alunos desenvolveram habilidades discursiva, artística e linguística, além do pensar crítico e do desenvolvimento da prática de leitura e da escrita poética.
- ItemO teatro como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de valores humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Silva, Cristiane Rosa Moreira; Fiorindo, Priscila Peixinho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Wendell, NeyConsiderando o cenário da falta de progresso na aprendizagem, agravada pelo isolamento social (2020-2022) decorrente da pandemia do coronavírus, além da pouca participação em eventos culturais e artísticos e a frequente baixa autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, em Jacobina/Bahia, desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica, que conduzisse os aprendizes à reflexão sobre valores e vícios humanos, através das artes – literatura e teatro, a fim de estimular a leitura, a escrita e a performance do corpo em cena. A presente dissertação proporcionou ao aluno vivências literárias dramatizadas, a partir de narrativa curta, reproduzida em equipes com ênfase nos valores humanos. O objetivo foi estimular a escrita narrativa a partir do conto O Príncipe Gentileza e dramatizar o novo enredo construído, desenvolvendo o pensamento crítico, a consciência artística, o refinamento da expressividade corporal e emocional dos alunos. Paralelamente, tais atividades contribuem para formação de sujeitos críticos, engajados socialmente na realização de projetos coletivos. O aporte teórico que sustenta a proposta está centrado, principalmente, nos seguintes autores Boal (1991), Fiorindo e Wendell (2014), Wendell (2011) que tratam a respeito do teatro; Coelho (1966) (2000) abordando o ensino de literatura; Ostrower (1990), Rogers (2009) que trazem a criatividade e o processo de criação; Kleiman (2002), Solé (1998) Koch e Elias (2008), (2012), Fiorindo (2015) que abordam a leitura e escrita; Torralba (2015), Antunes (2015) que trazem os valores humanos. Os resultados evidenciam que o teatro e a literatura desempenharam um papel significativo no aprimoramento das habilidades interpessoais e no desenvolvimento pessoal dos alunos. Acreditamos que essas experiências prepararam o terreno para o crescimento do caráter e promoveram a incorporação de valores humanos.