Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
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Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Orientador "Pereira, Aliger dos Santos"
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- ItemAs mídias sociais e o destino turístico cultural Salvador – Bahia (2016)(Universidade do Estado da Bahia, 2016-10-19) Brito, Graziele Santana de; Santiago, Marcela Lorena Salazar; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emilia Maria Salvador; Paixão, Dalton AndradeEste artigo tem como tema, a análise da influência das mídias sociais (Facebook e Instagram) no processo de escolha do destino turístico cultural Salvador no segundo semestre de 2016. O problema do trabalho se deu a partir da seguinte pergunta: Como as mídias sociais influenciam na escolha do destino turístico cultural Salvador? Sendo assim, oobjetivo é analisar a influência do Facebook e do Instagram no processo de escolha do turista que decide visitar o destino cultural Salvador. Utilizou-se como metodologia a abordagem dedutiva qualitativa e pesquisa exploratória, com uso de questionário aplicado no embarque do aeroporto de Salvador com o intuito de identificar se as mídias sociais em questão são importantes no comportamento do consumidor que chega a Salvador. Como resultado, constatou-se que o Facebook e o Instagram além de funcionarem como plataformas de relacionamento, são também utilizadas como ferramentas eficientes na divulgação ou promoção de destinos turísticos e que este uso pode acarretar em resultados positivos ou negativos para o destino, já que foi comprovado que os turistas curtem, compartilham e postam fotos de viagens turísticas. Deste modo, concluiu-se que os objetivos propostos pelo artigo foram atingidos através da pesquisa exploratória, na qual, comprovou-se que as mídias sociais em questão são utilizadas no processo de planejamento de viagens e que são consideravelmente relevantes no momento da decisão. Além disso, percebeu-se também que o uso destas mídias por parte dos empreendedores da atividade turística ou pelos gestores públicos dos destinos, trazem benefícios para os turistas no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados, já que a exposição de diferentes opiniões incentiva à competitividade do ramo.
- ItemCartografia turística: uma análise do mapa do Centro Histórico da cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Peretti , Juliane Natal; Oliveira , Neivinara; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emília Maria Salvador; Fernandes, Rosali BragasO tema dessa pesquisa é a análise da qualidade da informação cartográfica do mapa do Centro Histórico da cidade de Salvador disponibilizado pelos Postos de Informações Turísticas (PITs) da BAHIATURSA. A pergunta da pesquisa foi: até que ponto, o mapa do Centro Histórico contém informações de qualidade para o turista? A hipótese para o problema apresentado nesse trabalho é que as informações contidas nos mapas do Centro Histórico fornecidos pelos Postos de Informações Turísticas da BAHIATURSA não são informações de qualidade. O objetivo geral é o de avaliar a qualidade das informações cartográficas do mapa do Centro Histórico disponibilizado nos PITs da BAHIATURSA. A metodologia da pesquisa inclui o levantamento de dados bibliográficos e a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários a turistas que utilizaram o mapa do Centro Histórico, e a observação sistemática não participante dos atendimentos nos Postos de Informações Turísticas da BAHIATURSA. Conclui–se que os turistas consideram as informações apresentadas no mapa do Centro Histórico disponibilizado pela BAHIATURSA de qualidade, mesmo o mapa apresentando falhas e erros dentro dos procedimentos cartográficos. Com relação aos atendimentos observados foi possível identificar a falta de padronização nas rotinas de atendimentos, ainda assim os turistas afirmaram que os atendimentos e as informações são de qualidade.