Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Orientador "Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs experiências dos hotéis Quality Hotel e Suítes São Salvador, Mercure Salvador Boulevard e Mercure Salvador Pituba sobre as práticas individuais de enfrentamento à pandemia de COVID-19. (2020-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-05) Pires, Bruno Brugni da Cruz de Aquino; Mendes, Jader Cardoso; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Reis , Chelly Costa Souza dos; Viñal Junior, José VeigaEsta pesquisa apresenta uma visão das experiências dos hotéis Quality Hotel e Suítes São Salvador, Mercure Salvador Boulevard e Mercure Salvador Pituba no cenário da pandemia global de COVID-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus SARSCoV-2, que se espalhou pelo mundo a partir do início do ano de 2020. Com o objetivo de identificar as medidas individuais utilizadas para o enfrentamento à crise sanitária nos três hotéis, esta pesquisa visa demonstrar como se deu, nos hotéis selecionados, o processo de adequação às práticas de enfrentamento ao COVID-19 e seus impactos nas operações. Os hotéis estudados estão localizados na cidade de Salvador, no estado da Bahia, Brasil, sendo estes bastante representativos na cidade devido à sua localização estratégica em áreas comerciais e turísticas. Metodologicamente, neste trabalho, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Quanto aos meios, a investigação envolveu, pesquisa bibliográfica, de campo e coleta de dados através de entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados com os representantes legais dos hotéis. Os resultados obtidos demonstram a visão dos entrevistados sobre as práticas individuais de combate à pandemia de COVID-19, a fim de somar conhecimento para futuras discussões de padronização de respostas a situações de emergência em meios de hospedagem.
- ItemGastronomia e identidade: um roteiro gastronômico popular no Pelourinho(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Santos, Mabel Araujo Andrade; Pereira, Tamara de Oliveira Machado; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Viñal Júnior, José Veiga; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Silva, Emília Maria SalvadorNas atividades do turismo contemporâneo, um dos segmentos diretamente relacionados à cultura é o turismo gastronômico, modalidade na qual o turista pode experimentar a gastronomia local, que permite conhecer traços da identidade cultural de um povo. Para além da compreensão habitual de que, quando se fala gastronomia, leva-se a pensar em restaurantes, o trabalho traz uma perspectiva que apresenta sua vertente mais popular. Seu objetivo geral é sugerir um roteiro gastronômico popular no Pelourinho que articula alimentos e história. São apresentados como personagens de destaque no roteiro alguns vendedores de rua do bairro para compor o roteiro gastronômico popular proposto, valorizando a história de vida dessas pessoas e a importância dos produtos que comercializam para a representatividade do turismo gastronômico popular em Salvador. Dessa forma, realiza-se um estudo avançado, bibliográfico, qualitativo e descritivo, com pesquisa de campo, desenvolvida por meio de observação direta e realização de entrevistas. Nesse sentido, propõe-se que a divulgação de hábitos culturais do destino turístico, nesse caso os gastronômicos, estimula os turistas a conhecer e experimentar comidas e bebidas locais. Para concluir, é altamente relevante a sugestão de um roteiro com vertente em alimentação popular no Pelourinho que seja voltado para a demanda dos turistas por conhecer elementos culturais diversificados. Este roteiro gastronômico apresenta um produto diferente, em uma perspectiva mais popular e, ao mesmo tempo, revela a cultura de um povo e fortifica a sua identidade cultural propagando-a através da gastronomia.
- ItemO uso das tecnologias da informação e comunicação (tic’s) em equipamentos turísticos: o memorial a casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-12) Santana, Luana Santos; Jesus, Maria Gabriela Varjão de; Costa, Milena Joaquina da; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Viñal Junior, José Veiga; Sampaio, Juliana MaiaO turismo é uma atividade multidisciplinar, que se conecta com diversos setores da sociedade. O mesmo tem se aliado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), as quais utilizam recursos fundamentais para sua promoção. Portanto, esse trabalho trata-se da conexão de ambas áreas, trazendo como objeto de estudo o Memorial a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, o qual é um espaço cultural e equipamento turístico, localizado no Rio Vermelho, boêmio bairro de Salvador-Bahia, que representa bem o conceito de interatividade, unindo o antigo com o novo, trazendo uma nova dinâmica durante sua visitação, mas buscando manter características originais aliadas aos recursos tecnológicos. Este trabalho aborda como surge esse espaço e como as TIC’s inseridas nele viabilizaram sua promoção turística, tendo como objetivo apontar a funcionalidade e relevância do uso de seus recursos tecnológicos. É uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa na qual também foi realizada uma entrevista com a encarregada pela comunicação do memorial, entrevista essa que, foram utilizados alguns trechos para reforçar a base teórica do trabalho. Através desta pesquisa, percebeu-se que essa tipologia de espaço cultural pode ser a porta de entrada para a atividade turística e que as TIC’s inseridas no memorial promovem uma dinamicidade que auxiliam os visitantes no entendimento da história do casal e dos objetos expostos, para além disso auxilia na conservação do acervo e também será visto se as ferramentas de divulgação do equipamento estão em consonância com o contexto do memorial.