Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador por Orientador "Machado, Célia Tanajura"
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- ItemContribuições da educação profissional para o desenvolvimento do território de identidade da Bacia do Paramirim(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-22) Figueiredo, Alan José Alcântara de; Machado, Célia Tanajura; Lima, Antonio Almerico Biondi; Kavalkievicz, Cristina; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Duarte, Ana Lúcia Cunha; Bomfim, Natanael ReisO presente trabalho inscreve-se na Linha de Pesquisa 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável – do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e no âmbito do Lavoro: Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem como objetivo analisar as contribuições ao desenvolvimento econômico, político, ambiental e cultural decorrentes da oferta da Educação Profissional e Tecnológica pelo Cetep da Bacia do Paramirim para o Território de Identidade no qual se localiza. A pesquisa adota a abordagem qualitativa e utiliza a estratégia de estudo de caso do tipo único/holístico. Os dados foram produzidos a partir de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Foram analisados documentos produzidos pelas diversas instâncias governamentais federais e estaduais que estabelecem o regramento legal para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e outros documentos resultantes da dinâmica da unidade escolar lócus desta pesquisa. Revisada a literatura da área de trabalho e educação, que versa sobre o fenômeno estudado, realizou-se a triangulação com os dados obtidos pela pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo de interlocução realizados junto aos sujeitos envolvidos no processo e um relato extra. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa foi orientada pelas categorias de análise do materialismo histórico-dialético, a saber: historicidade, contradição, mediação e totalidade. Foram determinadas duas categorias norteadoras, quais sejam: educação profissional e desenvolvimento territorial, as quais foram desenvolvidas a partir desta base teórica principal: Educação profissional (relação trabalho/educação): Silvia Maria Manfredi (2002; 2016), Álvaro Vieira Pinto (2005), Luís Antônio Cunha (2005), Karl Marx e Friederich Engels (2008 e 1992), Marise Nogueira Ramos (2011), Alessandro Melo e Sandra Teresinha Urbanitz (2011), Karl Marx (2013), Maria Ciavatta (2014), Lysie Reis (2019), Gaudêncio Frigotto (2001 e 2023), Tiago Fávero Oliveira e Gaudêncio Frigotto (2023) e Desenvolvimento territorial: Milton Santos (2006), Natanael Reis Bonfim (2009), Rafael Echeverri Perico (2009), André Silva Pomponet (2012a e 2012b), Cintya Dantas Flores 2014), Wilson José Vasconcelos Dias (2017). Os resultados encontrados confirmam a hipótese inicial de que a Educação Profissional contribuiu para o desenvolvimento territorial. No desenvolvimento das categorias norteadoras, revelaram-se importantes fatos históricos, que contribuem para a historiografia tanto da educação quanto do trabalho e da técnica no espaço estudado. Palavras-chave: Educação Profissional. Cetep da Bacia do Paramirim. Desenvolvimento Territorial. Bacia do Paramirim. Bahia.
- ItemContribuições do trabalho pedagógico de professores da educação infantil para a construção do projeto político pedagógico da escola(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-29) Souza, Elane Oliveira de; Machado, Célia Tanajura; Andrade, Dídima Maria de Mello; Ferreira, Liliana Soares; Mello, DéboraTeixeira deEsta pesquisa teve como objetivo geral sistematizar as bases político-pedagógicas do trabalho dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Deputado Lourival Evangelista Costa, com vistas à elaboração de diretrizes orientadoras para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola. No decorrer da pesquisa, foi possível: analisar o trabalho pedagógico individual e coletivo realizado pelas professoras do Centro Municipal de Educação Infantil em estudo; identificar as bases político-pedagógicas que norteiam a realização do trabalho pedagógico no CMEI; e a partir do trabalho das professoras, elaborar diretrizes político-pedagógicas para a construção do PPP do CMEI. A investigação deste fenômeno social, no campo da educação, aconteceu inicialmente atendendo às categorias centrais da pesquisa, a saber: Trabalho pedagógico; Educação Infantil e Projeto Político Pedagógico. O movimento metodológico proposto privilegiou a abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de natureza aplicada, em que se elegeu a perspectiva da pesquisa participante como estratégia, fazendo-se guiar por diferentes técnicas de produção de dados no campo empírico, a saber: revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada e roda de conversa. Estes procedimentos permitiram a produção de dados junto aos participantes, a saber: a diretora e as professoras do CMEI lócus desta pesquisa. Os resultados encontrados, em síntese, reafirmam a importância do trabalho pedagógico do professor no processo de produção do conhecimento, na formação da criança na sua integralidade, assim também para a elaboração do PPP. Além disso, a análise revela a necessidade de se possibilitar, na escola, momentos de diálogo, tais quais a roda de conversa realizada na pesquisa, para refletir sobre o trabalho pedagógico que é realizado pelas professoras, tendo em vista que o tempo disposto para diálogo e reflexão, da forma como hoje se organiza o trabalho, não é suficiente para discutir as demandas reais. A partir das diretrizes político-pedagógicas elaboradas, como produto final desta pesquisa, espera-se que a comunidade do CMEI Deputado Lourival Evangelista Costa consiga construir/sistematizar o Projeto Político Pedagógico da escola, de forma participativa e democrática.
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.
- ItemPermanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal Baiano campus Santa Inês: contribuição da política de assistência estudantil(Universidadedo Estado da Bahia, 2024-11-14) Nascimento, Nelian Costa; Machado, Célia Tanajura; Henrique, Ana Lúcia Sarmento; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana, Camila Lima Santana eO presente trabalho tem como propósito, investigar a relação da “permanência de estudantes” do ensino médio integrado, com a assistência estudantil, um tema emergente, conforme atestado pela literatura revisada. Como objetivo geral, analisou-se a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Santa Inês, para a permanência dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, visto tratar-se de um estudo que foi desenvolvido em um programa de mestrado profissional. Para a produção dos dados, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo, cujo instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada com egressos dos cursos técnicos integrados do IF Baiano Campus Santa Inês, turma 2017, público-alvo desta pesquisa, com membros da Comissão Local da Assistência Estudantil (CLAE) e da equipe pedagógica da instituição. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). O estudo revelou que, para permanecer em uma instituição de educação profissional, na modalidade integrada, em tempo integral, os estudantes enfrentam grandes desafios, sobretudo no ano de ingresso, considerado o mais crítico pelos participantes da pesquisa. Os participantes apontaram também que a PAE desenvolvida no IF Baiano Campus Santa Inês cumpre seu papel na garantia do direito à educação e como mecanismo para a permanência dos estudantes do EMI, ao garantir a residência estudantil, os auxílios financeiros, o apoio emocional e o acompanhamento acadêmico, por meio de ações institucionais para a melhoria da aprendizagem, uma vez que chegam à instituição com lacunas no conhecimento. Por outro lado, consideraram que há uma centralização nos programas de repasse financeiro, o que restringe o desenvolvimento dos demais programas que podem contribuir para a formação integral dos indivíduos. Identificaram a necessidade de melhorar o gerenciamento dos programas previstos pela PAE, considerando o caráter universalizante desta política. Em se tratando de uma pesquisa aplicada, o diagnóstico da realidade evidenciada será utilizado para intervenção nesta realidade, de modo a contribuir para uma permanência mais qualificada dos estudantes deste nível de ensino. Espera-se também que este trabalho contribua para adensar estudos sobre a temática, considerando a sua escassez, na forma de oferta investigada, dentro da EPTNM.
- ItemO Uso da Autobiografia na Construção Da Narrativa: memórias do processo de implantação do IFBA no município de Salinas da Margarida(2016-06-12) Dória, Patricia Maria Otto; Machado, Célia Tanajura; Sales, Márcea Andrade; Barbosa, Sônia Regina SalesEste trabalho tem como objetivo documentar o processo de implantação do instituto Federal da bahia (IFBA) no Município de Salinas das Margaridas.