Graduação
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Navegando Graduação por Orientador "Cavalcante, Marília Moreira"
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- ItemA acessibilidade integrada e os espaços públicos abertos destinados a prática de lazer do pilar: reflexões sobre o direito à cidade em uma área de zeis(UNEB, 2017) Invenção, Thayse da Silva; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Zambuzzi, MabelO lazer é um direito social garantido a população. Esta é capaz de desenvolver a participação social dos indivíduos que residem na cidade e o direito à apropriação sobre ela, ou seja, o lazer favorece a atitude de se relacionar dos cidadãos com os diversos equipamentos urbanos, afirmando o poder do conceito de direito à cidade, conceito esse que deve ser garantido para todas as camadas da população, independentemente das condições sociais ou econômicas. Este presente trabalho tem como temática a acessibilidade em espaços de lazer e suas problemáticas que perpassam pelo desenho universal, gestão dos espaços públicos abertos, o direito a cidade e qual o papel ocupado pela população que reside em áreas da Zona Especial de Interesse Social – ZEIS na cidade de Salvador-BA. Propondo assim uma análise dos espaços urbanos públicos abertos destinados às práticas do lazer, na ZEIS de número 161, de nome Pilar, definida pela lei n°9.069/2016 a partir dos aspectos relacionados à acessibilidade integrada e uma reflexão sobre a relação deste com a universalização do acesso as pessoas.
- ItemAnálise da microacessibilidade na área da Avenida Sete de Setembro: metodologia para implantação de rota acessível na Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Barreto, Marcus Vinicius Cesarino; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Silva, Karine Koch daO presente artigo tratará sobre os principais problemas na área de acessibilidade na cidade de Salvador, tendo como área de análise a Avenida Sete de Setembro. Esta pesquisa visa demonstrar as barreiras urbanísticas encontradas, onde serão demonstradas soluções mediante a utilização de parâmetros legais vigentes. A pesquisa é de cunho bibliográfico, conseguinte descritiva, exploratória e explicativa. Para a coleta dos dados estribou-se em livros, artigos científicos e pesquisa de campo.
- ItemAnálise quanto a acessibilidade em vias urbanas que ligam as estações no entorno do centro histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2016-11-03) Carmo, Joana Falcão do; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Ribeiro, Najla Lucrésia SalesEsta monografia visa analisar a acessibilidade em vias urbanas que ligam as Estações de Ônibus no entorno do Centro Histórico de Salvador - CHS. Esta análise foi desenvolvida com o intuito de permitir a implantação de rotas acessíveis no CHS, buscando assegurar o direito à cidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para tanto, utiliza-se abordagem analítica, partindo das referências acerca do conceito de Acessibilidade Universal e Desenho Universal, sua importância e aplicabilidade no espaço urbano; além de procedimento exploratório descritivo com técnicas e pesquisas bibliográficas. Para tal, foram escolhidos alguns logradouros que ligam as estações no entorno do CHS e do Elevador Lacerda ao Largo do Terreiro de Jesus, onde serão observados os obstáculos presentes em suas calçadas, no que concerne o cumprimento da ABNT NBR 9050:2015, com vistas a identificar a possibilidade de implantação de rotas acessíveis.
- ItemEntendendo a UNEB à luz da acessibilidade(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Elton Andrade dos; Cavalcante, Marília Moreira; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Silva, Karine Koch daA acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior - IES é um dos diversos fatores com os quais essas instituições devem se preocupar para garantir o acesso e a permanência de pessoas com deficiência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as condições de acessibilidade do Campus I da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Essa análise foi realizada a partir da caracterização da área de estudo, a partirda realização de um diagnóstico detalhado dos problemas enfrentados pelos usuários no campus. Com isso, foi possível estabelecer diretrizes e propostas de intervenção que culminaram na criação de rotas acessíveis, guiando da entrada principal a cada uma das edificações em que se encontram as salas de aula. Nessas rotas, foram avaliados os elementos presentes na metodologia do MAI – Módulo de Acessibilidade Integrada, como largura de portas, vagas acessíveis, banheiros, elevadores, corrimãos, dentre outros. Essa metodologia é um importante instrumento, não apenas para avaliação do ambiente urbano nos quesitos relacionados à acessibilidade, mas também permite o planejamento da intervenção quando quantifica aspectos relacionados a execução das intervenções necessárias. Os resultados encontrados demonstraram que é possível criar e adaptar elementos que favorecem o acesso de todos, eliminando os elementos que dificultavam a circulação pela Universidade. Acredita-se que, com essa avaliação, os gestores poderão intervir de forma planejada para que as barreiras arquitetônicas e urbanísticas identificadas sejam mitigadas.
- ItemFluxos e funções: aplicação dos indicadores de mobilidade sustentável na área do Iguatemi(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Prata, Priscilla Vasconcelos; Cavalcante, Marília MoreiraA mobilidade urbana e a acessibilidade universal são temas que devem estar intrínsecos ao planejamento urbano, visto que através deles, há a possibilidade das pessoas com deficiência ou não, terem direito à cidade, usufruindo de espaços urbanos com conforto, segurança e autonomia. Após muitos anos de total esquecimento por parte dos planejadores, a sociedade contemporânea tenta tornar a cidade possível para todos e isso é um desafio significante haja vista a quantidade enorme de barreiras arquitetônicas e urbanísticas que devem ser eliminadas e repensadas. As centralidades das grandes cidades brasileiras enfrentam desafios típicos de suas funções e o caso de Salvador não é diferente. Fruto do interesse do Estado e do capital imobiliário, o centro financeiro, de comércio e serviços da cidade mudou da área do Comércio para a área do Iguatemi, e hoje, por ter sido concebida para o uso dos automóveis individuais e dentro da lógica rodoviarista, com enormes avenidas e a escala humana completamente esquecida, a Centralidade do Iguatemi tem sérios problemas em relação à mobilidade urbana, acumulando no seu tecido, usos que geram um enorme fluxo de pessoas e se tornando hoje, o principal gargalo da cidade e que, pela sua localização central, acaba afetando a cidade como um todo. Desta forma, buscou-se neste trabalho, avaliar as condições de mobilidade e micro acessibilidade em um trecho da Centralidade do Iguatemi, buscando entender como se dá os deslocamentos dentre da área delimitada e quais as principais dificuldades enfrentadas pelos transeuntes. Esta avaliação será elaborada por meio da aplicação da metodologia de Indicadores de qualidade de vida e sustentabilidade no transporte e uso do solo, buscando adequar esta metodologia à realidade deste espaço urbano, para que a análise da mobilidade urbana nesta área de extrema importância para a capital baiana seja feita da maneira mais fiel e verdadeira possível.