Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Almeida, Djalma Fiuza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesign de personagens em jogos digitais: uma análise sobre a relação entre narrativa, visualidade e character design aplicada ao jogo League of Legends(Universidade do estado da Bahia, 2024) Carvalho, Breno Ribeiro Morato de; Almeida, Djalma Fiuza; Santos, Rodrigo Luz; Machado, Andrea de MatosEste trabalho apresenta um estudo e realiza uma análise de design de personagens em jogos digitais, com ênfase na interação entre narrativa, visualidade e design de personagens no jogo League of Legends. Busca-se neste um entendimento acerca dos paradigmas predominantemente adotados pela indústria de jogos na criação de personagens, destacando padrões de execução frequentemente desalinhados com o aspecto narrativo desses designs. A pesquisa conta com um levantamento histórico acerca da natureza narrativa da produção visual, que elucida a evolução dos signos enquanto elementos centrais para o entendimento das relações entre narrativa e design. A partir de uma análise detalhada e multidisciplinar de três personagens selecionados, fundamentado, entre outras abordagens, na teoria semiótica de Peirce, o estudo estabelece conexões contextuais que consideram o quadrinômio de fatores sociais, tecnológicos, culturais e temporais, com o aprofundamento dos resultados visando contribuir para a compreensão sobre como a narrativa e o design visual podem convergir de forma eficaz no desenvolvimento de personagens, promovendo uma integração mais orgânica entre estética e narrativa no contexto de jogos digitais.
- ItemDesign de superfície e identidade local: projeto de estamparia em tecido(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Bomfim, Maicon da Luz; Almeida, Djalma Fiuza; Machado, Andrea de Matos; Silva, Adriana Sousa Fernandes daEste trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de uma estamparia para tecidos que referencia elementos histórico-culturais da cidade de Valença, Bahia. O objetivo central deste projeto é apresentar um produto de design que busca valorizar a cultura do território de identidade do Baixo Sul. Para seu desenvolvimento, foi referenciada a metodologia de Bruno Munari (1998), esta pesquisa possibilitou uma exploração criativa ampla, permitindo a experimentação de diferentes tipos de tecidos, cores, elementos e texturas. Como resultado dessa abordagem é apresentada uma estampa que busca a preservação e celebração das raízes culturais da região. Este estudo contribui para a compreensão da intersecção entre design, cultura e identidade regional, enfatizando a importância do resgate e incorporação de elementos culturais em práticas de design para a promoção da diversidade e da valorização cultural.
- ItemInterface de aplicativo de apoio para terapias cognitivo-comportamentais para auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Conceição, Fábio Neves; Almeida, Djalma FiuzaA ideia de desenvolver esse projeto, surgiu a partir do momento em que precisei apresentar relatórios semanais registrando comportamentos e situações cotidianas para uma prévia avaliação do psicólogo Mário Cesar Rosário dos Santos (CRP 03/19384) que me acompanhou durante o período de 10 (dez) meses no ano de 2021, com o objetivo de tratar uma situação patológica de ansiedade de grau leve. As sessões inicialmente se desenvolviam através de diálogo direto e sem registros de informações diárias a fim de conhecer melhor a vida pregressa do paciente em questão, que na situação era eu mesmo.