Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Orientador "MACÊDO, Maria Dalva de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemVivências escolares e a exclusão dos estudantes da roça em Várzea Do Poço – Ba(UNEB, 2015-12-15) SILVA, Jerry Lil da; MACÊDO, Maria Dalva de LimaEste trabalho apresenta um estudo sobre como a escola em Várzea do Poço tem contribuído ou não para a exclusão dos estudantes da roça dos processos de socialização, dando enfoque a discussões referentes a identidade. Discute ainda a cultura e identidade da roça, buscando compreender como os estudantes da roça em Várzea do Poço afirmam ou negam esta identidade, percebendo e reconhecendo os preconceitos e discriminações vivenciados por estes estudantes. Desenvolvido com base em relatos de estudantes e professores do município, o trabalho lança mão da história oral como método de trabalho, por seu caráter essencialmente qualitativo e social, que a partir do individual, articula as identidades, a cultura, o coletivo, expressos nos discursos que combinam fatores pessoais com influências do meio em que vivem os indivíduos. Os discursos produzidos nas entrevistas são aqui tomados como base para a reflexão, no entanto sem desmerecer a pesquisa e diálogo com estudiosos no campo das discussões teóricas. A partir dos relatos e considerações de cada colaborador, fez-se possível a percepção do modo como os estudantes da roça se reconhecem e são reconhecidos, bem como de vivências relevantes ao presente estudo, no sentido da compreensão de processos de discriminação e exclusão destes estudantes. A opção pelo termo roça, tido aqui como uma ruralidade específica, se deu através dos diálogos e leituras sobre a temática, principalmente dos trabalhos de pesquisa de MACÊDO (2011), RIOS (2011) e SANTOS (2005), que empregam o conceito em seus respectivos trabalhos. Dar conta de uma ampla realidade acerca da relação dos estudantes da roça com a escola pública brasileira não é uma pretensão deste trabalho. No entanto, o presente estudo não rejeita a possibilidade de que hajam similaridades entre as vivências dos estudantes de Várzea do Poço e as experiências dos estudantes de diversos outros municípios, especialmente aqueles que têm uma relação mais estreita com a ruralidade.