Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Orientador "DRUMMOND, Washington Luís Lima"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO averso da modernidade nos reclames do jornal O Lidador sobre o funcionamento da ferrovia em Jacobina (1933-1942).(UNEB, 2015) SANTOS, Sírio Roberto Souza dos; DRUMMOND, Washington Luís LimaComo objeto de estudo a ferrovia se revela como singular e principal propulsora do moderno, sozinha a mesma conseguiu mostrar o grau de importância e desempenho que teve e poderia ter em diversos tempos da história. Problemas foram deixados de lado por outros sistemas de transportes que se mostravam superiores, nosso propósito é discutir e analisar a importância e as deficiências que se teve ao longo do período da sua existência, nos mais variados lugares e em especial em Jacobina, através do que foi publicado a respeito da ferrovia na referida cidade pelo Jornal, O Lidador (1933 á 1942); que foi a nossa principal fonte documental de pesquisa. A além das noticias usamos também os códigos de postura, que nos mostra as diversas leis e regras que eram publicadas, para que os moradores seguissem tentando assim modificar, sanitarizar e urbanizar Jacobina; nos anúncios focamos nos reclames que a todo o momento criticavam sobre a ferrovia, dando ensejos para que melhores sistemas fossem implantados. Na concepção bibliográfica, foram selecionados autores como, Walter Benjamin (1982); Michel de Certeau (1994); David Harvey (1989); Jacques Le Goff (2000); Nicolau Sevcenko (2001); entre outros autores que tiveram total importância para entendermos o modernismo no sentido de progresso do tempo ao qual fizemos a pesquisa. Nos resultados que foram obtidos, analisamos que o trem apesar de ter funcionando por um bom período, não serviu tão bem, sendo alvo de diversas críticas pelo mau funcionamento, falta de atenção dos diretores da ferrovia e a tentativa de influenciar o governo federal para fazer uma reforma urbano-territorial em todas as esferas do país relacionado ao transporte.
- ItemCorpos em transe na cidade do Salvador: fotografias de Pierre Verger (1940-1950).(UNEB, 2015) SANTOS, Daiane Santana; DRUMMOND, Washington Luís LimaEste trabalho procura analisar as práticas emergentes contidas no espaço urbano da cidade do Salvador 1940/1950, observada por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger nas imagens fotográficas do livro Retratos da Bahia (1980) (nas séries dos sambistas, capoeiristas e os orixás no candomblé), que nos permite teorizar o cotidiano das ruas e seus personagens que persistiram na contramão dos fluxos modernos associados a padrões de homogeneização. A cidade e seus personagens são entendidos como corpo, palco de inscrição de acontecimentos, ebulição de sensações, perante o qual identificamos no período a projeção de diversas possibilidades de vida urbana, perspectivas ora semelhantes ou contrárias, as quais foram analisadas no intuito de compreender as intervenções, os dispositivos discursivos que tentavam silenciar os personagens a margem da sociedade. Nessa perspectiva percebemos através do olhar estetizado, místico, revestido de sensualidade e erotização dos corpos fotografados por Pierre Verger pontos de inflexões, rupturas, pois é notória uma mobilidade desses personagens ordinários dentro do lugar de poder, que contrapunham ,rompiam com os discursos e práticas institucionais estabelecidos.
- ItemCotidiano e segregação urbana: Jacobina IV nos jornais Primeira Página (1996 a 1998) e O Encarte (1998).(UNEB, 2013) SANTOS, Paulo Davi de Jesus; DRUMMOND, Washington Luís LimaNo contexto da década de 1990, dentre os vários bairros percebidos enquanto “marginais” no território jacobinense, uma localidade em especial chama a atenção. O Conjunto Habitacional Jacobina IV destacou-se como expoente de “abandono e/ou desprezo politico”, contradições sociais, e, principalmente, local de práticas violentas atribuídas aos seus moradores. Tendo como fonte de pesquisa os periódicos Primeira Página e O Encarte, publicados entre os anos de 1996 e 1998, buscou-se captar a repercussão de práticas criminais evidenciadas nesses jornais da região como um dos suportes do processo de segregação espacial da cidade. Embora essa investigação atente preponderantemente às questões de ordem policial, não abandona as questões de cunho infraestrutural, como às más condições de moradia, falta de saneamento básico e calçamento público. Todas essas questões são de extrema importância para a pesquisa e recebem espaço nos periódicos estudados, podendo ser inclusive analisadas como motivadoras da marginalidade e da violência.
- ItemO Diário do Cárcere de Frei Fernando: política e teologia (1969 – 1973).(UNEB, 2018-06-15) OLIVEIRA, Nádila Silva; DRUMMOND, Washington Luís LimaA presente pesquisa consistiu da análise do livro Diário de Fernando: Nos cárceres da ditadura militar, compreendida como enfrentamento da ditadura civil-militar brasileira. Trabalhamos na elaboração do conceito de sofrimento propiciado pela tortura, sobretudo, a partir da perspectiva relacional entre produção confessional como "escrita de si", entendida como constituição do sujeito. Traçamos uma relação entre a experiência da tortura e o sofrimento do corpo, descritos no diário e entendidos como forma do "messianismo político" e "redenção de si". Nesse sentido, reinterpretamos os conceitos de testemunho e memória, entendidos agora como elementos de autoficção. Para que fosse realizada tal investigação, foram utilizados como fontes documentais o livro Diário de Fernando: Nos cárceres da Ditadura Militar (2009) e as cartas do Frei Fernando, contidas no livro O canto da fogueira, também organizado por Frei Betto. A análise das fontes estabeleceu um ponto crucial da pesquisa, cujo objetivo foi compreender como o indivíduo se constituiu a partir de uma determinada circunstância e através da “escrita”, tendo o corpo como partida e a “escrita de si” enquanto mecanismo de resistência frente ao sistema opressor. Para essa análise, o principal aporte teórico foi o texto A escrita de si de Michel Foucault. Através desse, compreendemos a escrita enquanto um registro de experiências cotidianas, bem como o reconhecimento de si, possibilitando a constituição histórica do sujeito. Analisamos também o conteúdo do diário como constituição de subjetividade militante concernente a uma situação de sofrimento corporal, espiritual e uma forma de enfrentamento à ditadura civil-militar brasileira. Desse modo, buscamos compreender como o período da ditadura e seus efeitos perante a política e a religião foram analisados e criticados pelos dominicanos presos. Contudo, compreendemos, por meio dessa pesquisa, que nas décadas de 1960 e 1970 a fé cristã e a vida comprometida com causas sociais atingiram seu ponto máximo. Para muitos cristãos significou um caminho árduo a percorrer, pois lutaram bravamente contra preconceitos pesados e compreenderam que o compromisso social tinha se aproximado do ateísmo marxista. Nesta luta, foi preciso mostrar para si e para todos os outros que a fé cristã e a opção social não divergiam em nada. Pelo contrário, justas, se fortaleciam.
- ItemMemorialismo: narração, ficção e história. Um estudo da memória urbana de Jacobina através de escritores memorialistas.(UNEB, 2015) CONCEIÇÃO, Joelma Oliveira da; DRUMMOND, Washington Luís LimaO cerne desse estudo é problematizar as interconexões entre historia e memoria no município de Jacobina-Ba. Discutir a posição do narrador memorialista na literatura historiográfica contemporânea e a forma pela qual essa experiência é representada em seus escritos declaradamente autobiográficos. Analisando a trajetória dos ditos guardiões da memória, sujeitos que se dedicam a pesquisar, preservar e difundir a memória, com o intuito de deixar registro da história do seu município. Essa pesquisa tende estudar uma categoria muito peculiar desses detentores da memória popular: Os memorialistas. Estes, apesar de não possuírem uma formação específica na área acadêmica de História, se caracterizam por possuírem acervos de documentos locais que contam a historia de sua cidade e deles próprios. E se comprometem a escrever e contar a historia da sua terra.