Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Orientador "Silva, Darto Vicente da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação ambiental no ensino fundamental: conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Pereira, Laurenice de Jesus; Souza, Marivan Lisboa de; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Mendes, João RobertoA presente pesquisa teve como objetivo a investigação dos conceitos essenciais da educação ambiental para garantir a formação ecológica no ensino fundamental. Para tanto, discutimos o processo de aprendizagem e de ensino e, posteriormente, investigamos o papel da escola e do professor no processo de ensino e aprendizagem, buscamos também identificar os conceitos essenciais a serem trabalhados para garantir a formação ecológica e compreender como a ecopedagogia pode auxiliar na transmissão dos conceitos essenciais para promoção da consciência ecológica no ensino fundamental. Utilizamos nesta pesquisa a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os principais teóricos trabalhados foram: Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (2006), Saviani (2015), Tardif (2014) e Gadotti (2000). Como resultados da pesquisa, identificamos os seguintes conceitos essenciais: o conceito de degradação ambiental com suas causas e efeitos, o de planeta terra, o de sustentabilidade, o de poluição dos rios, o ser humano e a saúde, o de preservação ambiental e o de resíduos sólidos. Dentre esses conceitos, formulamos a definição de resíduos sólidos, tomando-a como exemplo de como se deve trabalhar para garantir a formação ecológica dos alunos.
- ItemO relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem via contrato pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-12) Oliveira, Ana Clara Carvalho Borges de; Silva, Daiane Vieira da; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Tavares, Christiane Andrade Regis; Coité, Simone Leal SouzaO presente trabalho centrou-se na análise sobre como acontece o relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem, visto que esses dois processos são intrínsecos à função escolar de socialização do saber científico. Para tanto, identificamos as características presentes no relacionamento entre professor e aluno, sendo que a principal delas é ser pautado em um contrato pedagógico e/ou didático. Em seguida, fizemos uma análise dos perfis docentes - permissivo, autoritário e autoridade -, evidenciando a relação existente entre poder e saber; por fim, fizemos uma discussão a respeito da essência do processo de ensino e de aprendizagem. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Arendt (2003), Foucault (2014) e (1979), Francisco (1979), Libâneo (2013), Pereira (2009) e Savater (1988). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os resultados desse estudo mostraram que o contrato pedagógico e/ou didático viabiliza o ensino e a aprendizagem com qualidade, os quais, por sua vez, só podem acontecer quando o professor exerce seu poder, advindo do saber, e quando assume a autoridade docente que lhe compete.
- ItemO uso de dispositivos digitais como (des)potencializador do processo de ensino e da aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Romeiro, Sandra Macedo, Santos, Valdiene de Lima; Santos, Valdiene de Lima; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos, França, José Benício dos Anjos; França, José Benício dos AnjosA presente pesquisa objetivou investigar o uso de dispositivos digitais como (des)potencializador do processo de ensino e de aprendizagem. Para este fim, buscamos de antemão conceituar o processo de ensino e de aprendizagem, assim como o papel do professor e da instituição escolar nesses processos, subsequentemente, discutimos a educação formal e tecnologia na contemporaneidade. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (1994), Saviani (2011) e Tardif (2014). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica. Podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: o processo de ensino e de aprendizagem se dão via conceitos; o papel da escola é de socialização do saber sistematizado, sendo o professor responsável pela socialização; a aquisição dos conceitos ou conteúdos por parte dos alunos acontece de maneira ativa; por fim, identificamos dispositivos digitais que podem potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, principalmente, quando o professor têm domínio do conceito ou do conteúdo que está trabalhando e acrescenta intencionalidade à sua prática pedagógica.