Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Orientador "Melo, Sandra Cristina Lousada de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemContação de história: contribuições para a formação de leitores na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-15) Soares, Edilucia de Oliveira; Silva, Janaina dos Anjos da; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Wanderley, Marta Maria Silva de FariasO presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da contação de história na formação de leitores na educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento crítico de repertórios culturais, sociais e estéticos, em uma instituição da rede municipal, da cidade de Barreiras – BA. Os principais teóricos que fundamentaram nossa investigação foram: Zilberman (1987), Coelho (1991 - 2000), Cademartori, (1994), Cunha (2002), dentre outros. Esta pesquisa foi de campo sob a análise qualitativa das informações coletadas por meio do questionário aplicado às professoras da Educação Infantil. Os resultados mostraram que todas as participantes constataram, que a contação de histórias constitui uma prática pedagógica de grande relevância na Educação Infantil, quando realizada de forma planejada e intencional, promove o desenvolvimento da linguagem oral, da imaginação, da escuta ativa, da fala, do vínculo afetivo entre o professor e a criança, com isso contribui para a formação do leitor desde a infância.
- ItemImplicações da consciência fonológica na alfabetização: desenvolvimento das habilidades de ler e escrever(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2025-07-15) Silva, Marília Alves da; Domingues, Vânia Carla dos Santos; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Wanderley, Marta Maria Silva de FariaO presente trabalho tem por objetivo averiguar as implicações da consciência fonológica durante o ciclo de alfabetização, tendo como foco principal o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, complementada por um estudo de caso com professores alfabetizadores da rede pública de ensino de Barreiras-BA. O estudo fundamentou-se em autores como Morais (1995), Zabala (1998), Cagliari (1998-1999), Ferreiro (1999), Teberosky (1999), Capovilla (2000-2004), Soares (2004-2005), Kleiman (2008), além de alguns documentos como a BNCC, PNAIC e o PACTO, que discutem a relação entre alfabetização, letramento e a consciência fonológica. As informações analisadas evidenciaram que a consciência fonológica é essencial no processo de aprendizagem de leitura e escrita, ao favorecer a compreensão da relação entre grafemas e fonemas, como também, estimula a percepção sonora da linguagem com o sistema de escrita alfabética. A análise mostrou que todo trabalho docente é organizado a partir do uso de uma sequência didática, na qual tem o texto base como fio condutor de todo trabalho pedagógico e a utilização de diversos gêneros textuais e jogos sonoros que estimulam tanto o processo da alfabetização quanto o letramento.