Licenciatura em Pedagogia - DCH9
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Orientador "Matos, Aline Teixeira de"
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- ItemAs contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-07) Oliveira, Dailza Silva de; Matos, Aline Teixeira de; Pereira , Neiva dos Santos; Besnosik, Raquel LimaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da ludicidade para o processo ensino-aprendizagem na educação infantil. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado em uma escola da rede municipal de Barreiras (BA), que oferta a Educação Infantil em tempo parcial. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram Almeida (1999), Bertoldo e Ruchel (2011) e Vygotsky (1991) entre outos. Os dados foram coletados a partir da entrevista com três docentes e a observação do cotidiano da sala de aula, utilizando como método da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que a ludicidade é uma ferramenta eficaz no desenvolvimentodas crianças, contribuindo para um aprendizado mais significativo e prazeroso. Desse modo, pode-se afirmar que as préticas lúdicas, incluindo jogos e brincadeiras, são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
- ItemDesafios do professor diante da indisciplina dos alunos em sala de aula(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Teixeira, Ana Paula dos Santos; Matos, Aline Teixeira de; Santos, Jânia Cardoso dos; Amaral, Emilia Karla de AraújoA presente pesquisa objetivou analisar os desafios enfrentados pelos professores diante da indisciplina em sala de aula, buscando identificar os comportamentos inadequados, os fatores que influenciam sua ocorrência e as estratégias adotadas por docentes e equipe gestora no enfrentamento dessa realidade. A investigação foi desenvolvida por meio de observações, aplicação de questionário e entrevista com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo permitiu compreender que a indisciplina constitui um fenômeno complexo e multifacetado, marcado por dimensões familiares, sociais, emocionais e pedagógicas, que exigem dos profissionais uma atuação integrada e contextualizada. Os resultados revelaram que os comportamentos mais citados foram a desobediência, as conversas paralelas, o desrespeito às regras e a falta de comprometimento com as atividades. Evidenciou-se que a indisciplina tem sua origem, em grande parte, na ausência de acompanhamento familiar, na pouca participação dos pais na vida escolar e na carência de regras claras em casa e na escola. Conclui-se que lidar com a indisciplina exige do professor não apenas domínio de conteúdo, mas também sensibilidade, equilíbrio e intencionalidade pedagógica, transformando situações de conflito em oportunidades educativas para a construção de um ambiente escolar mais humano e democrático.