Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Moraes, Lorena Lima de"
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- ItemEducação na terra dos encantados: aspectos decoloniais e interculturais nas práticas docentes indígenas Truká de Cabrobó (PE)(UNEB, 2025-03-20) Silva, Anne Karine Alcantara da; Moraes, Lorena Lima de; Reis, Edmerson dos Santos; Silva, Janssen Felipe daA colonização indígena no Brasil promoveu apagamentos histórico-sociais-espistêmicos, problemática esta, que se estendeu e conservou uma ferida colonial dominante que permanece aberta em vários campossociais, inclusive, na Educação, tornando indispensáveis, a consolidação de estratégias mobilizadoras para a sua superação. Nesse sentido, a presente dissertação, elaborada para o curso de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), orienta-se pela seguinte questão suleadora: Existe um pensamento epistêmico decolonial e intercultural nas práticas docentes das escolas Truká? Para tal, ela traz em seu objetivo geral, compreender os itinerários epistêmicos da prática docente Truká à luz do pensamento decolonial e intercultural. Buscando responder suas objetivações, esta produção ancorou-se em abordagens contra-hegemônicas sobre a temática da decolonialidadeinterculturalidade de autores do Sul-Teórico, como Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Fidel Tubino, Luciana Ballestrin, Ramón Grosfoguel, Reinaldo Mathias Fleuri, Nelson Maldonado-Torres, Néstor García Canclini, Vera Maria Candau, Walter Mignolo, Xavier Albó, assim como, as vozes e narrativas de educadores/as e lideranças indígenas da etnia Truká no decorrer da sua construção, de modo a propiciar uma inversão do olhar. Assim, a pesquisa utilizou-se de uma bricolagem metodológica, trabalhando com perspectivas de análises decoloniais que abrangessem às necessidades da mesma, nesse sentido, foram considerados o Desengajamento Epistemológico, como forma de reconhecer e legitimar saberes subalternos, aprofundando-se nas categorias da Investigação-Ação Participativa/IAP como estratégia para observação e análise de conflitos e tensões nas práticas docentes Truká sob a realização de entrevistas semiestruturadas com 6 docentes de 3 escolas nativas (2 de cada instituição), consonantes, com o Projeto Político Pedagógico/PPP das escolas, sendo tais prospectos, destrinchados à luz dos estudos contracolonais de Nêgo Bispo. Como resultados desse processo, foram perceptíveis que há diversas movimentações descolonizadas e interculturalizadas sendo utilizadas na práxis docente, porém, ainda existem fissuras coloniais persistentes na escolarização, o que acentua ao povo Truká, a necessidade da resistência para a preservação da sua história e identidade no território, almejando, portanto, manter viva a memória dos seus ancestrais.
- ItemReflexões sobre infâncias, currículo contextualizado e equidade de gênero para/na educação infantil do campo(2023-03-31) Nascimento, Laíse de Souza; Moraes, Lorena Lima de; Rios, Pedro Paulo Souza; Reis, Edmerson dos Santos; Souza, Jane Felipe deA presente pesquisa teve por intuito compreender de que maneira se dá a efetivação das práticas curriculares e educativas implementadas para Educação Infantil problematizando o lugar da Educação Contextualizada e da equidade de gênero para as infâncias do Campo. Dessa maneira, buscamos analisar as práticas de Educação Infantil presentes nas instituições do Campo, problematizando o lugar da Educação Contextualizada e da equidade de gênero, a partir das concepções das/os professoras/es em torno do currículo e das práxis pedagógica. Para tanto, definimos enquanto lócus de estudo, três municípios no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, no Semiárido Baiano. A partir do método narrativo (auto)biográfico, utilizamos das técnicas de entrevistas narrativas, além da análise documental dos Referenciais Curriculares do Estado da Bahia e dos municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Jaguarari. Os referenciais supracitados são para Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Foram realizadas cinco entrevistas com quatro professoras e um professor de instituições de Educação Infantil do Campo. As entrevistas foram marcadas pela subjetividade de cada colaboradora e do colaborador, que foram narrando sobre suas concepções em torno do objeto de estudo da pesquisa, entrelaçando com aspectos pessoais, vivenciais e educacionais. O texto, é atravessado por referenciais teóricos entrecruzados pelas narrativas das/o professoras/professor e os aspectos presentes nos documentos analisados. A partir desse estudo, é notória a afirmação de que os documentos referenciais curriculares são documentos fundantes para (re)elaboração dos currículos e dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, as quais tem autonomia de visibilizar dentro de seus currículos as especificidades humanas, territoriais, sociais e contextuais. Os referencias trazem temáticas de currículos contextualizados, infâncias e Infâncias do Campo, questões de gênero, entre outros. Também foi evidenciada a ausência de currículos nas instituições de Educação Infantil nos municípios pesquisados. Além disso foi constatado que discorrer sobre currículo ainda é um campo de fissura e/ou desconhecimento para algumas professoras, e que problematizar as questões de gênero na Educação Infantil gera certo desconforto. A pesquisa demostra as concepções das professoras e do professor sobre a Educação do Campo, as crianças e a importância da Educação Contextualizada e de currículos/práticas que valorizem as identidades campesinas, suas subjetividades e a peculiaridade de ser criança. Constatamos concepções equivocadas sobre contextualização com o Campo, pontuada apenas em datas comemorativas e ainda visão sobre crianças do Campo distorcida da realidade infantil presentes nos contextos campesinos.