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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Andrade, Luiz Adolfo de Paiva"
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- ItemAs lições de Semira: contribuições de um aplicativo jogável para o livro didático “conhecendo o semiárido 1”(UNEB, 2017) Ramos, Eveli Rayane da Silva; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Alves, Lynn Rosalina Gama; Duarte, Francisco RicardoO presente trabalho discute os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte. A pesquisa traz como objetivo geral, a investigação das contribuições de SemiRA para os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Para iniciar essa investigação, SemiRA foi desenvolvido a partir de proposições que buscavam permitir uma relação diferenciada entre o estudante e o material impresso, mais especificamente com a narrativa presente no livro didático. Essa potencialização do livro adotado aconteceu com a combinação do material e o jogo em conjunto com a técnica da Realidade Aumentada. Para verificar as possíveis contribuições, foi necessário utilizar uma abordagem mista, de natureza aplicada e quanto aos procedimentos o quase experimental, já que os grupos estavam definidos antes das sessões. Os instrumentos utilizados foram o questionário estruturado com base na Escala Likert, as produções desenvolvidas pelos alunos durante a sessão de produção artística e textual e a observação sistemática realizada em todas as sessões. O trabalho apresenta quatro capítulos Narrativas em Ambientes Digitais e Realidade Aumentada, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Apresentando a Metodologia e Apresentação e Análise de Resultados do Lócus da Pesquisa.
- ItemCartografia urbanográfica no sertão do São Francisco: uma proposta infocomunicacional a favor da articulação de novos espaços de arte e educação(UNEB, 2017) Bastos, Cecilio Ricardo de Carvalho; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Amorim, Ricardo José Rocha; Medeiros, Macello Santos deO momento de transformação e amadurecimento das relações urbanas requer atenção para as associações através de práticas que não anulem as particularidades de seus componentes. Desenvolver o monitoramento e o armazenamento, assim como a anexação e o compartilhamento, de anotações eletrônicas que compõem o universo da arte urbana é ressalvar a importância de reapropriação dos lugares. Essa manifestação artística, também chamada de urbanografia, comporta elementos comunicativos expressivos que, conjugados com outras interferências, multiplicam as capacidades formativas que contribuem para a proeminência da cidade educadora. Possível tema gerador para a educação, surge como uma oportunidade de emergir associações que buscam contribuir com o aperfeiçoamento das capacidades interpretativas de jovens estudantes. Trata-se da formação perceptiva de visualidades que dialogam com estímulos próximos e distantes ao indivíduo. Elas desenvolvem uma subjetiva rede de saberes, transformando os fragmentos dos espaços urbanos em surpreendentes territórios informacionais. A pesquisa busca alinhar narrativas orais e visuais por meio das mídias locativas, a partir da concepção de uma interface de geolocalização, capaz de proporcionar um mapeamento da urbanografia no Sertão do São Francisco, registrando paisagens metamórficas, expressões de resistência, negações, aceitabilidades e estratégias, com perspectivas de potencializar os fluxos de conhecimento em espaços livres. Revela-se, a partir das particularidades culturais existentes, um estudo sobre a arte urbana e geração de concepções para o desenvolvimento de espaços educativos. Averigua parte do alcance das associações, dos contextos criativos, as experimentações e criticidade que se constroem e/ou se refazem, examinando o papel das dinâmicas de não-humanos. Também, investiga os trânsitos culturais que colidem com as estratégias de grupos hegemônicos, principalmente os que se referem aos comportamentos transgressivos. A partir da elaboração da Cartografia de Controvérsias foi possível alcançar sentidos mais detalhados do fluxo de informação nessa paisagem e cooperar com as discussões que giram em torno da cultura no Semiárido. Para isso, as mídias locativas, isto é, o conjunto de serviços e tecnologias baseadas em localização, proporcionou a expansão dos rastreamentos que encaminhou a abordagem para um entendimento amplo da produção de conhecimentos singulares sobre os lugares e a valorização da memória coletiva. Como substância da cibercultura, as intervenções artísticas em locais públicos passam a receber outros acoplamentos, como mecanismos infocomunicacionais, revelando o seu envolvimento com múltiplas culturas, a sua transmutação sígnica e liberdade para a modelagem de híbridos. Os experimentos executados evidenciaram, entre outras competências, que a aliança entre a urbanografia e as mídias locativas consegue efetuar a neutralização de certas invisibilidades e gerar artifícios educativos que propendem contribuir com a formação de público para as artes.
- ItemEducomunicação e práticas de letramento: um diálogo a partir dos usos das TIC(UNEB, 2016) Almeida, Manuela Pereira de; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Amorim, Ricardo José Rocha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão presentes na escola por meio de programas governamentais diversos. Neste sentido, investigar seus usos, seus impactos e relevância no espaço escolar são preocupações dos mais diferentes campos do conhecimento, prioritariamente da Educação, mas com mesmo afinco, uma inquietação da Comunicação também. Trilhando este percurso onde está situada a interface educação-comunicação, este trabalho teve como objetivo investigar as práticas de letramento escolar, a partir do uso das TIC, buscando um diálogo com a educomunicação. Tal investigação se concentrou na elaboração de um blog produzido, de forma colaborativa, com estudantes do Ensino fundamental II, que fazem parte da Rádio Escola Ação Jovem, da Escola Estadual Antônio Padilha. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Participante, a partir da compreensão de Borda (1988). As técnicas de pesquisa para coleta de dados foram: as oficinas para elaboração do blog, acompanhadas de um diário-rascunho para registro dos encontros com as colaboradoras de pesquisa; entrevista semiestruturada, questionário semiaberto conforme destacam Lüdke e André (1986). O trabalho discute os conceitos de hipertexto e hipermídia com base em Lévy (1993; 1999) e Leão (2005). Também estão pontuadas as implicações destas tecnologias nas práticas culturais, considerando tal discussão com Lemos (2007; 2006) e Lemos e Lévy (2010). Sobre Educomunicação, o trabalho busca em Soares (2014; 2011) compreender como surge este campo de estudo e de práticas; utiliza Prats (2014), Aparici e Osuna (2014) para perceber o caminho a ser explorado pela Educomunicação no contexto da web 2.0. E, sobre práticas de letramento teve como base Street (2014; 2006), através de sua concepção de letramentos sociais. Já tratando das práticas de letramento no contexto escolar, Kleiman (2010) traz importantes considerações. Termos como letramento midiático, digital e multiletramentos aparecem como forma de explanar a variedade de abordagens que se tem desta temática. Assim, esta investigação aponta para as possibilidades de diálogo entre a educomunicação e práticas de letramento, tendo a hipermídia, com suportes diversos propiciando as interseções destes campos do conhecimento.
- ItemEscudos contra fake news: métodos para aprendizado sobre notícias falsas(UNEB, 2020) Almeida, Lara Ribeiro Cavalcanti de; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Oliveira, Sheila Borges de; Borges, João José de SantanaEsta pesquisa trata-se de um estudo em Fake News, no qual revela como os fluxos de conteúdo que chegam através do aplicativo WhatsApp, são recepcionados nas redações de rádio das duas cidades mais importantes do Vale do São Francisco: Petrolina-PE e Juazeiro BA. A partir das análises e descobertas com a pesquisa ação, metodologia científica adotada, foi proposto um método chamado de ‗escudos‘, que tem como objetivo auxiliar as pessoas que trabalham com notícia (jornalistas, radialistas e comunicadores em geral), como também quem consome informações através das redes sociais na internet. O método ainda pode ser aplicado na educação. Professores e alunos juntos estabelecendo regras e cuidados para o uso consciente do aplicativo. A pesquisa demonstra que isso é possível. São ações de fácil aplicabilidade. A ideia é que com o amplo conhecimento do método, as pessoas não sejam vítimas dos conteúdos falsos e que também não compartilhem, ou seja, disseminem ainda mais as Fake News, esse que é um problema social e precisa de atenção.
- ItemHistórias em quadrinhos eletrônicas: a linguagem híbrida como agente de letramento midiático no vale do São Francisco(UNEB, 2017) Silva, Késia Araújo da; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Silva, André Luiz Souza da; Nascimento, Jorge Messias Leal doA linguagem híbrida está presente na vida das crianças antes mesmo delas adentrarem no ambiente escolar. Essa linguagem, trazida por seus usuários e ancorada nos recursos disponíveis na rede, produz o letramento midiático. As e-HQs representam então um dos elementos que integram esta linguagem, de forma que promovem a interação entre os saberes no processo ensino e aprendizagem. Neste aspecto, investigar a utilização das HQs eletrônicas como agentes de letramento midiático, bem como seus impactos na leitura e escrita dos sujeitos, fomenta uma discussão sobre o uso planejado das TICs na educação. Esta investigação tem como objetivo compreender a linguagem híbrida das histórias em quadrinhos eletrônicas, estas são apresentadas como agentes de letramento midiático na realidade da escola pública municipal Professora Zélia Matias, situada no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina – PE, no semiárido brasileiro. Propõe-se então uma análise sobre os recursos tecnológicos disponíveis na escola e suas contribuições no processo educacional de aprendizagem. Os sujeitos investigados são crianças na faixa etária de 7 e 8 anos de idade e, portanto, recém alfabetizadas. A pesquisa se pauta na produção de um aplicativo em forma de HQ eletrônica cujo nome é “Turminha do Velho Chico - Entrando em ação”, de forma que os sujeitos do processo são unidos pelo Velho Chico às histórias contextualizam a linguagem híbrida, assim como a cultura ribeirinha, através dos personagens que são as lendas do Rio São Francisco. A metodologia utilizada na investigação foi a pesquisa-ação, a partir da abordagem de Thiollent (1947) que sugere a busca de uma ação transformadora ao galgar soluções para problemas reais que assolam a vida dos ribeirinhos, assim como a tomada de consciência para uma melhor utilização dos recursos naturais. As técnicas de pesquisa para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas através de questionário semiaberto, diário-rascunho, como propõe Creswell (2010), além de oficinas com professores e alunos para apresentação do aplicativo. A ideia que norteia a pesquisa é a investigação e a utilização dos tablets em sala de aula como sugere Morin (1999), inserida a linguagem híbrida dos quadrinhos como agente de letramento midiático ancorado pela hipermídia destacados por Lévy (1993) e Lemos (2010), Kleiman (1995), Roje (2004), Luke (2016) e Street (2014). As multilinguagens advindas da cultura digital provocam mudanças nas formas de ler e escrever dos indivíduos como apontam Leão (1999) e Gomes (2011). Estes recursos desmitificam o jeito de interagir com os usuários e permite aos leitores a apropriação do saber e a liberdade em produzir e consumir os conteúdos disponíveis no ciberespaço, como enfatizam McCloud (1995), Santaella (2003) e Murray (2001). Nesta perspectiva, esta investigação indica as possibilidades da utilização linguagem híbrida dos quadrinhos eletrônicos contextualizada com a cultura ribeirinha como agente de letramento midiático.