Bacharelado em Medicina Veterinária - DCH 9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Medicina Veterinária - DCH 9 por Orientador "Carneiro, Rodrigo Lima"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdenocarcinoma gástrico atípico em cão da raça daschund: relato de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Dias, Giovanna Teixeira; Viana, Leandro Freitas de Souza; Oliveira, Lucas Myrran Macedo de; Souza, Juliana da Silva Ferreira; Carneiro, Rodrigo Lima; Carneiro, Rodrigo Lima; Silva, Naiane Darkley dos Santos; Monte, Thayane FerreiraO presente trabalho relata um caso de adenocarcinoma gástrico atípico em um cão macho da raça Dachshund, com apenas 5 anos de idade, atendido na cidade de Brumado-BA. O paciente apresentava sintomas de gastrite não responsiva ao tratamento convencional, incluindo vômitos e perda de peso progressiva. O primeiro exame histopatológico não identificou a neoplasia, mas após o agravamento do quadro clínico e realização da eutanásia, No entanto, a endoscopia post mortem e novo histopatológico confirmaram adenocarcinoma gástrico. O caso chama atenção pela ausência de predisposição racial, idade precoce do paciente, além da forma ulcerativa da lesão, diferente do padrão clássico de massas ou pólipos.
- ItemEficácia de vermífugos à base de ivermectina, doramectina e levamisol no controle de parasitoses em bovinos(2025-11-24) Gualberto Damacena, Iamana; Carneiro, Rodrigo Lima; Silva, Vanessa Bonfim daA bovinocultura brasileira enfrenta perdas econômicas significativas devido às parasitoses gastrintestinais. O uso intensivo e inadequado de anti-helmínticos tem favorecido o surgimento de resistência, tornando urgente a avaliação da eficácia dos fármacos. Objetivou-se analisar a eficácia de vermífugos à base de ivermectina (1%, 3,15% e 4%), doramectina (1%) e levamisol (17,76%) no controle de nematódeos em bovinos. O estudo experimental foi conduzido em uma fazenda em São Desidério-BA, utilizando 141 bovinos distribuídos em grupos tratados e controle, o delineamento foi feito em Blocos Casualizados (DBC). Amostras fecais foram coletadas no dia 0 (antes do tratamento) e aos 30, 60 e 90 dias pós-tratamento. A carga parasitária foi determinada pela técnica de Ovos por Grama de Fezes (OPG) e a eficácia foi calculada pelo teste de Redução da Contagem de Ovos nas Fezes (RCOF). Os dados, não paramétricos, foram analisados pelos testes de Kruskal-Wallis, Dunn e Wilcoxon. Os resultados demonstraram que todos os princípios ativos reduziram a carga parasitária em comparação ao controle. A doramectina apresentou eficácia superior (>98%) e mais prolongada até o 90º dia. As formulações de ivermectina foram eficazes, porém com variações na persistência. O levamisol mostrou menor persistência, com declínio na eficácia após 60 dias. Considera-se que, embora todos os fármacos tenham sido eficazes, a doramectina destacou-se pela ação sustentada. A similaridade de eficácia entre as concentrações de ivermectina sugere um limiar de dosagem. O estudo reforça a necessidade de monitoramento contínuo por meio do OPG/RCOF e a adoção de manejo integrado para um controle parasitário sustentável.
- ItemEsporotricose canina na cidade de Barreiras-Bahia: Relato de caso.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-24) Rodrigues, Larissa Darla Castro; Carneiro, Rodrigo Lima; Costa, Laura Nicole Filipin da; Santos, Belissa Ramos dosA esporotricose é uma zoonose de origem fúngica que acomete majoritariamente gatos. Entretanto, a sua identificação já foi possível em outras espécies, como a canina, que por sua vez apresenta menor carga fúngica. A enfermidade é causada pelo Sporotrhix sp., fungo dimorfico, que se encontra no ambiente. O presente artigo tem por objetivo relatar o caso de um canino da raça Spitz Alemão, macho de 1 ano de idade, que apresentava por sinal clínico uma pequena lesão no membro pélvico direito, e que se expandiu vertiginosamente. A análise clínica com o auxílio de exames laboratoriais foi essencial para o diagnóstico de esporotricose canina. O paciente foi tratado com a associação de dois fármacos antifúngicos, sendo o Itraconazol e o iodeto de potássio até a remissão das lesões, além da continuidade do Itraconazol por mais 60 dias até o desaparecimento das mesmas. Diante disto, é imprescindível que o clínico veterinário esteja sempre atento as possibilidades de diagnósticos, mesmo que não esteja em áreas endêmicas para tais enfermidades, pois garante um tratamento assertivo, com menor demanda de tempo, garantia do bem-estar animal, além do controle epidemiológico.
- ItemEsporotricose canina na cidade de Barreiras-Bahia: Relato de caso.(Universidade do Estado da Bahia, 0025-11-24) Rodrigues, Larissa Darla Castro; Santos, Belissa Ramos dos; Costa, Laura Nicole Filipin da; Carneiro, Rodrigo Lima; Carneiro, Rodrigo Lima; Babo, An Manuella Souza de; Bsrbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Costa, Laura Nicole Filipin daA esporotricose é uma zoonose de origem fúngica que acomete majoritariamente gatos. Entretanto, a sua identificação já foi possível em outras espécies, como a canina, que por sua vez apresenta menor carga fúngica. A enfermidade é causada pelo Sporotrhix sp., fungo dimorfico, que se encontra no ambiente. O presente artigo tem por objetivo relatar o caso de um canino da raça Spitz Alemão, macho de 1 ano de idade, que apresentava por sinal clínico uma pequena lesão no membro pélvico direito, e que se expandiu vertiginosamente. A análise clínica com o auxílio de exames laboratoriais foi essencial para o diagnóstico de esporotricose canina. O paciente foi tratado com a associação de dois fármacos antifúngicos, sendo o Itraconazol e o iodeto de potássio até a remissão das lesões, além da continuidade do Itraconazol por mais 60 dias até o desaparecimento das mesmas. Diante disto, é imprescindível que o clínico veterinário esteja sempre atento as possibilidades de diagnósticos, mesmo que não esteja em áreas endêmicas para tais enfermidades, pois garante um tratamento assertivo, com menor demanda de tempo, garantia do bem-estar animal, além do controle epidemiológico.
- ItemEstudo endoscópico para os parâmetros de normalidade das coanas nasais e traqueia em cães braquicefálicos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Oliveira, Lucas Myrran Macedo de; Dias, Giovanna Teixeira; Sousa, Juliana da Silva Ferreira; Farias, Jackson; Silva, Ana Cassia Mendes de Oliveira da; Carneiro, Rodrigo Lima; Carneiro, Rodrigo Lima; Silva, Naiane Darkley dos Santos; Babo, Ana Emanuela deExiste um padrão específico que serve como referência para o parâmetro normal da traqueia e coanas nasais para a espécie canina, porém sabe-se que esses dados não acompanham o padrão de normalidade para cães de raças braquicefálicas. Objetivou-se com o presente estudo, avaliar e definir padrões anatômicos de traqueia e coanas nasais de cães braquicefálicos das raças Pug, Shih-Tzu, Buldogue Inglês, Buldogue Francês e Boxer que não apresentem manifestações clinicas de afecções respiratórias utilizando exames endoscópicos de imagem como nasofaringorinoscopia retrograda e traqueobroncoscopia. A grande popularidade dos cães braquicefálicos entre os tutores levou à necessidade de um maior conhecimento das características dessas raças, principalmente, as modificações relacionadas às vias aéreas, que sofreram grandes alterações.
- ItemFarmacodinâmica Populacional do Propofol em cães pré-medicados com Acepromazina e Metadona(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Souza, Juliana da Silva Ferreira; Carneiro, Rodrigo Lima; Farias , Jackson; Oliveira, Pedro Henrique de Souza; Ferrante, MarcosO propofol é um agente hipnótico não-barbitúrico, que pode ser usado para produzir sedação, bem como para induzir e manter a anestesia, sua dose habitualmente usada para indução anestésica em cães é aproximadamente de 3 a 10 mg/kg IV (Intravenosa). Evidencia-se que a dose necessária para que se obtenha intubação endotraqueal, é influenciada por medicações pré-anestésicas e pelo estado físico do animal, sendo assim não se possui uma técnica e dose de administração determinada do propofol, sendo essa afetada por particularidades de cada paciente. O objetivo do trabalho foi avaliar a farmacodinâmica do propofol durante a indução anestésica em uma população heterogênea de cães, com a finalidade de identificar possíveis covariáveis que influenciem na dose e efeito do fármaco. Foram registrados os parâmetros (frequência cardíaca, frequência respiratória, presença de arritmias, PAS, saturação de oxigênio, presença de mioclonia durante a indução, volume total de propofol para indução) de 14 animais hígidos para procedimento cirúrgico eletivo, antes da indução, imediatamente após a indução anestésica, e 5, 10 e 15 minutos após a indução anestésica. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística, revelando variação considerável nas doses, com predominância entre 2,5 e 3,0 mg/kg, resultado esse, relacionado as características individuais dos animais, como porte, escore corporal e comportamento.
- ItemRelatório de estágio curricular supervisionado em medicina veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2025) Silva, Stéffane Sousa; Carneiro, Rodrigo LimaO estágio supervisionado se faz fração indispensável da formação acadêmica do Médico Veterinário à medida que qualifica e habilita o médico veterinário para o atendimento e rotina profissional, aproximando-o do mercado e de outros profissionais. Mais relevante que isso, aprimora os conhecimentos teóricos com a prática, enfatizando os conhecimentos acerca de anatomia, fisiologia, farmacologia, comportamento animal, entre outros assuntos. Assim, o médico veterinário se torna capaz de desenvolver competências acerca da sua profissão em áreas de seu interesse, bem como é ensinado a encarar dilemas éticos e humanos no lidar com a vida animal. As instituições Jardim Zoobotânico da Bahia e o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres de Salvador foram escolhidas como campo para desenvolvimento das atividades de estágio obrigatório, sendo ambas geridas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), desempenhando um papel de valor inestimável e de caráter determinante na conservação da fauna silvestre.
- ItemRelatório de estágio supervisionado em Medicina Veterinária(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-08) Câmara, Mateus de Almeida da Silva; Carneiro, Rodrigo LimaA programação do estágio supervisionado contemplou um conjunto de atividades práticas realizadas de forma contínua durante toda a permanência do discente na Clínica Escola de Pequenos Animais da UNEB, seguindo as orientações estabelecidas no plano de trabalho e sob supervisão direta do médico veterinário responsável, professor Rodrigo Lima 5 Carneiro. As atividades envolveram a participação ativa nas consultas clínicas, desde o acolhimento do tutor até a condução da anamnese, avaliação dos parâmetros fisiológicos e execução do exame físico completo dos pacientes atendidos. Também fizeram parte da rotina a coleta de sangue e material para citologia dermatológica.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Paiva, Larissa; Carneiro, Rodrigo Lima; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Guimarães, Sandra ElizaO estágio supervisionado em Medicina Veterinária (MEV 059) – Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais representa uma oportunidade significativa para aprimorar conhecimentos teóricos e práticos, representando uma importante etapa no percurso formativo, de papel primordial na aplicação dos fundamentos obtidos na graduação. Este trabalho tem o propósito de relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado e descrever determinados casos clínicos acompanhados. A princípio, será discutido um caso de um paciente felino com obstrução uretral, um canino com ferida aberta e o manejo da mesma e um canino com gastroenterite aguda
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-09) Silva, Ilana Sara Santos da; Carneiro, Rodrigo LimaA finalidade do estágio curricular é aprofundar os conhecimentos obtidos ao longo da formação, possibilitando o crescimento do discente no ambiente profissional e nas atividades da rotina clínica, por meio da experiência prática na área de clínica médica, preparando-os para exercer a profissão de médico veterinário após a conclusão do curso. As atividades programadas durante o estágio foram: Acompanhamento em consultas; realização de procedimentos como vacinação, vermifugação, aferição de parâmetros; realização de coletas para análise laboratorial com supervisão do veterinário; realização de curativos; acompanhamento e auxilio em cirurgias e realização de cirurgias sob supervisão; higienização e esterilização de instrumentos cirúrgicos; auxilio em consultas terceirizadas com ultrassonografia; auxílio em consultas com eletrocardiograma; contenção dos animais; auxílio em banho e tosa; alimentação dos animais internados, além de outras tarefas similares
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Amorim, Ianca Soanne Souza; Carneiro, Rodrigo Lima; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Vielmo, André CarlotoO relatório de estágio curricular supervisionado faz parte da matriz curricular para formação do discente do curso de medicina Veterinária da UNEB. O estágio fornece subsídios para a formação de um profissional com senso crítico, que consegue observar mudanças e desafios presentes em sua área. O conhecimento teórico proporciona o discente a solucionar problemas práticos, enquanto a prática faz com que consiga assimilar melhor as questões teóricas. Por essa razão, observa-se que o estágio proporciona uma ocasião extraordinária de captar e aprimorar o senso de determinação, comprometimento e responsabilidade. O presente relatório tem a finalidade de discorrer sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais e pets não convencionais, e a discussão de dois casos clínicos acompanhados de maior relevância no período estagiado, sendo esses: neoplasia hepática em um canino macho e desgaste dentário em porquinho da índia (Cavia porcellus).
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Amaral, Catharina Meira; Carneiro, Rodrigo Lima; Guimarães, Sandra Eliza; Brito, Patrcia Hess deO estágio supervisionado do curso de bacharelado em Medicina Veterinária é uma etapa essencial e obrigatória que visa possibilitar aos estudantes, a aplicação prática do conhecimento teórico absorvido durante a formação acadêmica. O objetivo deste relatório é detalhar as experiências clínicas e cirúrgicas vivenciadas durante as 408 horas de estágio, que ocorreram de cinco de março a 11 de junho, onde as 450 horas serão completadas no dia 20 de junho, detalhando a quantidade e quais procedimentos realizados, além de relatar três casos clínicos, sendo eles: cistite inflamatória felina, cardiomiopatia inflamatória felina e acidente ofídico em cão.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Nascimento, Thais Cristina Rocha do; Carneiro, Rodrigo Lima; Guimarães, Sandra Eliza; Monte, Thayane FerreiraO curso de Medicina Veterinária possui uma variedade de disciplinas profissionalizantes em sua grade, dentre estas, o Estágio Curricular Supervisionado que é um componente obrigatório para a formação do discente, sendo regido pela Diretriz Curricular Nacional (CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2013). Destaca-se, pois possibilita que todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula seja vivenciado na prática ao acompanhar a demanda de profissionais que já atuam na área. O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela discente durante o período de estágio obrigatório e a discussão de três casos clínicos de maior relevância dentre os que foram acompanhados, sendo estes, neoplasia bilateral no fígado, lipidose hepática (tríade felina) e hiperplasia mamária.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12) Ferreira, Stéfane Carine Tosta; Carneiro, Rodrigo LimaO estágio supervisionado se faz fração indispensável da formação acadêmica do Médico Veterinário à medida que qualifica e habilita o médico veterinário para o atendimento e rotina profissional, aproximando-o do mercado e de outros profissionais. Mais relevante que isso, aprimora os conhecimentos teóricos com a prática, enfatizando os conhecimentos acerca de anatomia, fisiologia, farmacologia, comportamento animal, entre outros assuntos. Assim, o médico veterinário se torna capaz de desenvolver competências acerca da sua profissão em áreas de seu interesse, bem como é ensinado a encarar dilemas éticos e humanos no lidar com a vida animal. As instituições Jardim Zoobotânico da Bahia e o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres de Salvador foram escolhidas como campo para desenvolvimento das atividades de estágio obrigatório, sendo ambas geridas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), desempenhando um papel de valor inestimável e de caráter determinante na conservação da fauna silvestre.
- ItemVersatilidade da cetamina na clínica médica de pequenos animais: uma revisão(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-21) Silva, Ilana Sara Santos da; Carneiro, Rodrigo LimaA cetamina possui singularidade entre os anestésicos e analgésicos, pois é um anestésico dissociativo de ação rápida que produz um estado anestésico caracterizado por analgesia profunda, assim, sua eficácia em anestesia, na dor, em cuidados paliativos e em cuidados intensivos como sedativo para procedimentos cirúrgicos e como tratamento para condições clínicas respiratórias e/ou neurológicas, é comprovada. Por ser um medicamento seguro e amplamente utilizado, é bastante aplicado na Medicina Veterinária. O objetivo do presente trabalho foi a realização de uma revisão bibliográfica para apresentar o uso alternativo da cetamina na medicina veterinária nas modalidades que ainda não são tão comuns na rotina clínica ou explicitado em literatura vigente. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados online, utilizando trabalhos publicados entre os anos de 2002 a 2023. Pode-se observar que, os mecanismos de ação, a farmacocinética, as principais aplicações clínicas e os potenciais efeitos da cetamina estão em constante descoberta pelos cientistas, sendo utilizada além do potencial anestésico, da dor, e se estendendo para cuidados paliativos, terapia intensiva e sedação em procedimento.