Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Cruz, Letícia Telles da"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrenças e ensino de língua inglesa: estudo de caso sobre metodologias ativas na educação básica pública.(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Juliane Calçada De; Cruz, Letícia Telles da; Sodré, Fernando da Conceição; Maia , MarileneO presente trabalho analisou o repertório de crenças de uma professora de LI de uma escola pública de Conceição do Coité frente às propostas de metodologias ativas de ensino, com vistas a contribuir para realização de abordagens de ensino mais significativas. O sujeito da pesquisa foi uma professora do ensino fundamental II, atuante na rede pública de ensino na cidade de Conceição do Coité. Baseamo-nos também nos pressupostos teóricos de crenças e metodologias ativas. Sob o ponto de vista metodológico, esta pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, no qual os dados foram coletados e analisados seguindo os princípios da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e segue a abordagem contextual por se tratar da pesquisa de crenças e analisarmos o sujeito envolvido no seu contexto. Por meio da análise dos dados, percebemos que a participante possui crenças que influenciam diretamente na sua prática docente. As considerações finais pretendem contribuir para tornar o ambiente de sala de LI mais motivador e acolhedor, de forma que o aluno se veja como protagonista da sua própria vida, aproveitando todas as oportunidades que o ensino de uma língua estrangeira pode proporcionar, a partir de metodologias ativas. Para tal vejamos o quanto é importante que o professor seja reflexivo e crítico de seu método e escolhas. E tenha a mentalidade aberta e flexível para perceber o que não está sendo positivo na sua sala de aula
- ItemCrenças e ensino emergencial remoto: experiências de professores de LI de escolas públicas em Riachão do Jacuípe em tempos de pandemia(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Isabella Jesus de; Cruz, Letícia Telles da; Ramos, Neila Roberta Carvalho; Sodré, Fernando da ConceiçãoO presente trabalho busca trazer discussões acerca das experiências de professores de língua inglesa em escolas públicas no município de Riachão do Jacuípe – BA. No âmbito do sistema educacional, mudanças aconteceram com a chegada do COVID-19, ocasionando a parada repentina das aulas presenciais, restando a alternativa de recorrer ao uso de tecnologias digitais para a mediação das aulas durante o ensino remoto emergencial. A partir disso, a vivência docente perpassa por modificações e suas crenças podem interferir em suas abordagens de ensino. Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de avaliar as crenças de professores da educação básica no município de Riachão do Jacuípe sobre o ensino de LI em escolas públicas, em período anterior e durante a pandemia do COVID-19, com vistas a perceber possíveis mudanças nas abordagens de ensino. A pesquisa foi realizada com 06 (seis) professores e em linhas gerais constatou-se a importância do uso das TD durante o ERE nas aulas de LI. Algumas crenças de professores foram evidenciadas e mantidas durante o período de estudo. Para aporte teórico-metodológico desta pesquisa as contribuições de autores como Almeida Filho (1995), Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Cipriano (2019) Creswell (2010), Cruz (2013), Pereira (2011) e Charczuk (2020) foram fundamentais para a elaboração deste trabalho.
- ItemCrenças e ensino emergencial remoto: experiências de professores de li de escolas públicas em Riachão Do Jacuípe em tempos de pandemia.(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Isabella Jesus de; Cruz, Letícia Telles da; Ramos, Neila Roberta Carvalho; Sodré, Fernando da ConceiçãoO presente trabalho busca trazer discussões acerca das experiências de professores de língua inglesa em escolas públicas no município de Riachão do Jacuípe – BA. No âmbito do sistema educacional, mudanças aconteceram com a chegada do COVID-19, ocasionando a parada repentina das aulas presenciais, restando a alternativa de recorrer ao uso de tecnologias digitais para a mediação das aulas durante o ensino remoto emergencial. A partir disso, a vivência docente perpassa por modificações e suas crenças podem interferir em suas abordagens de ensino. Nesse sentido este trabalho tem o objetivo de avaliar as crenças de professores da educação básica no município de Riachão do Jacuípe sobre o ensino de LI em escolas públicas, em período anterior e durante a pandemia do COVID-19, com vistas a perceber possíveis mudanças nas abordagens de ensino. A pesquisa foi realizada com 06 (seis) professores e em linhas gerais constatou-se a importância do uso das TD durante o ERE nas aulas de LI. Algumas crenças de professores foram evidenciadas e mantidas durante o período de estudo. Para aporte teórico-metodológico desta pesquisa as contribuições de autores como Almeida Filho (1995), Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Cipriano (2019) Creswell (2010), Cruz (2013), Pereira (2011) e Charczuk (2020) foram fundamentais para a elaboração deste trabalho.
- ItemEnsinar e aprender LI em escola pública: implicações das crenças nas atitudes de uma professora e seus aprendizes do ensino fundamental II.(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Oliveira, Margot da Silva; Cruz, Letícia Telles da; Oliveira, Irenilza Oliveira e; Santana, Neila Maria OliveiraEste trabalho teve como objetivo avaliar em que proporção as abordagens de ensinar e aprender dos sujeitos envolvidos na pesquisa dialogam, com base na influência de suas próprias crenças. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão problema: qual a influência das crenças na abordagem de ensinar e de aprender de uma professora e seus alunos do ensino fundamental II respectivamente, em uma sala de aula de língua inglesa, em uma escola pública de Conceição do Coité? Este estudo foi norteado pelas ideias de teóricos como: Almeida Filho (1997, 2010), Barcelos (2004, 2006), Campos (2010), Cruz (2013), Conceição (2004), Oliveira (1995), Vygotsky (2010), entre outros. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II e uma professora. Fez-se necessário a utilização de procedimentos/ instrumentos para a geração de dados, tais como questionários e observações das aulas. Os resultados revelaram incongruências entre a abordagem de ensinar da professora e abordagem de aprender dos alunos.
- ItemInclusão e acessibilidade na UNEB: reflexões para a formação de professores de LI.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Éllen Matos; Cruz, Letícia Telles da; Maia, Marilene de Souza; Sodré, Fernando da ConceiçãoNa rede pública, nos deparamos com obstáculos que variam desde problemas institucionais até as diferentes formas de aprendizagem dos alunos. Soma-se a esses desafios a incapacidade de acolher discentes com necessidades específicas. A educação inclusiva é uma proposta de educação onde a metodologia pedagógica deve ser considerada também como uma metodologia social. É uma educação direcionada para uma formação completa e livre de preconceitos, reconhecendo as diferenças e dando-as o seu valor indispensável. A partir desse contexto a presente pesquisa busca responder quais movimentos têm sido feitos no âmbito da UNEB em relação ao tema de acessibilidade e inclusão, e como os cursos de formação de professores de LI têm preparado os docentes em formação inicial para saberem lidar de forma inclusiva com necessidades específicas trazidas por seus alunos. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os movimentos e ações que têm sido realizadas em relação ao tema, assim como suas reverberações no curso de formação de professores de LI do Campus XIV da UNEB. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e documental, devido à necessidade da análise de documentos que possam contribuir para a realização da investigação proposta. Com base no referencial teórico sobre inclusão, acessibilidade e formação de professores de LI, analisamos o(s) documento(s) oficiais produzido(s) pela UNEB, o currículo do curso de Letras/Língua Inglesa (em perspectiva histórica) e trabalhos de conclusão de curso dos diversos colegiados do Campus XIV da UNEB. Verificamos, em perspectiva histórica, que somos carentes ainda de componentes como Aspectos Ético-Político-Educacionais da normalização e integração da pessoa portadora de necessidades especiais; como, também, não encontramos registro de trabalhos de Conclusão de Curso no Colegiado de Língua Inglesa em relação ao tema, se comparado aos demais Colegiados do Departamento, fato que nos leva a refletir sobre a necessidade contínua de ampliação e produção de conteúdo, reflexões e discussões, com o suporte da extensão e da pesquisa.
- ItemO aprendizado de língua inglesa mediado por tecnologias digitais: um estudo com professores de li em formação(Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Gisane De Araujo Mota; Cruz, Letícia Telles da; Ferraz, Débora Araújo da Silva; Barbosa, Evanilson OliveiraEsse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa explicativa, de base etnográfica e de abordagem qualitativa, a qual teve por objetivo avaliar o desenvolvimento da competência comunicativa oral de discentes do curso de Letras/Língua Inglesa e Literatura, do Campus XIV da UNEB, por meio de tecnologias digitais. A pesquisa seguiu visando responder a seguinte questão-problema: como o uso de plataformas digitais de comunicação pode contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa oral de discentes do curso de Letras/Língua Inglesa e Literatura, do Campus XIV da UNEB? Para tanto, a pesquisa teve como referencial teórico estudos sobre Letramento Digital, sobre autonomia e sobre desenvolvimento das habilidades orais em Língua Inglesa por meio das Tecnologias Digitais. Os dados resultantes dessa pesquisa, gerados através de instrumentos de coleta como o questionário e a plataforma ChatClass mostraram que o letramento digital é importante no desenvolvimento de habilidades orais, pois amplia o leque de possibilidades de contato com a língua alvo, através de práticas situadas. Outro fator que se destacou como característica do grupo de participantes foi a autonomia na busca de empreendimentos próprios para a aprendizagem do idioma, o que pode explicar o fato de todos mostrarem possuir um nível mínimo intermediário de proficiência na língua, independentemente dos recursos utilizados.