Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Orientador "Dutra Júnior, Wagnervalter"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA “cor da periferia” nas cidades que educam as possibilidades de efetivação do direito à cidade, por meio de um circuito urbano educacional em Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-19) Souza, Arley Fagner Pereira; Dutra Júnior, Wagnervalter ; Collar, Jaqueine Moll; Fernandes, Marinalva NunesAs questões referentes à cidade tem sido objeto de análise em diversos estudos, devido as constantes transformações urbanas, provocadas pelas demandas de uma população cada vez mais globalizada. Acometidos por uma inesperada pandemia, que matou milhões de pessoas mundo afora, urge a necessidade de pensar novas formas para construir os nossos territórios urbanos, que levem a superação da zona crítica decorrente do processo de industrialização-urbanização e que foi piorada pelo contexto pandêmico da Covid-19, além de promover a convivência, resgatando as dinâmicas sociais e o gozo pleno dos direitos que o isolamento retirou de nós. Com as escolas vivenciando um cotidiano incerto mediante as ondas de proliferação do vírus, foi um desafio ainda maior refletir sobre a relação entre direito à cidade e ensino, mas ainda assim essa pesquisa se propôs a enfrentá-lo. Com o objetivo de investigar as possibilidades de efetivação do direito à cidade em bairros da periferia de Guanambi, é apresentada a proposta de um circuito urbano educacional que contribua para a reflexão sobre o espaço da cidade como um amplo território educativo. Tendo a teoria do filósofo Henri Lefebvre sobre o direito à cidade como perspectiva teórica, esta dissertação parte dos princípios das cidades educadoras e utiliza como método a pesquisa-ação para alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, após a breve historicização da formação do território da cidade de Guanambi, desde a segunda metade do século XX até a atualidade e contextualizando o surgimento das suas periferias, foram analisadas três escolas que possuem o ensino fundamental 2, onde foram realizadas entrevistas com as diretoras, e oficinas com os alunos do 9º ano, de modo a identificar percepções e demandas sobre os espaços que circundam as instituições de ensino. Com o material coletado, a dissertação traz como premissa da confecção do produto educacional, um estudo sobre o potencial das cores na vida das pessoas e como aplicá-las no âmbito do espaço urbano periférico, de modo a valorizar o contexto em que são aplicadas e demarcar a desejada fruição dos direitos. Verificou-se assim que um circuito urbano educacional, baseado em intervenções na arquitetura das escolas e do espaço urbano por meio do uso das cores de forma planejada, possibilita a efetivação do direito à cidade e a superação da zona crítica do processo urbanização, através da institucionalização dos princípios das cidades educadoras (que educam) como instrumento de resistência perante as lógicas impostas pelo capital.
- ItemO encontro de Lukács com o Buriti na Serra de Macaúbas/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-28) Rêgo, Vanilza Bomfim do; Dutra Júnior, Wagnervalter; Dutra , Nivaldo Osvaldo; Fernandes, Marinalva Nunes; Lima, Átila de MenezesA presente dissertação de mestrado, de base marxista, tem como objetivo analisar o trabalho fundante em sua efetiva dimensão social, na produção de saberes e no desenvolvimento do ser social, no contexto em que o buriti é utilizado; bem como, favorecer a circulação desses saberes nas escolas de educação básica. O estudo empírico da pesquisa foi realizado na comunidade do Coqueiro do Município de Macaúbas que está situado na região central do estado Bahia, na zona Fisiográfica da Serra Geral e envolveu pessoas (adultas e idosas) que se inserem efetivamente no trabalho produtivo com a palmeira do buriti. Para atingir o objetivo do estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, o método adotado para a interpretação da realidade foi o materialismo histórico-dialético que leva em consideração a materialidade histórica da vida dos homens. As discussões e análises foram ancoradas nos teóricos Marx, Lukács, Lessa,Williams, Eagleton, dentre outros autores marxistas. O resultado do estudo evidenciou o trabalho e a relação entre os extrativistas da comunidade do Coqueiro com o buriti, (Mauritia flexuosa Lnn. f.) em que os seres humanos, ao transformarem a natureza, transformam sua própria natureza de ser social. Transforma a natureza da totalidade do mundo, ao objetivar, e transforma a natureza da totalidade da subjetividade de cada indivíduo. É imperioso salientar que os produtos feitos a partir da palmeira do buriti são materiais ordenados que possuem valor de uso. Esses produtos são as sínteses da teleologia, da subjetividade. Assim, a sociedade é produzida e reproduzida e o trabalho com o buriti traz a base dos conhecimentos, dos saberesfazeres e do modo de vida, da cultura. Nessa conjuntura, a pesquisa possibilitou a compreensão da ontologia, da gênese, da formação e do desenvolvimento humano, mediante o trabalho da protoforma do agir humano.