Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Menezes, Jaci Maria Ferraz de"
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- ItemDe Angola à Nilo Peçanha: traços da trajetória histórica e da resistência cultural dos povos Kongo/Angola na Região do Baixo Sul(2020-11-26) Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Paxe, Abreu Castelo Vieira dos; Miranda, Cláudia; Quiñonez, Santiago Arboleda; Castro, Yeda Antonita Pessoa de; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Viera Filho, Raphael Rodrigues; Messeder, Marcos Luciano LopesA pesquisa foi desenvolvida em 8 (oito) províncias de Angola: Cabinda, Zaire, Uige, Bengo, Luanda, Malanje, Kwanza Norte e Kwanza Sul, as quais compunham os antigos Reinos Kongo, Ndongo e Matamba. Uma investigação que teve seu início em outubro de 2018, com o objetivo de investigar como o levantamento sócio-histórico e demográfico sobre os povos de origem Kongo/Angola pode contribuir para descolonizar o currículo oficial de ensino em relação à história e à cultura da população negra na escola de Nilo Peçanha, localizada no território do Baixo Sul da Bahia-Brasil. Esta preocupação surge a partir das experiências vividas e análises feitas no período da pesquisa de Mestrado, que buscou compreender as formas de discriminações raciais, xingamentos, apedrejamentos e todas as formas de preconceitos vividos por jovens dos Kilombos de Boitaraca e de Jatimane ao saírem dos seus respectivos Kilombos para estudar na cidade de Nilo Peçanha. Com os estudos feitos durante o Mestrado também foi possível refletir significativamente sobre o currículo de base neocolonial e, consequentemente, os materiais didáticopedagógicos utilizados com os alunos/as kilombolas e não kilombolas na escola Nair Lopes Jenkins, na cidade de Nilo Peçanha, bem como a importância de uma formação continuada para os professores negros e negras da já referida escola, que ampliasse a discussão sobre a influência da cultura negra de origem Kongo/Angola e a inclusão deste conhecimento no currículo escolar. Estas reflexões alargaram-se, levando-me a atravessar o Atlântico e retomar discussões históricas nesta Tese de Doutoramento sobre a constituição do território que hoje chamamos Angola e como esta história, memória e ancestralidade constituem-se e inscrevem-se em nossos corpos diaspóricos negros e kilombolas no Baixo Sul da Bahia, mantendo-se vivos e vibrantes em nosso/a Ntu/Mutué (cabeça), Ntima/Muxima (coração) e Muanda/Nzumbi (espírito). Trabalho de natureza etnográfica, apresenta uma abordagem qualitativa, utilizando na coleta de dados: fotos, filmagens, acervos iconográficos, referências nacionais e internacionais, observações participantes, entrevistas semiestruturadas/narrativas realizadas com Reis, Ngangas, Mweni-xi, N’gola, Sekulos, Sobas, além de pesquisadores da área. Por fim, a pesquisa demonstra a importância da educação pensada a partir da ancestralidade Kongo/Angola e sua análise e resultados dos dados abrem perspectivas para elaborações de propostas de Educação Antirracista como Formação Docente através de Licenciaturas de História da África e Letras com Habilitação para o Kikongo e Kimbundu, bem como a produção de Material didático-pedagógico.
- ItemÉ pra descer quebrando: o pagode e suas performances para a educação das relações etnicorraciais no currículo escolar(2013-11-14) Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de ; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Santana, Elizabete Conceição; Azevedo, Amailton Magno; Castro Júnior, Luis Victor deO objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas reflexões a partir de uma investigação, em torno de um novo discurso cultural denominado Pagode Baiano, que se constitui como parte da musicalidade negra diaspórica e emerge na contemporaneidade como um componente curricular para se pensar a educação das relações etnicorraciais no ambiente de formação. Parto das representações corporais e etnicorraciais das músicas produzidas pelos novos estilos musicais que surgiram a partir da década de 1990 na Bahia, elaboradas por jovens negros da periferia, cuja linguagem oral, escrita e corporal se diferencia daquela permeada por um passado de colonização e passa a valorizar a musicalidade de matriz africana como um instrumento de expressão cultural. Meu aporte teórico é constituído pelos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, adotando a Multirreferencialidade como método de pesquisa. O lócus dessa investigação é a escola pública e seus atores principais: estudantes e professores. Acredito que a problematização do Pagode Baiano propicie um debate bastante polêmico dada às singularidades do referido gênero musical, além de garantir a visibilidade de performances contemporâneas elaboradas no cotidiano sócio-cultural daqueles que são protagonistas no ambiente escolar. Buscam-se a partir do Pagode outras interpretações para a Lei 10639-03 e possibilidades pedagógicas para as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etncorraciais.
- ItemA Educação Tradicional do Noroeste de Angola: Formas de Transmissão de Saberes e sua Presença na Bahia(2016) Afonso, Camilo; Menezes, Jaci Maria Ferraz de ; Munanga, Kabengele; Castro, Yeda Antonita Pessoa de; Sousa, Liliane Santos de; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Keita, Boubacar NamoriConsiderando-se que a Bahia apresenta fortes traços de identidades, este estudo parte do pressuposto de que foram os povos bantu da África Central, sobre tudo, os Congo-Angola, e seu sistema de educação tradicional, centrado na oralidade, que contribuíram para a formação cultural e identitária da Bahia. Para confirmar essa tese, desenvolveu-se pesquisa sobre a educação tradicional do noroeste de Angola, suas formas de transmissão de saberes e sua presença na Bahia, com o objetivo de verificar de que formas aqueles saberes identitários, centrados na tradição, na oralidade, na religiosidade e no pertencimento comunitário foram transmitidos aos afro descendentes baianos, e em que medida esses saberes se mantém preservados e produtivos na contemporaneidade. Para tanto, partiu-se da pesquisa histórica e antropológica, desde África pré-colonial até a Bahia atual, para evidenciar os pontos de interseção do passado histórico africano e a sua presença na Bahia. Assim, procedeu-se à pesquisa historiográfica em fontes primárias e secundárias, além de entrevistas e coletas de narrativas junto a autoridades do Candomblé e da cultura afro na Bahia, no período de 2011 a 2015. Da literatura especializada construiu-se o lastro histórico, antropológico e conceitual sobre a educação tradicional do noroeste de Angola; das entrevistas e demais trabalhos de campo, constataram-se suas formas de transmissão e sua efetiva presença na Bahia. Da conjugação das pesquisas e das análises feitas, confirma-se a hipótese inicial, de que a cultura baiana tem fortes vínculos espirituais, lingüísticos, históricos, sociais e educacionais comos povos Bantu do Noroeste de Angola.
- ItemA história da educação de Valença – segunda metade do século XX: memória de professoras negras(2015-11-10) Mariano, Maria José; Menezes, Jaci Maria Ferraz de ; Dorneles, Malvina do Amaral; Motta, Diomar das Graças; Santana, Elizabete Conceição; Paz, Maria Glória daEsta tese tem como objetivo principal compreender como se deu historicamente o processo de entrada e permanência de professoras negras nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Valença- BA. Tendo como objetivos específicos buscar discutir questões que expressem novos olhares acerca da educação em Valença; dar visibilidade às trajetórias das professoras negras no campo educacional; produzir conhecimento com vistas ao fortalecimento da rede de pesquisa sobre a História da Educação da Bahia. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo o uso da História Oral, na modalidade relatos orais. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas. A escolha das entrevistadas foi norteada por critérios qualitativos se atendo a nossa opção metodológica. Realizamos dez entrevistas, incluindo a autora desse estudo, seguindo os critérios previamente definidos, ou seja: informantes que se autodeclarassem negras; que fossem professoras do ensino fundamental em Valença e que demonstrassem interesse em participar, como informantes, da pesquisa. Dentre os aspectos que conseguimos apreender a partir da análise dos depoimentos das entrevistadas, ficou evidente que a história da educação da cidade de Valença foi marcada pela a ausência do Estado no sentido de empreender políticas públicas com vistas a garantir acesso e permanências dos filhos das famílias valencianas; também pode se perceber a grande luta das entrevistadas que, à custa de grandes sacrifícios das suas famílias e de si próprias, ―transformaram‖ a falta de condições socioeconômicas e a sua condição de pessoa negra em estratégias de resistência de enfrentamento e de construção de identidade, conseguindo permanecer na escola, galgar a carreira do magistério, aprendendo a serem professoras no processo permanente de educar-se e reeducar-se que, ocorre em diversos espaços que antecedem a entrada na escola, como na família, nas experiências como estudantes, na constante luta por formação docente.
- ItemKipovi cabuleiro um tom da memória do Cabula(2016-01-08) Nicolin, Janice de Sena; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santos, Inaicyra Falcão dos; Oliveira, Nadri Nóbrega; Silva, Ana Célia da; Luz, Narcimária Correia do PatrocínioKipovi Cabuleiro é uma perspectiva de linguagem poética de educação pluricultural, fruto dos estudos de memória da ancestralidade de uma territorialidade sociabilizada por africanos e seus descendentes da Bahia, das formas e modos de linguagem de o contador de história da tradição oral africana narrar o passado ancestral. Cabula é a territorialidade do estudo e topônimo da língua africana quicongo que imprime o sentido da presença inaugural da arkhé congo-angola no lugar. A pesquisa apelou para a episteme africano-brasileira, que valoriza estudos com aprofundamentos nos legados africano e africano-brasileiro e favoreceu o conhecimento da história do Cabula e do símbolo contador de história da tradição oral africana. O objetivo do estudo foi compreender a dinâmica de um contador de história da tradição oral africana para recriá-lo como um contador da história do Cabula, o Kipovi Cabuleiro. Com abordagem metodológica própria, o movimento agachado, foi possível acompanhar a dinâmica das narrativas da memória do Cabula e as elaborações mais profundas da memória da pesquisadora ao dialogar com os procedimentos das perspectivas metodológicas ―desde dentro para desde fora‖ e a dialética do ―vivido-concebido‖. Os impactos das projeções de linguagens analisadas do Kipovi Cabuleiro chegam à compreensão de que a consciência para a valorização da memória de uma territorialidade africano-brasileira, em cenários de educação pluricultural, restitui e renova o sentido de afirmação da ancestralidade fundadora e das alteridades africano-brasileiras; e que carece de disposição política nas instituições de educação básica no sentido de criar iniciativas de enfrentamento ao etnocentrismo e ao racismo no Estado da Bahia.
- ItemNarrativa e identidade: um Estudo Histórico da Construção Familiar do Cel. Antônio Ferreira da Silva (Papai Antônio e Mamãe Didi)(2020-11-27) Silva Neto, Antônio Ferreira da; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Gonçalves, Alba Lúcia; Casanave, Carlota Maria Ibertis de Lassalle; Macedo, Cid Ney Ávila; Farias, Larissa Soares OrnellasEste trabalho busca analisar a vida do Coronel Antônio Ferreira da Silva sob um olhar fenomenológico e psicanalítico. Isso foi possível a partir das contribuições da sua filha caçula Maria Hilza Ferreira Falcão (Tia Hilze), ainda viva, de sua nora, minha mãe (Zelinha), dos netos, sobrinhos e amigos mais próximos da família, bem como de pesquisas de campo nos municípios baianos de Ilhéus e Uruçuca, entre outros, além de arquivos públicos municipais e estaduais, como também de dioceses de Salvador e do interior do Estado da Bahia. Descendente de família pobre do interior do Estado e nascido em 1884, com pouca formação escolar, mulato, frequentou a escola até o primeiro grau, tendo casado no civil com Waldetrudes Peixoto, então com 19 anos de idade, branca, com a mesma formação escolar. Tiveram onze filhos, sendo quatro homens e sete mulheres. Antônio Ferreira se tornou um dos maiores fazendeiros e exportadores de cacau da região sul da Bahia. Em 1906, estabeleceu residência no povoado de Água Preta, município de Ilhéus. Em 1944, o Coronel Antônio Ferreira, junto com outros fazendeiros, fundou o município de Uruçuca, confirmado pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 1º de junho 1944, que estabelece a transformação desse distrito em Município. Antônio Ferreira foi também um dos fundadores do Instituto do Cacau da Bahia. Nenhum dos seus onze filhos teve formação de ensino superior. Ao falecer em 1965, no Hospital Português em Salvador, vítima de síncope central, deixa de herança mais de 40 terras, entre fazendas de cacau com alta produtividade do fruto e roças de produções diversas, além de outros imóveis em Salvador e no Rio de Janeiro. Após sua morte, sua família entra em processo de decadência financeira, cujas causas são aqui também analisadas.
- ItemPelejando e arrudiando. Processos educativos na afirmação de uma identidade negra em território quilombola: Baixa da Linha(2015-11-09) Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Cruz, Antônio Roberto Seixas da; Dorneles, Malvina do Amaral; Mattos, Wilson Roberto de; Queiroz, Delcele Mascarenhas ; Silva, Ana Célia daPor se tratar de um processo de ensino e de aprendizagens, a construção de uma identidade quilombola a partir das comunidades negras rurais compõe a contemporaneidade de uma História da Educação, marcada por processos educativos próprios e comuns entre si. Por sua vez essa história confunde-se com a própria definição de um território de identidade negra e quilombola na Bahia. Para melhor definição, esta Tese utilizará os termos “Pelejar e arrudiar” como metáforas que dialogam e ajudam a compreender simbolicamente como as comunidades negras aquilombadas definiram esse território de identidade, a partir das suas vivencias e experiências. Do ponto de vista metodológico, esta análise buscou elementos que caracterizam uma pesquisa com abordagem etnográfica, numa investigação que trouxe fragmentos de processos históricos, narrados pelos próprios quilombolas. Tal leitura é fruto da observância aos olhares e sentidos empregados pelos sujeitos, na diversidade das comunidades quilombolas no território baiano, notadamente na região geográfica do recôncavo baiano, tomando a comunidade de Baixa da Linha, localizada na cidade de Cruz das Almas, Bahia, Brasil como base destas observações e conclusões.
- ItemPresença do espírito científico de Anísio Teixeira nas imbricações das histórias da educação e das ciências no Brasil Influências, desdobramentos e permanências(2018-11-19) Britto, Lívia Maria Goes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Dias, André Luís Mattedi; Ramos, Edgard Porto; Santana, Elizabete Conceição; Fialho, Nadia HageO título do presente trabalho monográfico sugere e dá a exata dimensão do conteúdo abordado e o objetivo. Perpassa pela trajetória de vida de Anísio Teixeira, mas tendo como referência a premissa da existência de um Espirito Cientifico que, além de ser caracterizado, teve o seu escopo circunscrito a três categorias, ou seja: Influências, Desdobramentos e Permanências. Esta última incorporando e sinalizando atualizações do pensar deste expoente da história brasileira. Para tanto, tornou-se necessário o desenvolvimento de estudos mais amplos registrados como apontamentos, sobre as transformações do pensamento ocidental, bem como sobre as Histórias da Educação e das Ciências no Brasil. A pesquisa de cunho qualitativo teve como fontes primarias e secundarias, produções de Anísio Teixeira e de outros autores que se reportaram ao mesmo ou que trataram de temas afins. De tais fontes, foram anexados na íntegra ou recortes de documentos que, após analisados e comentados, produziram o texto dissertativo argumentativo em tela. No que se refere aos resultados encontrados, ficam evidentes influências da família e dos jesuítas no Anísio jovem, mas a principal influência do seu pensar cientificamente adulto é o filósofo americano, John Dewey e o seu método científico experimental, elaborado a partir de reflexões e associações com a teoria da Evolução de Charles Darwin. Método que Dr Anísio induz para que não só seja utilizado nos processos educativos, como, também, nas gestões públicas em que assume cargos diretivos, a partir do curso que realiza no “Teacher College”, da “Columbia University”. Os desdobramentos são numerosos, muitos desses já conhecidos e estudados pela academia. Sendo assim, procuramos abordá-los pelo viés que se torna observável e perene ao longo de quase toda sua trajetória de vida, ou seja: a defesa da não dicotomia que coloca em polos opostos ciências e filosofia. Questão que permanece presente nas suas últimas produções, que abordam ideias difundidas por McLuhan, mas ainda centrada nas ideias e método de Dewey. Cabe destacar, entretanto, que ao sinalizar para novas reflexões sobre como o pensamento se expressa pela palavra oral ou escrita, assim como pelos sinais, Anísio Teixeira antecipa-se em discutir questões que se tornam centrais para uma nova corrente filosófica nomeada de neopragmatismo ou pragmatismo linguístico, que surge a partir da década de 1960. Demonstrando, portanto, uma percepção futurista, que se soma e vai ao encontro de certas ideias de McLuhan, resgatadas na atualidade. As questões levantadas na categoria permanências, na nossa perspectiva, reforçam ideias defendidas por Dewey, endossadas por Anísio Teixeira, de que conjunturas democráticas são espaços privilegiados para lidar com mudanças sociais, principalmente, a partir da acelerada evolução tecnológica vivenciada na contemporaneidade e que vem impondo contextos novos à vida em sociedade. Portanto, em sendo a escola espaço de convivência social, o primeiro do ser humano depois da família, Anísio Teixeira continuará defendendo, próximo da finitude, que esta Instituição é um espaço real para a lapidação de democratas, assim como para a elaboração de conhecimentos que privilegiem aproximações entre as ciências e as humanidades.
- ItemPresença do Espirito Científico de Anísio Teixeira nas Imbricações das Histórias da Educação e das Ciências no Brasil: Influências, Desdobramentos e Permanências.(2018-11-19) Britto, Lívia Maria Goes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de ; Dias, André Luís Mattedi; Ramos, Edgard Porto; Santana, Elizabete Conceição; Fialho, Nadia HageO título do presente trabalho monográfico sugere e dá a exata dimensão do conteúdo abordado e o objetivo. Perpassa pela trajetória de vida de Anísio Teixeira, mas tendo como referência a premissa da existência de um Espirito Cientifico que, além de ser caracterizado, teve o seu escopo circunscrito a três categorias, ou seja: Influências, Desdobramentos e Permanências. Esta última incorporando e sinalizando atualizações do pensar deste expoente da história brasileira. Para tanto, tornou-se necessário o desenvolvimento de estudos mais amplos registrados como apontamentos, sobre as transformações do pensamento ocidental, bem como sobre as Histórias da Educação e das Ciências no Brasil. A pesquisa de cunho qualitativo teve como fontes primarias e secundarias, produções de Anísio Teixeira e de outros autores que se reportaram ao mesmo ou que trataram de temas afins. De tais fontes, foram anexados na íntegra ou recortes de documentos que, após analisados e comentados, produziram o texto dissertativo argumentativo em tela. No que se refere aos resultados encontrados, ficam evidentes influências da família e dos jesuítas no Anísio jovem, mas a principal influência do seu pensar cientificamente adulto é o filósofo americano, John Dewey e o seu método científico experimental, elaborado a partir de reflexões e associações com a teoria da Evolução de Charles Darwin. Método que Dr Anísio induz para que não só seja utilizado nos processos educativos, como, também, nas gestões públicas em que assume cargos diretivos, a partir do curso que realiza no “Teacher College”, da “Columbia University”. Os desdobramentos são numerosos, muitos desses já conhecidos e estudados pela academia. Sendo assim, procuramos abordá-los pelo viés que se torna observável e perene ao longo de quase toda sua trajetória de vida, ou seja: a defesa da não dicotomia que coloca em polos opostos ciências e filosofia. Questão que permanece presente nas suas últimas produções, que abordam ideias difundidas por McLuhan, mas ainda centrada nas ideias e método de Dewey. Cabe destacar, entretanto, que ao sinalizar para novas reflexões sobre como o pensamento se expressa pela palavra oral ou escrita, assim como pelos sinais, Anísio Teixeira antecipa-se em discutir questões que se tornam centrais para uma nova corrente filosófica nomeada de neopragmatismo ou pragmatismo linguístico, que surge a partir da década de 1960. Demonstrando, portanto, uma percepção futurista, que se soma e vai ao encontro de certas ideias de McLuhan, resgatadas na atualidade. As questões levantadas na categoria permanências, na nossa perspectiva, reforçam ideias defendidas por Dewey, endossadas por Anísio Teixeira, de que conjunturas democráticas são espaços privilegiados para lidar com mudanças sociais, principalmente, a partir da acelerada evolução tecnológica vivenciada na contemporaneidade e que vem impondo contextos novos à vida em sociedade. Portanto, em sendo a escola espaço de convivência social, o primeiro do ser humano depois da família, Anísio Teixeira continuará defendendo, próximo da finitude, que esta Instituição é um espaço real para a lapidação de democratas, assim como para a elaboração de conhecimentos que privilegiem aproximações entre as ciências e as humanidades.
- ItemO professorado primário da Bahia formação acadêmica, normatização legal e atuação política (1889-1930)(2021-04-16) Miguel, Antonieta; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santana, Elizabete Conceição; Luz, José Augusto Ramos da; Silva, Maria Conceição Barbosa da Costa e; Lins, Leonice de Lima MançurEste trabalho propõe-se a compreender a trajetória do professorado primário da Bahia durante a primeira República, situa-se no campo da História da Educação e se filia a uma perspectiva historiográfica (GINZBURG, 1989; RAGAZZINI, 2001) para investigar a profissão do professor(a) primário(a) a partir de três aspectos: formação acadêmica, normatização legal e atuação política. No percurso da pesquisa os(as) professores(as) primários(as) mostraram-se intelectuais (SIRINELLE, 2003; VIEIRA, 2011, 2015) atuantes na defesa do estado republicano e seus princípios de gestão, de políticas educacionais que incluíam a estrutura e o funcionamento das escolas, a democratização do acesso e sua própria formação com base na autonomia e no reconhecimento de sua autoridade profissional e da aplicação da Pedagogia Moderna (de base científica e regeneradora) como forma de progresso da nação e de sua introdução no mundo civilizado. A documentação usada nesta pesquisa consistiu na seleção de escritos de autoria de professores e professoras em jornais, revistas pedagógicas, teses, debates parlamentares e relatórios; e escritos que se referiam à educação e ao professorado, como falas dos governadores, relatórios de inspetores/diretores de instrução e de instituições escolares e imprensa em geral. O tratamento documental considerou a leitura e a análise de diferentes fontes em um movimento de cruzamento de informações e de exame de seus elementos e das pistas encontradas. Em sua conclusão aponta que a profissionalização docente na Bahia republicana ocorreu em um contexto de disputas em que o professorado atuou na esfera política através de discursos públicos (SANTANA, 2009; BAKHTIN, 2013) para interferir nos projetos de educação e de formação docente, demarcando tensões com os governos, em especial o executivo, articulando a organização da categoria e dialogando com a base epistemológica da pedagogia científica. Por outro lado, diferentes setores da elite baiana que se revezaram na direção do executivo conduziram a instrução pública em um movimento ora de mitigação do acesso popular sob a alegação de falta de recursos, ora de centralização e de afastamento do professorado primário de seus espaços de atuação política e de desvalorização de sua autoridade profissional.
- ItemSobre a(s) memória(s) dos homens/mulheres das usinas: contemporaneidade do recôncavo açucareiro como demanda educacional(2014-10-24) Souza, Amós da Cruz; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Coelho, Maria das Graças Pinto; Cruz, Antônio Roberto Seixas da; Santana, Elizabete Conceição; Mattos, Wilson Roberto de; Castro, Jânio Roque Barros deEsta tese de doutorado foi construída no desvelamento de um lugar de memória da comunidade de experiências dos homens e mulheres relacionados aos espaços geohistóricos das usinas de açúcar do Recôncavo baiano, implícito ao Memorial do Cinquentenário da cidade de Amélia Rodrigues, em 2011. A abordagem de um acervo fotográfico, como fonte principal da pesquisa, problematizou a pluralidade cultural do Recôncavo, evidenciando resistências da memória social (experiências de trabalho, habitação e convivência) como sentido subjacente aos enquadramentos fotográficos e expressivos de táticas da ocupação efetiva desse território que, no campo do simbólico, valoriza a subjetividade como um traço predominante da caracterização cultural desse território nos últimos cinquenta anos de sua história, em que se agravou o êxodo rural ou desterritorialização das fazendas de açúcar. Essa suposição de confronto simbólico à prescrição de narrativa histórica da cidade, questionando os pressupostos monológicos das narrativas históricas, como sempre alusivas de certo pioneirismo/heroísmo colonialista da fundação nacional, determinou o interesse de compreensão dessas intenções inscritas no memorial fotográfico. Partindo de recortes temáticos e cruzamento dos mesmos com outros dados documentais, como procedimentos elucidativos de recorrências intencionais, analisamos as possibilidades dialógicas entre as representações estabelecidas e esses significados emergentes sobre a condição subjetiva do Recôncavo açucareiro na contemporaneidade, considerando-se o caráter autonarrativo dos dados. Esses indícios, por sua vez, caracterizando um estudo exploratório, demandaram os olhares dos campos dos estudos pós coloniais/subalternos latino americanos, associados a pressupostos metodológicos da Nova História Cultural, tomados como referências das leituras análises que se apresentam neste trabalho, obtendo-se como resultados, outros olhares e possibilidades de enfrentamento do paradoxo contemporâneo do Recôncavo baiano, mediante a ressignificação da consciência sobre sua condição humana ou demanda de reeducação das possibilidades de ver o desenvolvimento/modernização na dialógica das diferenças e conforme a instrumentalidade das narrativas locais. Este trabalho culminou, portanto, na proposição de uma prática (foto)gráfica que, associando memória e história, torna-se propícia à educação dos olhares brasileiros acerca da demanda de “dupla consciência da modernidade”, mencionada por Paul Gilroy (2001), acerca das possibilidades de valorização das subjetividades africanas das diaspóricas.