Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Bomfim, Natanael Reis"
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- ItemEducação popular e discurso político nos movimentos sociais: relações de influência entre lideranças e liderados(2022-04-26) Siqueira, Nadilson Ribeiro de; Bomfim, Natanael Reis; Santos, Arlete Ramos dos; González, Martha Lilia de Alba; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Nunes, Eduardo José FernandesConsidera-se que a ideologia política tende a ser incorporada à Educação Popular e que pode subverter a baliza ética das relações entre os sujeitos, com potencial para comprometer o produto finalítico de uma pedagogia libertadora. Assim, pesquisou-se Educação Popular e Discurso Político nos Movimentos Sociais: relações de influência entre lideranças e liderados, com objetivo geral de analisar de que forma lideranças e liderados operam processos de influência que carregam interesses ideológicos partidários. Perseguimos os seguintes objetivos específicos: analisar o discurso político de líderes influentes que alcança os Movimentos Sociais e se integram às práticas educativas populares e formular diretrizes que estimulem os debates a cerca da importância do compromisso ético da Educação Popular para os Movimentos Sociais, enquanto minoria ativa. Nesse sentido, buscamos, teoricamente, o entendimento em torno da construção do sujeito social e de como este evolui para um sujeito político, responsável por suas escolhas, momento em que se torna um agente social capaz de influenciar e passível de sofrer influências em suas interações. A tese se apoia nas contribuições do educador Paulo Freire (1980a, 1980b, 1983, 1993, 1997, 2000a, 2000b, 2001) na formulação de ideias em torno de conceitos como educação emancipadora, pensamento crítico e relação ética na educação. Além disso, também incorpora o pensamento do psicólogo social Serge Moscovici para apresentar considerações a respeito da construção do pensamento social, por meio de duas obras: La Psychanalyse, Son Image et Son Public (1961) e Psicologia das Minorias Ativas (1969). Do cruzamento entre a proposta para a Educação Popular de Freire com os processos que contribuem para a formação do pensamento social de Moscovici, surgiram alguns questionamentos sobre conflitos entre a lógica política e a lógica social de carência, conforme reforçados por Lovisolo (1990), em seu livro Educação Popular: Maioridade e Conciliação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem teórica/exploratória, em que se buscou, pelos aportes na Análise Crítica do Discurso, a sustentação da tese. Tomou-se, por recorte de investigação, a intencionalidade de se estimular o “ódio de classes” no pensamento social dos sujeitos carentes como forma de se obter ganhos políticos. A partir das contribuições de Fairclough (2020), os resultados apontaram para elementos negativos das representações e semioses produzidas por líderes de partidos políticos progressistas e de outros militantes e se avaliamos como tais elementos discursivos ecoam e interferem na Educação Popular. Portanto, consideramos que, a despeito das intencionalidades declaradas por esses líderes, ocorre uma abertura para a indesejada inconciliação entre a lógica política partidária e a lógica social de carência; que o discurso político se apresenta, muitas vezes, formatado para o objetivo contrário ao esclarecimento dos sujeitos, e que é possível que se esteja produzindo outra forma de opressão; que faz-se necessário um despertar dos intelectuais e acadêmicos para este efeito negativo, de forma a garantir a credibilidade das lutas sociais e de se evitar que a consciência dos sujeitos se reduza a mero caminho para se alcançar o poder.
- Item(En)cantos e (re)existências quilombolas: : turismo de base comunitária enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna(2022-12-02) Simões, Cardoso Tássio; Bomfim, Natanael Reis; Santos, Luciano Costa; Irving, Marta de Azevedo; González, Martha Lilia de Alba; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santana, Carlos Eduardo Carvalho deEsta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas socioculturais existentes no território quilombola do Quingoma (BA), contribuindo para a reflexão acerca do Turismo de Base Comunitária (TBC) enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna. Para tal, por meio da pesquisa qualitativa e de abordagem etnográfica, foi constatado, a partir das vozes quilombolas, que o Samba de Roda, a Contação de História e a plataforma política de reivindicações da comunidade, dentre outras, constituem práticas socioculturais decoloniais que podem ser articuladas a projetos comunitários, tais como: Ciclo Turismo de Base Comunitária; Saraus; Oficina de Educação Popular Quilombola e cursos de História Local e (Afro) empoderamento. Logo, este mosaico de ações pode contribuir com o florescimento de um Turismo de Base Comunitária enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna. Nesta tese, esta prática contra-hegemônica foi nomeada de Turismo de Semeadura, um canto de (re)existência quilombola, um movimento fecundo de renovação do mundo a partir da criação de políticas de embelezamento da existência. Portanto, conclui-se que o TBC protagonizado pela comunidade do Quingoma é uma práxis turística cujos processos educativos, além de serem distintos e antagônicos em relação à hegemonia da matriz colonial, posto que estão baseados numa cosmogonia ancestral afro e indígena, possibilitam a interaçãocrítica e ética entre culturas diferentes - do turista e da comunidade receptora - favorecendo o diálogo intercultural crítico, fundamental para a construção de ações de encantamento do mundo e uma visão transmoderna da contemporaneidade.
- ItemEstudo da Formação de Redes de Coletivos de Jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia: Contribuições às Práticas Socioeducativas em Periferias Urbana(2021-04-16) Santana, Jeanne Lopes; Bomfim, Natanael Reis; Bomfim, Natanael Reis; Correia, Silvia Leticia Costa Pereira; Nascimento, Fabiana dos Santos; Santos, Oton Magno Santana dos; Nunes, Eduardo José FernandesEste estudo realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS) – Bahia, buscou explicar o processo de formação e articulação dos coletivos de jovens e sua relação com as contribuições significativas das práticas socioeducativas para o desenvolvimento da educação em periferias urbanas. Nesse sentido, colocamos em relevo quatro concepções: A primeira que agrupa estudos que discutem sobre em relevo quatro concepçoesa construção da imagem do jovem como problema social e fase de risco (ABRAMO, 2007; NOVAES, 2003). A segunda que traduz conceitos relacionados a um novo olhar sobre a imagem do jovem, ou seja, como sujeito social (SPOSITO, 2007; DAYRELL, 2003; CHARLOT, 2000). A terceira que aproxima pesquisas que se destinam a construir um conceito sociológico de “juventudes” no sentido de estruturação de políticas públicas (PAIS, 2001; CASTRO 2009). Finalmente, a quarta concepção que agrupa pesquisas que entrelaçam saberes e práticas sociais como forma de perceber a expressividade e a voz dos jovens, bem como suas representações nos espaços sociais (SANTOS, 2017; SILVA, 2011; SPOSITO 2009). Optamos por essa concepção, pois nos remete a pensar na formação de redes sociais e práticas de jovens no seu espaço vivido, e implica em evocar as relações sociais, culturais, educativas. Nessa linha de pensamento, buscamos na investigação: ampliar o mapeamento dos coletivos de jovens; analisar as características e estrutura das redes sociais formadas pelos jovens que constituem os coletivos; interpretar o processo formativo das redes sociais a fim de apreender as práticas sociais desenvolvidas nos espaços educativos; e avançar na construção do conceito de Práticas Socioeducativas para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas. Para tal, o estudo empírico foi desenvolvido com 10 (coletivos) de Plataforma, Periperi, Paripe, Alto do Cabrito, Lobato, São Tomé de Paripe e Fazenda Coutos, onde optamos pela técnica da amostragem em “snowball sampling” (BIERNARCKI, P. E WALDORF, D, 2018) ou “bola de neve”. Por meio de contato por telefone/watsapp, aplicamos o questionário/entrevista individual, que foi analisado pelo método do conteúdo do discurso de Bardin (2011) e pela Teoria e Métodos das Representações Sociais, complementado pelas informações do Facebook e Instagram. Esses dados, do ponto de vista empírico, foram tratados pelo GEPHI/Cfinder e analisados pelo método de perspectivista de redes sociais (MALINI, 2016). Os resultados apontam conexões representativas que amalgamam o espírito de solidariedade de uma comunidade que vive marcada pelo pragmatismo das atividades sociais e pela simbologia destes lugares. Nessas redes que os grupos desenvolvem Práticas Socioeducativas significativas para o processo formativo de seus participantes, bem como para a visibilidade e fortalecimento de suas identidades como bases fundantes para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas.
- ItemRepresentações sociais e cotidiano escolar: metáforas no/do/com/o espaço vivido e sua tessitura com o currículo praticado(2020-03-24) Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Bomfim, Natanael Reis; Portela, Mugiany Oliveira Brito; Nascimento, Fabiana dos Santos; Santos, Oton Magno Santana dos; Sales, Mary Valda Souza; Representações SociaisO presente trabalho buscou problematizar a produção dos currículos no cotidiano escolar, a partir do conteúdo das representações sociais do espaço vivido, construídas por alunos do 5º ano de escolarização do ensino fundamental I, e suas implicações no fazer pensar compartilhado nas práticas pedagógicas dos praticantes pensantes da escola, norteada pela seguinte questão de pesquisa: Quais conhecimentos práticos inseridos no conteúdo das RSE, construídas por alunos do 5º ano de escolarização do ensino fundamental I, e suas implicações no fazer pensar compartilhado nas práticas pedagógicas dos praticantes pensantes da escola? Para tal, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma multimetodologia distribuída em três percursos que envolveu a utilização do que chamei de dispositivos implicados da pesquisa como a evocação livre de palavras, hierarquização de itens, mapas afetivos, grupo focal, narrativas e sobreposição das informações coletadas que possibilitou a reiteração do entendimento do currículo como redes de conhecimentos e expressão da vida cotidiana. Adotando uma postura epistemológica de abordagem fenomenológica em que vivências e experiências são basilares, destacando, ainda, o envolvimento e participação constante do grupo de professoras e alunos da Escola, praticantes pensantes com a pesquisa, numa perspectiva de constante redimensionamento dos encaminhamentos do estudo. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, localizada no bairro da Engomadeira, periferia da cidade de Salvador/BA. Interlocutores principais como Bomfim (2004, 2012), Alves (1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008, 2015), Oliveira (2003, 2012, 2016), Ferraço (2000, 2003, 2008, 2011), Garcia (2003, 2010), Certeau (2014), Certeau, Giard, Mayol (2013), Bomfim (2010), Tuan (1980, 1983) e Moscovici (2012, 2013), entre outros estudiosos, são referências que, indispensavelmente, sustentam o fundamento teórico desta Tese. As informações coletadas e produzidas com o estudo evidenciam a emersão dos conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do Espaço Vivido, entendidos como conhecimentos práticos, dentro da escola, reformulando os currículos praticados por alunos e professoras. Estes conhecimentos, por sua vez, compõem redes de conhecimentos, ampliadas constantemente de forma prospectiva e que impactam nos currículos escolares uma vez que das representações sociais dos alunos sobre o bairro da Engomadeira, emergiram conhecimentos como solidariedade, violência moradia, histórias, tráfico, entre outros representativos do grupo social, que relacionam-se e ilustram metáforas por eles elaboradas em seus mapas afetivos como as do conflito, do contraste, do formigueiro, da cidadezinha e da montanha russa. De todo este processo, derivam algumas contribuições inseridas nas dimensões política, ética, estética, epistemológica e pedagógica, prenunciando alguns questionamentos e lacunas para estudos futuros, a partir da investigação aqui iniciada.
- ItemRepresentações sociais sobre o Instituto de Educação Euclides Dantas em Vitória da Conquista-BA: contribuições às práticas pedagógicas e processos formativos em educação física(2023-03-31) Rocha, Alan de Aquino; Bomfim, Natanael Reis; Nunes, Claudio Pinto; Pire, Roberto Gondim; Vago, Tarcísio Mauro; Oliveira, João Danilo Batista de; Hetkowski, Tânia MariaO presente trabalho buscou investigar como as Representações Sociais (RS) de professores e egressos, construídas sobre o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), mais conhecido com Escola Normal de Vitória da Conquista, contribuem com imagens que possam orientar práticas pedagógicas e saberes nos processos formativos do/da professora/professor da Educação Física Escolar, norteado pelo seguinte questionamento: Como as Representações Sociais, construídas por professores e egressos do Instituto de Educação Euclides Dantas, podem contribuir com orientação de práticas pedagógicas e construção de saberes nos processos formativos? Para tal, essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem interpretativa, pelo seu caráter qualitativo, colaborativo e solidário (BOMFIM e GARRIDO, 2019), pautada na Teoria e Método das Representações Sociais em sua abordagem socio genética (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2001) e estrutural (ABRIC, 1988). Participaram da pesquisa, 10 professoras e professores que atuaram ou atuam no IEED e 10 egressos. A produção de informações foi realizada através de entrevistas utilizando a Plataforma Google Meet, entre os meses de outubro e dezembro de 2021. Foram utilizados dois instrumentos: a técnica de associação livre de palavras (TALP), cujo tema indutor foi ‘Escola Normal’, sendo-lhes solicitado que registrassem as primeiras cinco palavras que lhes viesse à lembrança, e um questionário semiestruturado. As palavras evocadas passaram por análise prototípica utilizando o software IRAMUTEQ. Os achados apontam a palavra ‘amizade’ como sendo o núcleo central (NC) das representações, e que as palavras ‘educação’, ‘aprendizado’, ‘trabalho’, ‘professor’, ‘companheirismo’, ‘profissão’, ‘acolhimento’, ‘dedicação’, ‘desafio’ e ‘confiança’, constituem o sistema periférico (SP). A apreensão da imagem das RS sobre o IEED, presente no discurso dos participantes, foi realizada através da Análise do Conteúdo (BARDIN, 2016), com suporte do IRAMUTEQ, o qual, a partir do corpus textual das 20 entrevistas, procedendo à Classificação Hierárquica Descendente (CHD), fez emergir as três classes analisadas e discutidas, com retenção de 85,81% dos segmentos de texto (ST). As informações produzidas com o estudo apontaram, como saliência desta representação, o alto nível de envolvimento afetivo com o IEED por parte dos seus atores, atribuindo àquele espaço representacional, um lugar de estabelecimento de fortes vínculos de amizade, sobrepondo-se a aspectos mais formais, e nos permitiu elaborar algumas sugestões/orientações em relação à prática pedagógica e à formação da/do professora/professor da Educação Física Escolar.
- ItemRepresentações sociais sobre “escola” e “família”: promoção de influências socioemocionais para alunos em situação de risco(2019-09-02) Ribeiro, Thyara Ferreira; Bomfim, Natanael Reis; Meireles, Everson Cristiano de Abreu; Klotz, Gleicimara Araújo Queiroz; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Farias, Maria de Lourdes Soares OrnellasEste estudo doutoral intitulado Representações sociais sobre “escola” e “família”: promoção de influências socioemocionais para alunos em situação de risco surge de duas motivações: o contexto da realidade socioespacial onde se faz necessário repensar a escola no sentido de se enfatizar as facetas emocionais e sociais das pessoas em detrimento da proposta puramente acadêmica, onde se concebe e se avalia o rendimento individual a partir do potencial cognitivo, por meio de escores e números, concebendo-se o aprendiz como alguém que estabelece vínculos com os objetos do conhecimento, com os colegas, professores, a família, os amigos, sendo que estas interações, juntas, são capazes de desenhar o percurso escolar em associação com a disponibilidade de recursos na escola, os aspectos estruturais e políticos, assim como o preparo profissional mediante o processo ensino-aprendizagem. E a minha trajetória profissional de professora e psicóloga, cuja profissão docente se confunde com a história dos meus familiares e do meu trabalho com comunidades vulneráveis, o que desembocou no meu trabalho de conclusão do curso, atuação como Psicóloga escolar e, atualmente, como professora universitária no curso de psicologia. Nesse percurso, a formação continuada como caminho lógico me leva ao doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Assim, durante a participação no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações Sociais, Educação e Sociedades Sustentáveis (GIPRES), a discussão se intensifica em torno da educação formal, desempenhada pela escola, verificando as dificuldades encontradas por professores e gestores no que se refere às demandas advindas do contexto familiar e aquelas advindas, de modo mais marcante, dos contextos de pobreza e exclusão social, reforçando a minha proposta de investigação em torno do desenvolvimento de influências socioemocionais e práticas socioeducacionais possíveis para a sustentabilidade de sujeitos em situação de risco. Assim posto, o objetivo geral da nossa pesquisa foi: Investigar como as RS construídas, junto aos profissionais da escola, pais, mães e parentelas acerca da “escola” e da “família”, podem contribuir para orientação de práticas socioeducativas e promoção de influências socioemocionais de alunos em situação de risco. A pesquisa se apoia nas representações sociais como teoria e método e evoca o conteúdo e processos da objetivação e ancoragem dos sujeitos. O caminho metodológico percorrido envolve três dispositivos: a Técnica da Associação Livre de Palavras (TALP), a entrevista semi-dirigida individual e semi-dirigida no grupo focal. Os resultados revelaram sete práticas socioeducativas capazes de orientar a promoção de influências socioemocionais.