Bacharelado em Urbanismo - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Urbanismo - DCET1 por Orientador "Menezes, Eline Viana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gestão dos recursos hídricos e o problema do esgoto sanitário em Inhambupe (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Santos, Maria de Fátima Souza dos; Menezes, Eline Viana; Pereira, Maria Margarida Moraes Alves; Dias, Clímaco César SiqueiraEste estudo faz parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do grau de Bacharel em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi orientado pela profa. MSc. Eline Viana Menezes. O trabalho buscou a compreensão do “porquê” da ausência de prioridades para a oferta de serviços de esgotamento sanitário, no Município de Inhambupe (Ba). O trabalho foi estruturado em cinco capítulos. No primeiro capítulo delimitou-se o problema e descreveu-se a estratégia metodológica. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso. Em relação à coleta e análise de dados, utilizou-se a observação direta em campo, registro fotográfico, pesquisa documental e o método da análise das explicações de seu conteúdo. No segundo capítulo, fez-se uma revisão da literatura nacional e estadual da gestão dos recursos hídricos e dos serviços de saneamento. O capítulo três caracterizou-se a Bacia Hidrográfica do Rio Inhambupe e a situação do município. Neste capítulo, além dos dados físicos, econômicos e sociais, também se realizou um diagnóstico da qualidade da água do Rio, identificando-se as principais atividades causadoras desta modificação. No capítulo quatro, procurou-se analisar o problema da falta de prioridades para o serviço de esgotamento sanitário. No último capítulo sintetizou-se as principais conclusões que nos levam a novas reflexões sobre a prestação estatal do serviço de saneamento, baseada no modelo de Companhias Estaduais (CESBs).
- ItemParque Joventino Silva: contradições, ameaças e resistências(Universidade do Estado da Bahia, 2006-03-08) Carvalho, Rhonna Ribeiro de; Menezes, Eline VianaEste trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir acerca do significado, função do Parque Joventino Silva e as ações do poder público, a fim de analisar as contradições, ameaças e resistências que envolvem sua história. A estrutura deste trabalho está dividida em seis capítulos. O capítulo introdutório contempla aspectos metodológicos, objetivo, justificativa, procedimentos e estrutura do trabalho. No segundo, uma compreensão do que são os Parques Urbanos no Brasil, enfocando a Legislação, conceitos e controvérsias conceituais. No terceiro, tratou-se de compreender as definições de Sistemas de Áreas Verdes, no sentido de enquadrar o Parque Joventino Silva e entender suas funções. No quarto capítulo, elaborou-se uma caracterização da área e levantamento dos problemas existentes. No quinto capítulo, demonstramos as contradições, as ameaças que o parque vem sofrendo e mesmo assim ainda resiste diante dos esforços municipais. E, por fim, apresentamos as nossas conclusões.
- ItemPrestação privada de mobiliário urbano em Salvador(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2004-06-11) Ávila, Roberto Pacheco; Menezes, Eline Viana; Dias, Camila Carneiro; Baqueiro, Luiz Cezar MesquitaEste estudo faz parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do grau de Bacharel em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi orientado pela profa. MSc. Eline Viana Menezes. O trabalho teve como objetivo analisar a nova forma de gestão do mobiliário urbano da cidade de Salvador. Em relação à coleta e análise de dados, utilizou-se a observação direta em campo, registro fotográfico, pesquisa documental e o método da análise das explicações de seu conteúdo. O trabalho foi estruturado em quatro seções. Na primeira seção, analisou-se o papel do mobiliário urbano na paisagem urbana A seção dois, os antecedentes da nova organização e provisão do serviço, Na seção três, procurou-se analisar a mudança na forma de organização do serviço. Esta seção se desdobrou em sub-seções a fim de contemplar os seguintes aspectos: a mudança da organização do serviço de mobiliário urbano da esfera municipal para privada; o contexto político econômico, que delineou essa nova forma de gestão; a noção de parceria público-privada, como solução para a prestação do serviço; os aspectos relativos à organização privada de mobiliário urbano em Salvador; o processo de licitação e o contrato de concessão. Esta seção nos proporciona um quadro analítico geral dos aspectos relevantes referentes a prestação do serviço de oferta de mobiliário urbano em Salvador. Por fim, analisou-se os limites da organização privada na oferta desses serviços.