Bacharelado em Urbanismo - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Urbanismo - DCET1 por Orientador "Lopes, Vitor César Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus e a distribuição das atividades urbanas do município de Salvador- Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-09-18) Carvalho, Raoni Caetano de; Lopes, Vitor César Ribeiro; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Santos, Telma Maria Sousa dosO objetivo do presente trabalho de conclusão de curso é analisar as relações existentes entre o desempenho do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) de Salvador e a intensidade das atividades realizadas em seu perímetro urbano, tendo em vista o comportamento do primeiro, frente às demandas geradas pelo segundo. O método aplicado foi de caráter teórico-empírico, pois terá uma abordagem teórica acerca da mobilidade urbana e do transporte coletivo, no município de Salvador; e empírica com a utilização de dados operacionais georreferenciados do STCO. No primeiro capítulo um aparato teórico-conceitual da mobilidade urbana, da mobilidade urbana sustentável e das relações existentes entre transporte coletivo e exclusão social. No segundo capítulo trata da caracterização do município de Salvador, em sua morfologia; perfil social, econômico e espacial; o transporte coletivo na legislação municipal; finalizando com um breve histórico do planejamento do transporte coletivo no município de Salvador. No último capítulo, uma análise de desempenho do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, do município de Salvador, a partir dos indicadores de oferta de lugares, velocidade nos corredores de transporte e freqüência de ônibus, em comparação com a distribuição das demandas por transporte coletivo.
- ItemExpansão urbana e a degradação do meio ambiente o caso do Loteamento Parque da Lagoa(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Marta Aparecida Rodrigues de; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Dias, Clímaco César Siqueira; Nascimento, Jorge GlaucoEste estudo busca compreender o processo de expansão da cidade de Salvador, bem como a produção formal do espaço urbano, no caso específico do Loteamento Parque da Lagoa no Costa Azul, identificando os agentes envolvidos e a ação de cada um nesse processo. Busca também, investigar a degradação das dunas e lagoas, causada pela expansão urbana nessa área da cidade, analisando o papel do poder público em relação à questão ambiental. A escolha do tema surgiu após a observação de construções em área de dunas, nas proximidades do Centro de Convenções no Costa Azul, e às denúncias feitas na imprensa sobre as agressões ambientais causadas às Lagoas dos Frades e do Urubu, desde a aprovação do Loteamento Parque da Lagoa. A crescente expansão imobiliária nessa área da cidade tem causado a degradação de dunas e lagoas levando à extinção de espécies vegetais e animais, pondo em risco o equilíbrio do meio ambiente e conseqüentemente a qualidade de vida na cidade.
- ItemInvestimentos do município de Salvador em infra-estrutura urbana no período de 1997-2000(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-27) Santos, Anderson Oliveira; Lopes, Vitor César Ribeiro; Gomes, Almerinda Andréa Pontes Silva; Sampaio, Elias de OliveiraEste trabalho é um estudo sobre os Investimentos do Município de Salvador em Infra-estrutura Urbana no período de 1997 a 2000, onde foi feita uma análise da distribuição espacial desses investimentos no território, com base em dados empíricos da Cidade do Salvador, com o objetivo de testar uma hipótese observada na literatura sobre a produção do espaço urbano, de que os investimentos públicos em sua maioria são direcionados e concentrados, principalmente nos locais onde residem às camadas de mais alta renda da população, e que geralmente são as áreas mais centrais da cidade. A pesquisa foi desenvolvida basicamente em fontes secundárias, consultando os Diários Oficiais do Município (DOM) dia a dia no período de análise e nos Relatórios Anuais de Atividades da Secretaria Municipal do Saneamento e Infra Estrutura Urbana (Semin). Foram confrontados os níveis de renda com o montante total dos investimentos em infra-estrutura urbana realizados em cada Região Administrativa (RA), uma divisão oficial do território adotada no Município desde 1986. Os resultados da pesquisa demonstraram que seis RAs juntas (I- Centro, V- Brotas, VI- Barra, VII- Rio Vermelho, VIII- Pituba e IX- Boca do Rio) participavam em média com 65,2% da renda dos chefes de família do Município, e foram também esses os locais da cidade que receberam o maior volume dos investimentos no período de análise, um total de aproximadamente 56% dos investimentos, ratificando assim, a hipótese levantada no trabalho, com base nos dados da Cidade do Salvador.
- ItemO comércio informal no espaço urbano: o caso da Estrada da Liberdade(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santos, Amanda Bispo; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Andréa, Almerinda; Lujan, RodolfoEsta monografia apresenta uma discussão acerca do desenvolvimento urbano no Brasil e o crescimento econômico de Salvador para analisar de forma mais específica o desenvolvimento do comercio informal e seus impactos urbanos de um trecho da Estrada da Liberdade. O objetivo desse trabalho é descrever numa perspectiva econômica, demográfica e histórica o desenvolvimento dessa atividade no espaço urbano. Com isso, identificar o porquê de tais trabalhadores buscarem determinadas áreas da cidade para reproduzir seu trabalho. Essa é uma questão importante numa cidade de grandes desigualdades sociais e econômicas e o efeito desse problema afeta diretamente a qualidade de vida e a realidade urbana de toda a cidade, gerando aumento do congestionamento, desemprego, informalidade, entre outros.