Bacharelado em Urbanismo - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Urbanismo - DCET1 por Orientador "Gomes, Lirandina"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartografia afetiva e memória urbana através da escrita de Zélia Gattai(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Cardoso, Lorenna Lemos; Gomes, Lirandina; Santos, Nelma Aronia; Sant’Anna, Camila GomesO presente trabalho aborda o estudo do espaço urbano pelas leitoras e produtoras especiais da cidade, grupo caracterizado por escritoras, fotógrafas e artistas que analisam, debatem e documentam o espaço urbano. No contexto da literatura feminina, as trajetórias urbanas possibilitam a compreensão da importância desses relatos para o conhecimento dos eventos políticos, econômicos e sociais, bem como para a visibilização da história vivida pelas mulheres nas cidades. A partir da referência da escritora brasileira Zélia Gattai, que eternizou os lugares que contextualizaram sua vida em seus livros de memórias, se objetivou destacar a importância da literatura das mulheres como referência para os estudos urbanos, utilizando as obras "Anarquistas, Graças a Deus" (1979) e "Città di Roma" (2000). Para isto, fez-se um levantamento bibliográfico, documental e cartográfico. Foram identificados e georreferenciados os lugares descritos em seus livros na plataforma digital Google My Maps. Dessa forma, espera-se que esse trabalho venha a contribuir para um maior conhecimento e divulgação da produção literária da escritora, em especial no campo do urbanismo.
- ItemO cluster de entretenimento, cultura e turismo da Bahia na esteira da requalificação urbana de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2004-05-15) Souza, Fábio Antônio Moura Costa de; Gomes, Lirandina; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Santos, Telma Maria Sousa dosEste trabalho de conclusão de curso ora apresentado representa o conteúdo escrito entregue ao colegiado do curso de Bacharelado em Urbanismo para que, juntamente com a sua apresentação oral, sirva de subsídios para uma avaliação a ser efetuada pela banca examinadora. Visto que o Urbanismo é multidisciplinar por natureza, procurou-se neste trabalho preservar tal característica. Por isso, o tema da formação de um cluster de entretenimento com finalidades turísticas para Salvador é tratado de uma forma que o abstrai do meio do qual foi originado para que, assim, seja levado à dimensão urbana da Cidade, no contexto da reorganização espacial pela qual a Cidade vem passando e que, ainda, não demonstra sinais de se ter esgotado. Fazendo isto pôde-se interpretá-lo levando-se em consideração fatos e dados da realidade de outros setores que fazem parte da sua dinâmica, como os setores da Economia e Gestão Urbana, Cultura, Lazer e da Administração Pública, além do próprio Turismo. Evidentemente que não se tenta esgotar o assunto, pelo contrário. Somente que, a partir da ótica do Urbanismo se torna possível perceber os desdobramentos destes setores envolvidos na elaboração desta estratégia para Salvador. E, por conseguinte, direcionar estudos mais específicos a respeito das implicações deste cluster na Cidade.
- ItemParques urbanos de Salvador: diagnóstico comparativo sob uma perspectiva urbanística e ambiental(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-19) Reis, Sofia de Oliveira Souza; Gomes, Lirandina; Oliveira, Darluce da Silva; Cavalcante, Sara Cristina MedeirosEste trabalho aborda a problemática dos Parques Urbanos através do estudo de caso de dois exemplos na cidade de Salvador: o Parque da Cidade e o Parque de São Bartolomeu. Inicialmente, são trazidos alguns esclarecimentos, conceitos e marcos legais relacionados ao tema e uma contextualização das principais características dos parques urbanos no mundo, no Brasil e no município de Salvador. Com o objetivo de diagnosticar a situação atual das duas áreas, este trabalho identifica e caracteriza os aspectos urbanísticos, ambientais, os usos e as funções e a partir disso desenvolve uma análise comparativa na tentativa de compreender e retratar cada realidade. Este estudo se constitui como uma contribuição para salientar a necessidade de valorização de espaços como estes nas cidades. Tanto grandes metrópoles quanto cidades médias e pequenas necessitam de áreas verdes urbanas e espaços públicos devido às múltiplas funções que podem desempenhar e aos benefícios que estas funções proporcionam à população.