Bacharelado em Urbanismo - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Urbanismo - DCET1 por Orientador "Fonseca, Antonio Angelo Martins da"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA concentração das agências bancárias no centro municipal Camaragibe, Salvador - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-11) Nascimento, Vitor Souza do; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Zambuzzi, MabelA proposta investigativa é a concentração de agências bancárias no Centro Municipal Camaragibe (CMC) de Salvador – Bahia. O objetivo específico, então, é identificar os principais fatores que influenciam a localização das agências bancárias no espaço urbano. Os procedimentos metodológicos foram a aplicação dos seguintes fatores: concentração das agências bancárias; concentração e especialização de serviços; distribuição da renda e densidade demográfica. Observa-se que todos os fatores estão condicionados ao poder exercido pela principal centralidade urbana da cidade de Salvador, o CMC. O foco desta monografia esta na decisão locacional dos bancos em concentrar agências bancárias nesta centralidade, em detrimento de outros locais de Salvador. Os resultados encontrados foram que os três primeiros fatores não são excludentes, pelo contrário, interagem associados a essa centralidade urbana de Salvador. A forma como o volume de renda está disposto no meio urbano, a demanda gerada pelos serviços e a concentração de agências bancárias atuam de forma determinante para explicar a concentração dos serviços bancários no CMC.
- ItemDistribuição espacial e gestão da poluição sonora na cidade de Salvador(UNEB, 2010-08-26) Araújo, José de Jesus; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Dias, Clímaco César Siqueira; Franco, Carlos Rodolfo LujanA administração pública nem sempre conta com os instrumentos de gestão mais adequados para desenvolver os seus trabalhos de forma que atenda as necessidades da população dentro de um nível de aceitação considerado bom ou pelo menos razoável. A cidade de Salvador, no ano de 2009, possuía alguns instrumentos de gestão urbana que tratava da prevenção e controle da poluição sonora. Entretanto, a distribuição espacial de denúncias no território desse município ocorreu, de forma heterogênea, em todas as direções, do Norte ao Sul, do Leste ao Oeste, porém, com maior concentração nas regiões Sul e Leste. Salvador é um das cidades do Brasil com número de denúncia de poluição sonora. Esse trabalho buscou avaliar os instrumentos de gestão da poluição sonora com foco no Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, apresentar a distribuição espacial das denúncias de poluição sonora na cidade de Salvador no ano de 2009 e propor as possíveis soluções para a gestão da poluição sonora no município estudado.
- ItemO cadastro imobiliário na gestão urbana do município de Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08-04) Ventura, Gláucia Conceição; Fonseca, Antonio Angelo Martins daO objetivo geral do presente trabalho é analisar de que forma ocorre a utilização do cadastro imobiliário e o que representa para a gestão urbana do município de Valença. Os objetivos específicos são analisar a importância do cadastro técnico no contexto das novas tendências de gestão urbana e identificar e caracterizar a situação dos municípios baianos em relação à disponibilidade de levantamentos cadastrais. Esta monografia enquadra-se na categoria teórico-empírica, correspondendo a uma análise interpretativa sobre a utilização do cadastro imobiliário na gestão urbana do município de Valença, com apoio de bibliografia específica. No primeiro capítulo, apresentam-se uma discussão sobre o contexto da descentralização, as principais tendências de gestão urbana e a utilização dos recursos técnicos neste contexto. O segundo capítulo trata do cadastro técnico, em seus aspectos conceituais e históricos, destacando o caráter multifinalitário. O terceiro capítulo aborda uma caracterização geral do município de Valença e o quarto, os resultados da análise da experiência de uso do cadastro na sua gestão. Por fim, apresentam-se as considerações às quais foi possível chegar, a partir da análise de uma experiência prática, sobre o uso do cadastro técnico na gestão urbana.
- ItemProcesso de ocupação e degradação ambiental: o caso da Lagoa do Prato Raso em Feira de Santana - Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08-28) Santana, Gisele Barbosa de Araujo; Fonseca, Antonio Angelo Martins daEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de ocupação e degradação da Lagoa do Prato Raso, no município de Feira de Santana – BA, a fim de identificar os impactos ambientais provocados pelo acelerado processo de urbanização, que vem acarretando diversos problemas ambientais, conseqüência da falta de planejamento que priorize o meio natural. O estudo foi realizado pelo fato da Lagoa se encontrar numa área central da cidade e as especificidades dos problemas ambientais, sociais e jurídicos que envolvem para a conservação da mesma, fatores, estes, que começam a partir do aumento da população da cidade, após a implantação do Centro Industrial do Subaé – CIS, este intensifica o processo de urbanização no município, passando por profundas transformações, que determinaram mudanças na organização sócio-espacial. Com isto a população convive com a inexistência de saneamento básico, poluição, inundações, que causam bastantes transtornos para aqueles que vivem em seu entorno. Portanto, se faz necessário, identificar os problemas causados pela ocupação desordenada no entorno das lagoas, pois estas têm contribuído para a poluição dos mananciais hídricos. E, também, despertar a importância da preservação de mananciais hídricos, como a Lagoa do Prato Raso, para a melhoria de qualidade de vida da população.
- ItemRegulação e configuração espacial da rede de gás natural na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-28) Araújo, Thiago Durães; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Medici, Carlos Egídio RosaOs debates contemporâneos, na tentativa de compreender, aprofundar e ampliar o conhecimento sobre a relação entre as redes técnicas e o território têm se tornado cada vez mais constantes nos distintos campos do conhecimento, seja de forma individual ou interdisciplinar. As preocupações em torno do tema estão diretamente ligadas às grandes transformações sofridas pela sociedade em decorrência da Revolução Tecnológica e Informacional marcado pelo processo de globalização. Nesse cenário, as redes têm se tornado de grande importância, justamente por permitir a instantaneidade das informações além da flexibilidade de localização, hoje tão intrínsecas tanto no cotidiano das pessoas como na localização das atividades produtivas no espaço. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de compreender a relação entre as redes técnicas e o território através do estudo das normas regulatórias e da configuração espacial da rede de gás natural na cidade de Salvador. Foram obtidas informações sobre os principais agentes que atuam na distribuição do gás natural, assim como, informações sobre a configuração espacial da rede de distribuição, posteriormente mapeada para melhor compreensão da localização de suas estruturas. Os resultados obtidos nos permitem compreender os impactos da configuração espacial das redes técnicas no território de Salvador, sendo elas resultados ou estimuladores da diferenciação entre as localidades no espaço urbano.
- ItemRegulação urbana no município de Luís Eduardo Magalhães – BA(2008-10-21) Santana, Adriana de Jesus; Fonseca, Antonio Angelo Martins daEste trabalho teve como objetivo a análise do processo de regulação territorial no município de Luís Eduardo Magalhães-Bahia, dando ênfase a discussão sobre o perímetro urbano e o zoneamento entendidos aqui como instrumentos normativos de gestão e planejamento do espaço urbano. O município de Luís de Eduardo Magalhães é caracterizado por um grande dinamismo devido às atividades relacionadas ao agronegócio. Por conta disso, o processo de regulação urbana expressa tanto o vetor econômico, quanto o conflito entre os mais variados agentes que atuam no espaço. As regras do perímetro e do zoneamento urbanos elaboradas pelo governo local e analisadas aqui, são importantes referências para a regulação em cidades do agronegócio. Assim, as normas regulatórias de uso do solo se por um lado visam minimizar os danos causados pela ação dos agentes (imobiliário, etc.) de produção do espaço urbano na qualidade de vida da cidade, por outro facilitam a ação desses agentes.