Bacharelado em Geografia - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Geografia - DCH4 por Orientador "ARAÚJO, Joseane Gomes de"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos impactos socioambientais do loteamento Morro Do Ouro na cidade de Jacobina-Bahia(2018-06-15) FREITAS, Luana da Silva; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos socioambientais decorrentes da ocupação urbana na cidade de Jacobina-Bahia, em particular com a implementação do loteamento Morro do Ouro. Nesse estudo pretende-se analisar o processo histórico da ocupação urbana a partir da construção de loteamentos, seguindo da avaliação das políticas públicas locais e das diretrizes destinadas a preservação de áreas permanentes, identificando as características físicas da área estudada e diagnosticando as principais alterações socioambientais. Para realização da pesquisa desenvolveu-se as seguintes ações: pesquisa bibliográfica, documental e visita em campo. Os estudos sobre a ocupação de grandes áreas na região periférica da cidade são determinados pelo mercado imobiliário, em busca de maior lucratividade e as questões socioambientais também já são evidenciadas a partir de esgotos lançados nos cursos d´água, remoção de vegetação nativa, ocupação em Áreas de Preservação Ambiental e aceleração da fragilidade ambiental – erosão, promovendo alterações socioambientais nas bacias hidrográficas da Félix Tomaz e Itapicuru-Mirim.
- ItemAs contribuições do ensino fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos.(2011-03-18) ARAÚJO, Valdir; ARAÚJO, Leonardo Rios; ARAÚJO, Joseane Gomes de; JESUS, José Alves de; LEAL, Ione JatobáO presente trabalho propõe-se a investigar as contribuições do Ensino Fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos do 6º ao 9º ano. Entende-se que o Ensino Fundamental II é de vital importância para a vida escolar dos discentes, uma vez que, atua como base formadora dos inúmeros conceitos a serem trabalhados nos demais níveis. Procurou-se esclarecer o seguinte problema: de que forma o Ensino Fundamental II contribui para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: identificar os saberes dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II sobre as noções cartográficas; analisar a prática pedagógica dos professores de Geografia sobre o ensino de Cartografia; avaliar os livros didáticos sobre as noções cartográficas; enumerar as dificuldades dos alunos no que se refere aos conceitos cartográficos; avaliar os mapas mentais produzidos pelos alunos. Para tanto, utilizamos o método dialético, uma vez que o mesmo facilita a identificação de uma realidade que está implícita e por abranger um estudo direcionado ao objeto e ao sujeito simultaneamente. Para desenvolvê-lo utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários aplicados com professores e alunos e mapas mentais aplicados somente com os discentes, bem como análise dos livros didáticos utilizados pelas instituições pesquisadas. Diante disso, este trabalho buscou identificar as dificuldades existentes nos alunos do Ensino Fundamental II para que fosse possível, ao término, apresentar possibilidades de mitigá-las, uma vez que, chegou-se à conclusão que o Ensino Fundamental II, nas Instituições pesquisadas, faz-se ineficaz, já que os discentes estão saindo do 9º ano sem os conhecimentos básicos no que se refere à Cartografia.
- ItemA (des) articulação da geografia acadêmica e escolar no contexto do estágio supervisionado da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, campus IV Jacobina-Ba(2018-03-01) SANTOS, Aline Rios da Silva; JESUS, Quele Oliveira de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico buscou identificar os dilemas da (des) articulação da Geografia acadêmica e escolar no contexto do Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus de Jacobina, bem como, analisar até que ponto os conhecimentos geográficos construídos na universidade dialoga com a geografia escolar, durante o estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado consiste em uma das mais relevantes etapas no processo educativo de ensino-aprendizagem, pois permite ao aluno estagiário operacionalizar o aprendizado adquirido nas práticas acadêmicas fora da universidade, tendo a oportunidade de intervir na realidade educacional, colocando em prática a teoria adquirida ao longo do curso e diante dos resultados obtidos poderá nortear sua práxis pedagógica, pois é nesse momento que o estagiário assume autonomia em relação ao campo de atuação. E para que tal processo seja de fato consolidado é necessário que o futuro professor de geografia tenha uma boa formação dentro da academia, onde os conhecimentos geográficos construídos na universidade possam dialogar com a geografia escolar. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada análise bibliográfica e revisão documental, também trabalhamos com aplicação de questionários semiestruturados com os graduandos do curso de Geografia da UNEB, campus IV que estavam cursando o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, no semestre de 2017.1 a fim de coletar dados e informações que possibilitassem responder os questionamentos levantados. Através desses, foi possível mensurar alguns impasses durante o Estágio Supervisionado, uma vez que nem sempre existe conexão entre dos conteúdos trabalhados nas universidades com aqueles ensinados nas instituições básicas, bem com, as dificuldades pelos graduandos de ressignificar os conhecimentos acadêmicos para a sala de aula.
- ItemA Educação Especial na perspectiva da inclusão na licenciatura em geografia, UNEB - Campus IV(2019-07) ROSÁRIO, Juciane das Virgens; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SALVADOR, Juliana Cristina; FERREIRA, Carlos LimaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a Educação Especial na perspectiva da inclusão vem sendo tratada no curso de licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Para tanto, inicialmente, faz-se necessário uma reflexão acerca da estrutura da matriz curricular do curso supracitado, de forma a identificar os componentes curriculares que abordam a Educação Especial na perspectiva da inclusão, descrever o processo de operacionalização da Educação Especial no curso de licenciatura em Geografia, além disso, apresentar perspectivas da Educação Especial e Inclusiva, considerando a formação inicial em nível superior, oferecida aos licenciandos em exercício profissional e/ou futuros professores de Geografia. E, assim, compreender que o curso de licenciatura em Geografia, pode contribuir de maneira significativa para o efetivo processo de inclusão educacional e social de todos os alunos. O desenvolvimento desta produção se deu por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, as quais serviram como suportes e contribuições para uma maior investigação e aprofundamento referente à temática. A coleta de dados foi obtida por meio da análise da matriz curricular, dentre outros documentos necessários e imprescindíveis (lista de alunos matriculados – ingressos no curso; lista de alunos matriculados por disciplina – “Educação para Necessidades Especiais e LIBRAS”, e resolução do componente curricular LIBRAS), existentes na estrutura do curso de licenciatura em Geografia, da UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Os resultados apontam que, é perceptível a presença da Educação Especial/Inclusiva no curso pesquisado, por meio dos componentes curriculares “Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) ” e “Educação para Necessidades Especiais”. No que diz respeito ao seu processo de operacionalização, dentre os apontamentos: os estudos relativos a Educação Especial/Inclusiva, levando em conta as nomenclaturas e planos de disciplinas, estão limitados a esses componentes curriculares. No entanto, atualmente, o componente curricular “Educação para Necessidades Especiais” não está se constituindo em um auxiliador. Embora não tenha a inclusão como eixo de formação, por outro lado, os resultados levantados, possibilitaram também apresentar perspectivas da Educação Especial/Inclusiva, tais como: providências em relação a retomada da oferta de “Educação para Necessidades Especiais”, (ampliação de carga horária deste); inserção de estudos teóricos e práticos sobre a temática da Educação Especial/Inclusiva, de forma transversal, tanto nos componentes curriculares que tratam sobre a temática, quanto nos demais, existentes na matriz curricular do curso etc., são possibilidades aplicáveis, frente à inclusão educacional e social de todos os sujeitos, tendo em vista a compreensão de que, ao iniciar passos para a inclusão e considerar as perspectivas apresentadas, o curso pesquisado, poderá contribuir de maneira significativa para a efetivação desse processo inclusivo em toda sua plenitude.
- ItemA Expansão Urbana e a Segregação Socioespacial na Dinâmica de Periferização da Cidade de Jacobina-Ba entre (2010-2016)(2017-08-08) REIS, Daniel Carneiro; ARAÚJO, Joseane Gomes de; JESUS, Fábio Nunes de Jesus; JESUS, José Alves deEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicar a relação que se estabelece entre a expansão urbana e a segregação socioespacial de Jacobina, e a ampliação do processo de periferização, e assim esclarecer suas implicações no Conjunto Habitacional Vivendas da Lagoa. O foco deste trabalho se deu a partir das discussões teóricas e da compreensão da formação socioespacial de Jacobina. A pesquisa de campo serviu como suporte e permitiu observar, explorar as ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público, bem como seus impactos na dinâmica socioespacial do Conjunto Habitacional. A dialética foi o pilar durante toda à pesquisa e permitiu a interpretação da realidade a partir das contradições estabelecidas espacialmente. A coleta de dados foi através de questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo estas analisadas e tratadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontam que o Conjunto Habitacional Vivendas da Lagoa tem o acesso a alguns serviços, em condições parcialmente satisfatórias. No entanto, a população sofre diretamente pela inexistência de políticas públicas que facilitem o acesso a serviços e infraestrutura básica, provocando assim, uma acentuada precarização da qualidade de vida dos citadinos, típicas da segregação socioespacial.
- ItemA Formação dos Professores e o Ensino da Cartografia no Ensino Fundamental I(2011-12-15) SOUZA, Jailson Alves de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; SANTOS, Jorima Valoz dosO presente trabalho consiste no resultado de uma pesquisa realizada junto aos professores das escolas públicas da rede estadual na cidade de Jacobina, Bahia, Brasil, que trabalham com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e tem como objetivo analisar a relação entre a prática pedagógica e a formação destes profissionais, ressaltando a seriedade do ensino da Geografia e a necessidade de uma boa Alfabetização Cartográfica nesta fase da educação. Para o alcance dos objetivos na condução da pesquisa, optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Por esse motivo foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa e a observação direta. São feitas também recomendações acerca da temática no sentido de incentivar a discussão na busca de alternativas amenizadoras bem como, sugerir ações que possam contribuir positivamente no que diz respeito ao ensino da Cartografia para crianças.