Licenciatura em Matematica - DCH6
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Orientador "Jesus, Gildelson Felicio de"
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- ItemA implementação do currículo de matemática do novo ensino médio no Colégio Estadual de Tanque Novo(Universidade do Estado da Bahia., 2024-12-20) Moreira, Leilson Silva; Souza, Maisa Silva; Jesus, Gildelson Felicio de; Mattos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daEsta pesquisa analisa a implementação do novo currículo de matemática no Ensino Médio, com referência nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como estudo de caso o Colégio Estadual de Tanque Novo, na Bahia. O objetivo principal é compreender os impactos dessas mudanças para professores e alunos, explorando os desafios, possíveis avanços e retrocessos. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizado como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado aos alunos e uma entrevista estruturada aplicado aos professores. A investigação revelou que, apesar das propostas de flexibilização e itinerários formativos previstas pela Lei nº 13.415/2017, a reforma enfrenta limitações significativas, como a falta de investimento em infraestrutura escolar, ausência de formação adequada para docentes e carência de diálogo com a comunidade escolar. Essas deficiências têm gerado sobrecarga para professores e desinteresse dos estudantes, principalmente entre os de classes sociais mais vulneráveis, aprofundando desigualdades educacionais. Os resultados sugerem a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, formação continuada para os docentes e maior participação da comunidade escolar na formulação e implantação de políticas educacionais. Conclui-se que, embora a reforma do Ensino Médio traga propostas inovadoras, a ausência de suporte adequado limita seu potencial, destacando a importância de estratégias voltadas para a equidade educacional e melhoria do ensino público no Brasil.
- ItemA relação pedagógica aluno-aluno no ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-03) Nascimento, Luís Carlos Esdras Duarte; Rodrigues, Marcos Vinicius Teixeira; Jesus, Gildelson Felicio de; Jesus, Gildelson Felício de; Grossi, Flávia Cristina Duarte Pôssas; Oliveira, Sandra Alves deO presente trabalho discorre a respeito de ações que envolvem a participação dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, a qual nomeamos de relação pedagógica aluno-aluno, através de uma pesquisa de campo efetuada com estudantes concluintes do Ensino Médio de escolas públicas das cidades de Caetité e Guanambi. O principal objetivo desta pesquisa foi estudar as razões pelas quais discentes procuram amparo de seus colegas e também o que motiva alguns alunos a proverem esse auxílio, na tentativa de descobrir se essa interação entre eles favorece o aprendizado da disciplina de Matemática. A metodologia empregada, utilizou da aplicação de questionários nas escolas e de entrevistas individuais com alunos de perfis de monitor e aprendiz como ferramentas de produção de dados, visando analisar os pontos mais relevantes proporcionados por essa interação de indivíduos do mesmo grupo. Dessa forma, obteve-se as justificativas para que essa relação se manifeste, descrição das técnicas apropriadas pelos estudantes no exercício informal do ensino-aprendizagem e também os benefícios alcançados para ambos os lados dos que usufruem desse vínculo, admitindo que a troca de experiências viabiliza a melhor construção do conhecimento
- ItemApropriação de Práticas matemáticas por empreendedores de Tanque Novo (BA) para gerir o seu comércio.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Malheiro, Carlos Rodrigo Queiroz; Souza, Edivan Leão; Jesus, Gildelson Felicio de; Felipe, Francisco Flávio Alves; Rocha, Júlio Max Xavier daO presente trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o conhecimento matemático e as atividades empreendedoras exercidas pelos comerciantes da cidade de Tanque Novo, na Bahia, relacionando a boa gestão empreendedora com os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles durante o período escolar e em suas relações cotidianas. Para tanto, foi realizado um estudo com base na etnomatemática e as relações comerciais estabelecidas pelos empreendedores no dia a dia, por meio da apropriação de práticas matemáticas advindas de experiências e vivências cotidianas e escolares. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário composto por 23 perguntas objetivas e discursivas, aplicado a dez empreendedores residentes na cidade de Tanque Novo. O estudo mostrou que os empreendedores entrevistados se subdividem em dois grupos: os que concluíram o ensino médio e os que não terminaram este período de estudos. Todavia, ambos os grupos se apropriaram de práticas matemáticas essenciais para a vitalidade e o gerenciamento de seus empreendimentos. Portanto, conclui-se que o nível de formação escolar não influencia o sucesso comercial, mas o conhecimento matemático, advindo de experiências escolares ou cotidianas, apresenta-se como peça fundamental para o sucesso de um negócio.
- ItemO paradoxo de simpson em dados de vacinação: um estudo de caso sobre a covid-19(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-06) Silva, Gabriel Farias; Jesus, Gildelson Felicio de; Silva, Daniel de Jesus; Rocha, Júlio Max Xavier daO presente trabalho consiste em um estudo de caso acerca do paradoxo de Simpson nos dados de vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Nas tabelas publicadas nacionalmente, pode-se observar um contraste nas taxas de mortalidade associadas à doença quando os dados de cada grupo de vacinação são analisados na população total e em subgrupos por faixa etária. Após identificar desse fenômeno, conhecido como paradoxo de Simpson, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tópico, com o apoio de autores que auxiliaram a guiar as discussões sobre os fundamentos da estatística, suas armadilhas e o paradoxo de Simpson. Grande parte da discussão teórica se relaciona às estruturas causais do fenômeno e à maneira que as variáveis de confusão impactam os resultados. Ao longo do trabalho, há uma reflexão sobre os efeitos do paradoxo como causados pelo uso inapropriado da média aritmética simples em vez da ponderada. Conclui-se que a estatística deve ser pensada criticamente para melhor identificar fenômenos de confusão e para auxiliar no combate contra notícias falsas relacionadas a questões sociais, como a vacinação, cujas consequências foram evidentes durante a pandemia da covid-19.
- ItemSaberes docentes relacionados ao uso da calculadora em aulas de matemática: uma análise com estudantes do final da graduação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-16) Rocha, Iara Santos; Oliveira, Sidinéia Leão; Jesus, Gildelson Felicio de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin LimaNeste estudo, investigamos os saberes que os estudantes do final da graduação (7º e 8º semestres) do curso de Licenciatura em Matemática da Uneb, Campus VI, Caetité – Bahia, Brasil, têm se apropriado para o uso da calculadora em aulas de matemática, referenciando-se em suas experiências com a ferramenta e formações para o seu uso em sala de aula. Nos dias atuais, o desenvolvimento das tecnologias está em um ritmo cada vez mais acelerado, determinando rápidas transformações na sociedade, inclusive na escola, que se vê perante o desafio de aliar a tecnologias aos processos de ensino. No tocante à Educação Matemática, destacamos a calculadora, ferramenta amplamente utilizada no cotidiano e capaz de potencializar a aprendizagem em matemática. Apesar de ser uma ferramenta relativamente antiga se comparada, por exemplo, a softwares matemáticos e planilhas eletrônicas, ainda hoje discutimos a relevância da sua integração às práticas pedagógicas em matemática. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e adotou o questionário como técnica para obtenção dos dados. Em nossa análise, apresentamos as respostas dos licenciandos ao questionário e discutimos os resultados observando que a maioria desses estudantes apresentam defasagens em relação a determinados saberes para o uso da calculadora em aulas de matemática, enquanto ferramenta pedagógica. Esses resultados, apontam para lacunas nos currículos dos cursos de formação de professores, sinalizando para revisões nos programas de formação ou desenvolvimento de novos mais voltados para a integração das tecnologias à prática docente em matemática, inclusive a calculadora.