Licenciatura em Matematica - DCH6
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Orientador "Jesus, Gildelson Felício de"
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- ItemA história da matemática como ferramenta para uma prática pedagógica crítica e significativa: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Carvalho, Rian Lima Silva; Moitinho, Gisele Leão; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho tem como objetivo central tratar sobre a História da Matemática como uma ferramenta essencial na promoção de uma prática pedagógica crítica e significativa para o ensino da disciplina Matemática, tendo em vista que ensino e aprendizagem da mesma, por vezes, é entendido como um conjunto de axiomas e teoremas que foram estabelecidos anteriormente e que são apenas repassados e trabalhados de maneira repetitiva. Nesse contexto, torna-se cada vez mais indispensável a busca por metodologias que despertem o interesse e a motivação dos educandos, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. Uma abordagem histórica que desperta a curiosidade, estimula o questionamento e permite que os alunos enxerguem a matemática como uma ferramenta com poder e relevância em diversos campos do conhecimento humano. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja estratégia metodológica consistiu em realizar uma revisão bibliográfica criteriosa, por meio das plataformas digitais: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo), Banco de dissertações e teses da CAPES e Google Acadêmico. O presente trabalho enfatiza a importância do estudo da História da Matemática como um recurso pedagógico enriquecedor e um possível meio para despertar o interesse dos alunos pela disciplina matemática. Além disso, incentiva-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem e promovam uma aprendizagem significativa da matemática, proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente e contextualizada.
- ItemO origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Reis, Ana Júlia dos; Oliveira, Kailane Alves; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Rocha, Júlio Max Xavier daO presente trabalho, intitulado “O origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis”, tem como objetivo analisar o uso do origami como recurso didático no ensino da Geometria, investigando de que modo a utilização das dobraduras pode favorecer a aprendizagem de conceitos geométricos e contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma oficina prática com os alunos do 2º ano B do curso de Análises Clínicas do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Caetité – CIEBTEC. Durante a oficina, os participantes construíram figuras como cubo e tsuru, utilizando o origami como recurso manipulativo para explorar formas geométricas, simetrias e propriedades espaciais. Os registros e observações da atividade revelaram maior engajamento por parte dos alunos, além de indícios de melhora na compreensão dos conteúdos abordados. Conclui-se que o uso do origami representa uma estratégia didática eficaz, promovendo uma aprendizagem mais significativa, concreta e interativa no ensino da Geometria. Além disso, o origami se mostra uma ferramenta didática potente e versátil, com potencial de aplicação em diferentes etapas da Educação Básica.
- Item“Se antes já era difícil [...] com a pandemia agravou”: repercussões do processo de escolarização remota no retorno presencial em aulas de Matemática por estudantes e professores de escolas públicas de Caetité/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Alves, Inácio Souza; Novais, Larissa Farias; Jesus, Gildelson Felício de; Silva, Daniel de Jesus; Fernandes, Marinalva NunesHá alguns acontecimentos que mudam o curso da história. Consoante a isso, a pandemia de Covid-19 resultou no esvaziamento das escolas na tentativa de conter o avanço da crise sanitária, obrigando as redes de ensino a adotarem medidas para continuação das atividades escolares. Nesse sentido, uma das estratégias utilizadas foi a adoção do ensino via mediação tecnológica, visando evitar a total paralisação das aulas. Neste estudo, buscamos compreender os impactos do ensino remoto em Matemática no retorno às aulas presenciais, sob a perspectiva de alunos e professores do Ensino Fundamental – Anos Finais de duas escolas públicas de Caetité/BA. Dessa maneira, a proposta metodológica tem uma abordagem quali quantitativa, para a qual foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos para a coleta de dados. Quanto a organização, inicialmente, revisamos as dificuldades históricas inerentes a aprendizagem em Matemática, bem como, contextualizamos o ensino remoto e suas implicações no componente supracitada. Na nossa análise, ao passo que apresentamos os resultados, os discutimos simultaneamente, focalizando nos discursos apresentados pelos docentes nas entrevistas. Após a análise de resultados, identificamos repercussões do processo de escolarização remota, tanto na prática dos professores quanto na aprendizagem dos estudantes, sendo que em relação aos discentes, houve um agravamento em comparação ao período anterior a pandemia, sendo apontado lacunas e defasagem na aprendizagem de determinados conteúdos de matemática.
- ItemSoroban como recurso pedagógico no ensino: estimulando o raciocínio lógico nas quatro operações básicas(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Ana d’arck Souza; Silva , Evely Almeida; Jesus, Gildelson Felício de; Jesus, Gildelson Felício de; Rocha, Júlio Max Xavier da; Mattos, Robson Aldrin LimaO presente trabalho tem como foco descobrir os benefícios da utilização do Soroban como ferramenta pertinente ao entendimento dos conceitos abstratos da Matemática e desenvolvimento das habilidades importantes que ajudam o estudante tanto no aprendizado quanto na sua vida como um todo. Esta pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Caetité -BA. Os referidos alunos participaram de oficinas para procedimentos de cálculos com o uso do Soroban. Como parte da estratégia metodológica e análise dos dados, foram aplicados dois testes diagnósticos: o primeiro com o intuito de sondar o nível de entendimento dos alunos e o segundo visando analisar o manuseio do Soroban, o desempenho e o impacto causado nos estudantes. Esses questionários são bases comparativas para a pesquisa, pois os dados foram coletados de forma qualitativa e quantitativa para serem discutidos. Como resultado das oficinas, constatou-se que a ferramenta teve um impacto positivo no desempenho dos alunos, melhorando a concentração e a memória, bem como verificou-se uma insuficiência nos recursos didáticos utilizados no ensino tradicional da Matemática.