Licenciatura em Matematica - DCH6
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Orientador "Felipe, Francisco Flávio Alves"
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- ItemA construção do saber profissional docente: análise das percepções dos participantes do Programa de Residência Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Martins, Gustavo de Oliveira; Kátia Fernanda Cardoso , Kátia Fernanda Cardoso; Felipe, Francisco Flávio Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; D'Esquivel, Márcio OliveiraEsta monografia pretende investigar a visão dos discentes do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI – Caetité, que participam do Programa de Residência Pedagógica em relação ao saber profissional docente. O saber docente é compreendido como o conjunto de conhecimentos necessários para exercer a profissão de professor, englobando tanto o saber a ensinar quanto o saber para ensinar. No contexto específico do ensino de matemática, o saber profissional docente vai além do conhecimento matemático em si, incluindo também o conhecimento didático e metodológico. Esta pesquisa busca explorar como os discentes percebem e compreendem esse saber profissional docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo e em um estudo de caso, de cunho qualitativo, com base na aplicação de um questionário com os discentes participantes da Residência Pedagógica. Através da análise das informações, foram identificados os principais aspectos levantados pelos discentes em relação ao saber profissional docente. A partir dos resultados desta pesquisa obtiveram-se contribuições para aprimorar a formação inicial de professores de matemática, fornecendo uma melhor visão sobre as percepções dos licenciandos acerca do saber docente, além de ações e estratégias para fortalecer e desenvolver o saber profissional docente no âmbito da licenciatura em matemática da UNEB, visando formar profissionais mais preparados e qualificados para o ensino da disciplina.
- ItemO ensino/aprendizagem de matemática para deficientes visuais de baixa visão do CEEEC(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Célia Fernandes da; Azevedo, Marco Túlio Santos de; Felipe, Francisco Flávio Alves; Felipe, Francisco Flávio AlvesEssa pesquisa é o resultado de um processo investigativo, sobre o ensino/aprendizagem dos alunos de baixa visão do centro de apoio educacional especializado - CEEEC no município de Caetité. Teve como principal objetivo analisar criticamente os desafios, e as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas e no processo de ensino e aprendizagem relacionados ao cotidiano do aluno com deficiência visual de baixa visão. Nesse processo o estudo foi amparado à luz de alguns autores renomados em deficiência visual tais como: Martin e Bueno (2010), Masini (2007) e Conde (2005), onde esclarece sobre os principais tipos de afecções que provoca a baixa visão; Gil (2005), Pletsch (2009) e SENAC (2005) retratando as práticas pedagógicas e o processo de educação inclusiva, ainda recorreu-se se a D’ Ambrósio (1989), e Ferronato (2002); entre outros enfocando a questão do processo de ensino especial e de inclusão na aprendizagem em matemática, de maneira descomplicada e de fácil abstração. Aponta-se neste estudo a necessidade de professores capacitados para lidar com crianças com deficiências matriculadas no ensino regular, pois a grande parte dos professores de matemática afeiçoa-se muito ao livro didático, o que dificulta o aprendizado dos alunos deficientes visuais. Vê se ainda a falta de recursos e metodologias adequadas ao ensino especializado de matemática. Nesse sentido, o processo de ensino/aprendizagem da Matemática a alunos com deficiência visual fica disperso e inconsistente no ensino regular, pois ele precisa de outros meios para abstrair o conhecimento matemático. Analisar o ensino e a aprendizagem de matemática do aluno deficiente visual de baixa visão e a utilização adequada do material didático, de modo a evitar lacunas no processo de aprendizagem matemática foi um marco exploratório dessa investigação. Ela foi caracterizada mais por uma pesquisa qualitativa, com poucos dados quantificados, a partir de amostragem aleatória entre professores do Núcleo Visual do CEEEC, concluindo com a utilização do método de história oral (conversas informais e depoimentos) e análise in lócus. Percebeu-se que o atendimento de alunos do CEEEC é bem diversificado indo da alfabetização até o Ensino Médio, em diferentes idades. Também atendem professores do ensino regular e outros segmentos sociais. Esse trabalho foi estruturado em quatro capítulos onde o primeiro capítulo, “Deficiência e educação inclusiva: um olhar histórico” fala sobre a deficiência e a educação na sua trajetória histórica, e sobre as dificuldades do ensino de matemática a deficientes visuais; o segundo com o intitulado “A etiologia da visão subnormal” expõem sobre as afecções que atingem o sistema ocular provocando a visão subnormal; o terceiro far-se-á a discussão sobre a metodologia empregada, na fase de investigação desta pesquisa teórica e prática no CEEEC, e por último, o quarto capítulo, faz a análise dos dados obtidos na pesquisa, após esse estudo foi feita uma reflexão aprofundada e redigida as considerações finais. Contudo, o estudo aponta um esclarecimento das dificuldades no cotidiano da educação inclusiva principalmente nos centro educacionais de apoio especializado.