Licenciatura em Matematica - DCH6
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Orientador "Alves , Felipe Francisco Flávio"
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- ItemEducadoras sociais e suas práticas junto à infância em vulnerabilidade social: um olhar sobre o Projeto Monte Pascoal e Sol Nascente(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Duques, Maria Luiza Ferreira; Alves , Felipe Francisco Flávio; Francisco Flávio AlvesPensar sobre as práticas educativas desenvolvidas num sistema de Educação Popular e os desdobramentos delas decorrentes para os sujeitos, significa pensar sobre as relações que se estabelecem entre educadores, educandos e os saberes emanados das experiências de ambos. O presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar as práticas educativas de educadoras sociais que atuam junto à infância em vulnerabilidade social no Projeto Monte Pascoal e Sol Nascente na cidade de Guanambi-BA. A partir de um levantamento bibliográfico, construí um quadro teórico de suporte com o intuito de aprofundar os conceitos relevantes ao estudo. Levando-se em conta a natureza do tema, o trabalho foi construído através de pesquisa qualitativa mediante estudo de caso que forneceu subsídios para entrevistar e observar os sujeitos na dinâmica da instituição, tendo uma amostra constituída por quatro educadoras do Projeto, uma coordenadora do Projeto e uma funcionária de serviços gerais. As informações colhidas evidenciaram que, embora as educadoras careçam de iniciativas dos organismos competentes no sentido de garantia de condições de trabalho e de formação, as práticas educativas acontecem e se originam na relação das educadoras entre si e com o contexto social, e esta construção de fazeres e saberes tem como motivação as vivências dos sujeitos. A educação que é passada pelas educadoras está imbuída de um caráter de humanização e libertação social. É com base na junção cuidadosa de um pouco do saber sistematizado com saberes populares que as práticas se desenham no processo educativo desenvolvido pelas educadoras do Projeto. Constatou-se que as atividades voltadas para o lazer, os exercícios corporais, o trabalho com a música, com encenações de histórias, dentre outras que apresentam um caráter lúdico são tomadas como elementos propulsores da prática das educadoras, já que, são nesses momentos que as crianças se libertam de pressões e tensões vividas em outros espaços e se abrem à receber as demais atividades propostas. E no bojo dessas práticas, percebe-se uma proposta interdisciplinar não percebida, mas assumida por elas como meio de se conseguir níveis mais elevados de articulação entre as áreas do saber e entre as experiências partilhadas no trabalho social. Atrelado a isso, está a ação e a experiência, presentes nas práticas pedagógicas das educadoras sociais, que contribuem para a construção cotidiana de suas práticas educativas. Percebe-se que as práticas são impregnadas de sentido e libertação, o que conduz as educadoras a abrirem novos caminhos, vivenciando o processo e não apenas observando o caminhar, isso mostra toda a dimensão humana e ética da natureza do fazer cotidiano das educadoras sociais.