Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Dantas, Tânia Regina"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesafios político-pedagógicos da formação docente da EJA em escolas rurais(2020-10-30) Pereira, Marília Regina Souza; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo trouxe como tema a formação continuada docente, o seu objeto concentrou-se na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos em escolas rurais. Teve como objetivo geral compreender os processos de formação continuada vivenciados pelos docentes da EJA no âmbito das escolas rurais, evidenciando os desafios político-pedagógicos a partir de suas narrativas. O estudo emergiu da seguinte questão problematizadora: Quais são as condições objetivas da formação continuada docente na Educação de Jovens e Adultos e que desafios político-pedagógicos são gerados nesse processo, particularmente no contexto rural em Seabra-Bahia? Almejando identificar e analisar as condições objetivas da formação continuada da EJA, foi configurado o objetivo principal dessa investigação e questionar quais são os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes que atuam na EJA nas escolas rurais de Seabra-BA; problematizar os aspectos político-pedagógicos da formação docente para a EJA e como se evidenciam na prática. Para tanto, busquei a análise documental na LDB nº 9.394/96; no Parecer CNE nº 11/2000; nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos nº 11/2000; no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024; fundamentação teórica referente a formação docente em Freire (1996), Nóvoa (2009), Dantas (2012, 2016a), Alves (2016), Arroyo (2006), Laffin (2018) e Pereira e Rios (2015); as bases conceituais da formação contínua de Nóvoa (2002), que sustentaram o trabalho; e no que tange à metodologia, em Souza (2006), Delory-Momberger (2012), Clandinin (2015), Abrahão (2004), Josso (2004). A abordagem metodológica teve como base a pesquisa qualitativa, especificamente (auto)biográfica, e teve como dispositivo as entrevistas narrativas. A análise foi interpretativa-compreensiva com base em Ricouer (1996) e Souza (2004). Foram entrevistados cinco docentes que atuam na modalidade EJA em duas escolas municipais no âmbito do contexto rural de Seabra, destacando a trajetória de vida e formação, a relação deste percurso profissional/pessoal com o processo de construção da identidade profissional, contribuindo através das narrativas (auto)biográficas dos professores para ampliar a discussão sobre esse campo de atuação, assim como a ressignificação da identidade desse profissional, sua formação e atuação pedagógica. O estudo indicou os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes da EJA em escolas rurais, apontando para a necessidade de maiores investimentos nos processos de formação continuada de professores, articulada numa relação com a prática diária.
- ItemEducação e saúde: análise do programa saúde na escola (PSE)(2017-06-13) Santos, Jacqueline Meire; Dantas, Tânia Regina; Souza, Eliane Santos; Souza, Elizeu Clementino deO tema da pesquisa é relevante por se tratar de saberes e fazeres educativos que estão no cotidiano da escola. A trajetória educativa e profissional da pesquisadora contribuiu para que percebesse o quanto é latente e pouco discutida pelos profissionais da educação a promoção da saúde. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como tem sido implementada no espaço escolar brasileiro a política intersetorial de promoção de saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE), nas duas primeiras décadas do século XXI, conforme produção e circulação na literatura acadêmica da área de educação e saúde. Nesta busca, deu-se ênfase ao Componente de ação III do PSE: Formação. Optou-se metodologicamente em realizar um estado da arte a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram analisados documentos referenciais da Política Nacional de Promoção da Saúde e da implementação do PSE. Além disso, fez-se o levantamento de publicações realizadas na Revista Ciências e Saúde Coletiva da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e na Revista Brasileira de Educação da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no período de 2007 e 2016. Nos resultados do estudo, notou-se que, embora haja interesse de pesquisadores de diversas regiões do país, ainda há pouca produção da área de educação sobre o tema. Reafirmado, assim, o reconhecimento da escola para a promoção da saúde, porém sendo o PSE uma ação vigente na escola é aparentemente pouco reconhecida na área de educação. Um outro resultado aponta para importância da devida atenção na formação dos profissionais envolvidos, sejam eles de atenção básica à saúde ou de educação básica como forma de fortalecimento recíproco e intersetorial dos seus saberes e fazeres. Sem uma qualificação dialógica, contínua e colaborativa, o PSE – enquanto a maior política pública de promoção de saúde desenvolvida hoje no espaço escolar brasileiro – fica enquanto prática ameaçada. Este estudo contribui, com seus resultados, para a produção e circulação de conhecimentos acerca da temática de educação e saúde no Brasil.
- ItemFormação continuada de professores da educação básica: implicações para a prática pedagógica docente(2016-08-22) Silva, Enoilma Simões Paixão Correia; Dantas, Tânia Regina; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de abordagem (auto)biográfica, cujo objetivo foi analisar as implicações da proposta de formação continuada oferecida pelo Projeto GESTAR na Escola na prática pedagógica docente, no contexto da Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino em Salvador. O objeto de estudo são as implicações da formação continuada na prática pedagógica do professor. Foram realizadas entrevistas narrativas, observação do campo de atuação profissional dos professores e análise de documentos do planejamento utilizados pelos professores. As narrativas evidenciaram que a formação docente não oferece subsídios suficientes para o professor exercer seu trabalho em sala de aula; e a formação continuada se apresenta como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos da formação inicial. No bojo das implicações da formação continuada do Projeto GESTAR na Escola, os sujeitos buscam os subsídios para a sua prática pedagógica e apresentam aspectos favoráveis e alguns elementos da formação que o Projeto precisa aprimorar. Ficam evidentes algumas premissas para que a formação continuada tenha implicações na prática pedagógica do professor: o desejo em mudar a prática; a abertura para implementação de inovações; o apoio da escola na garantia das condições adequadas à efetivação de inovações, o que leva o Projeto GESTAR na Escola a repensar, no bojo de suas ações, os aspectos que favoreçam a autonomia do professor na organização de sua própria formação.
- ItemFormação continuada de professores no cotidiano escolar: reinvenções e aprendizagem(2016-07-14) Almeida, Valcineide Santos de; Dantas, Tânia Regina; Cida, Denise Moura de Jesus; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, com o objetivo principal de investigar como o processo de formação continuada de professores concretiza-se no interior de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador, tendo em vista saber se este ambiente educativo funciona como um lócus de aprendizagem para os professores. O problema de pesquisa, no entanto, surge da inquietação em relação aos cursos e palestras para os quais os professores da rede municipal são convidados a participarem, os quais, muitas vezes, não respondem às exigências de uma reflexão coletiva sobre a prática docente, se distanciando, cada vez mais, da ideia de ver a escola como um lugar de formação e os professores como protagonistas ativos do processo de formação continuada. Assim, cabe questionar se o cotidiano escolar funciona como um espaço de aprendizagem para os professores. O estudo é ancorado nos referenciais teóricos desenvolvidos pelos seguintes autores: Candau (2011); Dantas (2012); Imbernón (2010; 2011); Garcia (1992; 1999); Nóvoa (1992; 1995; 1999; 2002); Josso (2006; 2014); Pais (2003); Certeau (2014); Ferraço (2006; 2008) e Freire (1996), dentre outros. O estudo de caso foi adotado como metodologia, por melhor possibilitar a investigação do processo de formação continuada dos professores, em profundidade e no seu próprio contexto: a escola. Para a coleta de dados e informações, os principais dispositivos utilizados foram a entrevista semiestruturada e observações. Com o estudo, foi possível perceber que o cotidiano escolar caracteriza-se como espaços e tempos em que os professores aprendem e reinventam a sua profissão tornando-se sujeitos e protagonistas do seu próprio processo de formação. Mediante os resultados apresentados, nota-se que os professores reconhecem a formação continuada como um instrumento necessário para a renovação da sua prática pedagógica, e consideram importante estar a todo o momento passando por processos de formação e autoformação. Também atribuem maior importância às aprendizagens que acontecem no cotidiano da escola, tais como, a acolhida, o planejamento, as trocas diárias com os colegas, os encontros pedagógicos, as trocas no grupo do whatsapp. Nas conclusões destaca-se que os professores encontraram vários desafios os quais não os impedem de criar condições para realizar e fortalecer os momentos coletivos, no cotidiano da escola, e, com as suas artes de fazer, reinventaram outros tempos de formação.
- ItemA Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar(2018-07-16) Pereira, Aline Santos; Dantas, Tânia Regina; Dantas, Tânia Regina; Bahia, Cristiano Sant’ anna; Leiro, Augusto Cesar RiosExistem vários debates e pesquisas atuais que buscam compreender como vêm se efetivando as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores, tais pesquisas enfatizam a necessidade de repensar sobre a formação inicial e continuada para professores visualizando o contexto e as concepções da sociedade atual. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa está delineado da seguinte forma: conhecer às metamorfoses pedagógicas proporcionadas aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino Básico no território Sul da Bahia, que cursaram a Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte nos anos de 2010, 2012 e 2013. A pesquisa é de natureza qualitativa, é um estudo de caso, cujo os sujeitos desse estudo foram 6 (seis) professores que realizaram o curso de especialização, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no período de 2010 a 2015, e que estão no exercício da profissão na Rede Estadual de Educação no território sul da Bahia. Para os procedimentos da coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma entrevista semiestruturada e a 2) observação de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) aulas dos professores que integraram a pesquisa. Com a recolha dos dados foi possível constar que os professores concebem a formação continuada como elemento essencial para o seu desenvolvimento profissional e compreendem que ela é importante para as reflexões sobre a prática pedagógica. Consideramos após as análises realizadas a necessidade de pensar a formação continuada de professores em exercício como uma proposta que valorizem a experiência dos docentes e coloque a prática pedagógica como a centralidade de todo o processo formativo. Conclui-se que diante das demandas existentes na atualidade é preciso valorizar políticas de formação continuada de professores e que estas formações estejam de acordo com as necessidades pedagógicas dos professores e que valorizarem a sua trajetória profissional e pessoal.
- ItemA formação de professores para a EJA: as estagiárias e minha trajetória acadêmica profissional no estágio supervisionado.(2019-09-27) Silva, Daniel Barbosa da; Dantas, Tânia Regina; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Souza, Sueli Ribeiro MotaA presente pesquisa tem como conhecer as contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na condição de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Estuda a formação de professores/as no contexto do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. O interesse pelo tema surgiu a partir do envolvimento com a Educação de Jovens e Adultos e o Estágio Supervisionado, como professor nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. A questão norteadora desse é: Quais são as contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar como professores/as na Educação de Jovens e Adultos? Os dispositivos utilizados para a produção das informações foram: observações, questionários e entrevistas narrativas. Caracterizase como uma pesquisa social, faço opção por uma abordagem qualitativa e como método a narrativa (auto)biográfica, visto que, são as histórias de vida, tanto minhas como professor pesquisador, quanto das estudantes do Curso de Licenciatura Pedagogia em seus processos de Estágio Supervisionado. A análise das informações procedida com base na técnica interpretativa-compreensiva sistematizada. A compreensão das informações se se fundamenta em categorias que emergiram a partir dos objetivos específicos e dos dispositivos de produção de informações. Sendo assim, criei três categorias: I - trajetórias de vida e formação, II - enfrentamentos e desafios no contexto do estágio e III - aprendizagens e conquistas nos contexto do estágio da EJA.
- ItemA formação inicial docente na extensão universitária: narrativas (auto)biográficas de estudantes de licenciatura em letras com espanhol(2020-09-14) Silva, Dayana Karla Barbosa da; Dantas, Tânia Regina; Guerra, Denise Moura de Jesus; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente investigação, de caráter qualitativo, trouxe como tema a formação inicial de professores e o seu objeto se concentrou na formação inicial de professores de língua espanhola, na extensão universitária. Teve como objetivo geral compreender o processo inicial de formação docente de graduandos da Licenciatura em Letras com Espanhol, da UEFS, através de uma investigação que possuiu como colaboradoras ex e atuais bolsistas do programa de extensão Núcleo PALLE (Programa de Aprimoramento em Línguas e Literaturas Estrangeiras), lócus da pesquisa, e que faz parte das atividades extensionistas da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), situada no interior da Bahia. Apresentei como questão suleadora: De que maneira as experiências formativas na extensão universitária contribuem para o processo de formação inicial de professores de língua espanhola? A fundamentação teórica ancorou-se em autores como: Nóvoa (1995, 1992, 2014), Dantas (2008, 2012) que tratam da formação de professores e do método (auto)biográfico, assim como Dominicé (2014) e Ferrarotti (2014) e no que tange a formação de professores de espanhol aparecem Almeida Filho (2005), Mendes (2008), Paraquett (2009) e para tratar a extensão universitária FORPROEX (2012), Cunha (2013). A metodologia descreveu a estratégia e dispositivo de pesquisa por meio das narrativas (auto)biográficas: as entrevistas narrativas. No que diz respeito aos resultados, os seus desdobramentos permitiram a compreensão de como se deu o processo formativo inicial de graduandos em língua espanhola, no Núcleo PALLE, através dos itinerários formativos antes e/ou depois do ingresso nos seguintes Programas: Mobilidade acadêmica, Universidade Para Todos (UPT), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do componente curricular Estágio Supervisionado. Sobre as práticas pedagógicas e atividades acadêmicas mencionadas pelas colaboradoras elas ressaltaram: reuniões pedagógicas, plano de aula, produção de material didático, plano de trabalho, organização de eventos do Programa e apresentação de trabalhos em eventos. Por fim, esta pesquisa pretendeu ressaltar o potencial e as contribuições que a extensão universitária pode propiciar à formação inicial de professores de língua espanhola, além de provocar reflexões e inquietações tanto nos sujeitos investigados, como na pesquisadora e naqueles que se debruçam na investigação desse campo.
- ItemNarrativas de professores de geografia: construção de SI na EJA(2022-03-29) Santos, Lucas Bispo de Oliveira; Dantas, Tânia Regina; Maia, Diego Correa; Souza, Elizeu Clementino deEste trabalho apresenta reflexões e os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, com o objetivo principal de compreender o processo formativo dos professores de Geografia que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual da Bahia. A priori, foi realizado uma breve análise do currículo de formação inicial de duas universidades públicas e um instituto federal, por acreditar que esse é um divisor de água da trajetória pessoal e profissional. Foi ressaltado como a formação pela experiência é de grande valor e destaque no cenário da EJA. O problema de pesquisa surgiu por conta da trajetória profissional do próprio pesquisador. O método (auto)biográfico foi o escolhido para contribuir no caminhar desta pesquisa, por se observar que as narrativas acenam para a possibilidade de ratificação de saberes a partir de um conhecimento identitário. Os dispositivos de recolha de informações considerados mais apropriados para se alcançar os resultados nesse período pandêmico são as entrevistas narrativas on-line por meio da plataforma Google Meet. Durante as entrevistas, o entrevistado se colocou na posição de entrevistador de si mesmo e o pesquisador na posição de compreender o trabalho e a trajetória de vida desses sujeitos. O tipo de análise que melhor se encaixa para esse objeto de tudo é a compreensiva-interpretativa, pois, concebe-se entre si relações de dialogicidade e reciprocidade, tendo em vista aproximações, vizinhanças, mas também singularidades em seus tempos e momentos de análise. Com o estudo, diante dos resultados alcançados, foi possível perceber que os currículos de formação inicial dos professores de Geografia das universidades públicas não atendem à realidade da EJA. A formação experiencial é de grande relevância para o preenchimento de lacunas existentes e implica a possibilidade do centramento do sujeito e na globalidade da vida.