Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Costa, Lívia Alessandra Fialho"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação e missão civilizatória: o caso do Instituto Ponte Nova na Chapada Diamantina(2008-05) Moraes, Márcia Maria Gonçalves de Oliveira; Costa, Lívia Alessandra Fialho; Jacquet, Christine; Gauthier, Leliana de Sousa; Menezes, Jaci Maria Ferraz deA fundação do Instituto Ponte Nova, em 1906, pelo casal de missionários presbiterianos Willian Waddell e sua esposa, a missionária Laura A. Chamberlain Waddell, nasceu da necessidade que a Missão Brasil Central tinha de implantar uma base ou Estação Missionária no interior do Estado da Bahia, especificamente na Chapada Diamantina. Na frente dessa Missão estava a idéia de lançar uma alternativa de fé e civilização, seguindo um modelo americano. Este estudo objetiva analisar como as práticas educativas instituídas num Instituto de renomado prestígio, intitulado Ponte Nova (IPN), contribuíram para o processo civilizador iniciado pelos presbiterianos na Chapada Diamantina. Nesse sentido, esta pesquisa busca informações na própria história de constituição do IPN, dando especial atenção à proposta pedagógica ali implantada e pelo quadro docente contratado – elementos fundamentais do processo educativo que ali se desenhou a partir das informações contidas no Estatuto do Instituto, da Associação de ex-alunos, Regimentos, Prospectos, Relatórios, correspondências, entre outros, para identificar as práticas educativas e os rituais escolares vivenciados no IPN. Depoimentos de ex-alunos e ex-professores ocupou um lugar privilegiado para esclarecer o modelo de interações (acordos, negociações, conflitos) estabelecido entre educadores missionários, alunos e os pais entre 1940 e 1970. Compreender como se deu a expansão de um provável código de conduta/ética protestante no contexto escolar e social.
- ItemResistência cultural e tradição cigana: um estudo das tensões no processo de negação/preservação da identidade étnica na comunidade cigana de Utinga-Bahia(2010) Silva, Irandir Souza da; Costa, Lívia Alessandra FialhoEsta dissertação é um estudo de caso acerca dos mecanismos de resistência cultural utilizados pelos representantes da gerontocracia cigana da comunidade cigana situada na cidade de Utinga, região central do Estado da Bahia, entre a Chapada Diamantina Meridional e a Setentrional. O objetivo do trabalho é compreender como o conjunto de tradições ciganas desse grupo tem se perpetuado através de gerações, apesar das interferências sócio-culturais em novas redes de sociabilidade do universo não-cigano. A escola formal é, nesse sentido, um espaço aglutinador de conflitos e tensões, uma vez que se diferencia do modelo educacional tradicional cigano. Este objeto leva-nos a refletir sobre a dinâmica contemporânea que incide na premissa de que se vive em um mundo em permanente mudança, logo, a identidade étnica também se adapta e se transforma consoante os relacionamentos que os indivíduos mantêm com a realidade social envolvente. Assim, esta pesquisa tem também por intuito realizar um registro dos valores preservados, na contemporaneidade, na tradição cigana, atentando para a percepção de que muitos desses costumes foram ressignificados nesse contexto contemporâneo, a partir de fatores de interferência advindos de relações sociais estabelecidas externamente ao grupo. Interessa-se, desse modo, pelo entrelaçamento dos valores ciganos com a cultura “brasileira” local, que resulta numa reorganização da tradição, sem, contudo gerar uma perda completa de seus traços identitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método principal de coleta de dados foi a etnografia. Permaneceu-se em Utinga de 2006 até 2008 sendo feitas 10 visitas nesse período. Além da observação participante, foram realizadas 15 entrevistas formais com membros da comunidade, além do registro fotográfico e um caderno de campo de festas e eventos comemorativos locais. Do ponto de vista teórico, esta dissertação está ancorada num referencial das Ciências Sociais e da Educação que discute a questão da sociabilidade, da socialização e da identidade étnica na contemporaneidade.