Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Cordeiro, Verbena Maria Rocha"
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- ItemA casa, a universidade e a escola: travessias de leitura de professores da cidade de Euclides da Cunha(2016-04-11) Pereira, Cleide Selma Alecrim; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Moreno, Luciana Sacramento; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta pesquisa analisa as histórias de leitura, da infância aos dias atuais, de seis professores egressos do curso de Letras Vernáculas do campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na condição de docentes do Ensino Médio. O objetivo geral é investigar como se constituíram estas histórias de leitura na vida e profissão desses professores e quais as implicações na atividade docente no Ensino Médio para a formação do leitor. A pesquisa fundamenta-se na ideia de que a formação leitora do professor contribui para fazer deste um mediador de leitura que estimula nos alunos o gosto pela leitura literária. De natureza qualitativa, o trabalho utiliza-se da abordagem autobiográfica na perspectiva de Ferraroti (2010) e Souza (2006, 2008), dentre outros, como método de investigação e para isto faz uso da entrevista narrativa para a coleta dos achados da pesquisa. A base teórica desse trabalho fundamenta-se também em autores que abordam a Sociologia da Leitura e as suas práticas culturais em diferentes espaços sociais, tais como Chartier (2011), Lafarge e Sagré, (2010) e Abreu (2006). Para a concepção de literatura e do ensino da Literatura, ancora-se Cândido em (1995), Todorov (2010) Paulino (2008,2004), Cosson (2014), Lajolo (2001) e Cordeiro (2006, 2015). E a discussão sobre a formação docente ampara-se em Nóvoa (1989), Tardif (2012,2014) e Antunes (2011). A análise dos dados colhidos aponta uma forte tendência dos docentes às práticas tradicionais do ensino de literatura em que o foco é na leitura obrigatória do texto/obra para fins avaliativos. Os resultados também assinalam um descompasso entre os estudos oferecidos na universidade e o que os professores na escola podem articular entre a teoria e a prática no ensino médio. Evidencia-se ainda a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação dos docentes, a leitura como prática cultural e o fortalecimento da pesquisa nos cursos de graduação voltada ao ensino de literatura e à formação do leitor.
- ItemHistórias cruzadas: leituras de mulheres negras da EJA(2008) Mercês, Leidinalva Amorim Santana das; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Mota, Kátia Maria Santos; Souza, Florentina da SilvaA pesquisa focaliza um estudo sobre as práticas culturais de leitura de um grupo intergeracional de mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de escolas públicas na cidade de Salvador, levando em conta as condições socioeconômicas precárias em que essas mulheres têm estado inseridas. Buscando compreender os percursos de leitura no contexto contemporâneo, este trabalho foi fundamentado a partir do pensamento de Freire (1986, 1989), dos pressupostos da abordagem (auto) biográfica (DOMINICÉ, 1988; JOSSO, 1988, 2004; PINEAU, 1980, 1999) e da História Cultural (ABREU, 1999, 2001, 2002, 2006; CHARTIER, 1990, 2001, 2003; DE CERTEAU, 1994). A metodologia foi centrada em uma análise qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e, para a coleta de dados, foram realizados encontros de leituras de textos literários, com a intenção de evocar lembranças de vários períodos da vida de diferentes gerações de mulheres, com idades entre vinte e sessenta anos. Os resultados deste estudo evidenciam que, embora essas mulheres tenham participado de diversos processos de exclusão, elas articularam táticas, de acordo com os princípios de leitura de De Certeau (1994) e de Chartier (2003a), que as constituíram leitoras da palavramundo, conforme a pedagogia de Freire (1986). Essas táticas foram identificadas e analisadas em diferentes trajetórias, que possibilitaram a verificação de práticas culturais de leitura, bem como a compreensão das condições de vida em que estão inseridas as mulheres negras da EJA.
- ItemNas malhas da leitura: perfil leitor e práticas culturais de leitura de professores e professoras rurais da comunidade de arrodeador - Jaborandi – Bahia(2008) Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Araújo, Jorge de Souza; Souza, Elizeu Clementino deEsta pesquisa, intitulada “Nas malhas da leitura: perfil leitor e práticas culturais de leitura de professores e professoras rurais da comunidade de Arrodeador – Jaborandi- Bahia”, busca traçar o perfil leitor e conhecer as práticas culturais de leitura dos professores e professoras da comunidade de Arrodeador, egressos do Curso Intensivo de Formação Inicial – Rede UNEB 2000, mapeando, a partir das histórias de leitura, suas concepções de leitura, as formas de ler, os usos sociais de leitura, repertórios, marcas e práticas constituídas dentro e fora dos espaços formais e suas implicações na formação leitora e em suas práticas pessoais e profissionais. Nesta perspectiva, tomo como categorias de análise: história da leitura, formação de professores e políticas públicas de leitura, articulando-as aos estudos teóricos de autores como Chartier (1990, 2001, 2004), Burke (1992, 2003, 2005), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Perrenoud (2002), Abreu (1999, 2004, 2005, 2006), Zilberman (2001), Moraes (2000, 2001), Lindoso (2004), Ribeiro (2004), Ramalho (2004), dentre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza-se das histórias de vida como método de pesquisa e tem nas narrativas/entrevistas, histórias de leitura e diário de campo as fontes primárias de coleta de dados. Deste modo, esta pesquisa pretende dar visibilidade às práticas culturais de leituras dos professores e professoras rurais da comunidade de Arrodeador, no interior baiano, por meio das narrativas/histórias pessoais de leitura, bem como compreender a influência da formação inicial na constituição leitora desses profissionais da zona rural.
- ItemOra fada, ora bruxa: um diálogo entre crianças hospitalizadas e a literatura infantil de Sylvia Orthof(2013) Moura, Glaucia Silva de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Coutinho, Maria Antônia RamosEsse estudo objetivou descrever e analisar as reações, expressões e palavras de crianças hospitalizadas, a partir da Literatura Infantil de Sylvia Orthof, mediada pela contação de histórias. O lócus de ação deste estudo foi o Hospital Martagão Gesteira, localizado no bairro do Tororó em Salvador, espaço escolhido por ser referência no atendimento às crianças. Trata-se de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa que descreve e analisa um contexto social que demanda cuidados especiais. Teve como proposta metodológica uma prática cultural de leitura - contação de histórias - a partir de três obras selecionadas de Sylvia Orthof, a saber, Maria-vai-com-as-outras, Tumebune o vaga-lume e Uxa, ora fada, ora bruxa, instrumentos desta pesquisa. Privilegiou-se também a interlocução com as crianças hospitalizadas como procedimento metodológico, para perceber suas reações a partir da narrativa orthofiana. Essa pesquisa assumiu como perspectiva teórica que toda criança, hospitalizada ou não, deve ser vista como um sujeito social, um ser em desenvolvimento, que carrega consigo ideias, pensamentos, opiniões e sentimentos que devem ser respeitados e valorizados, e que o brincar, elemento constitutivo da formação das crianças, está intrinsecamente ligado ao imaginário e à exploração fantasiosa de narrativas infantis.