Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Conceição, Ana Paula Silva da"
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- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemCobrir até cansar a mão? Uma discussão sobre o brincar e a linguagem escrita na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-25) Santos, Maisa Evangelista; Conceição, Ana Paula Silva da; Soares, Leila da Franca; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rosemary Lapa deEste estudo está situado no contexto das discussões sobre o lugar do letramento e da alfabetização na Educação Infantil, que foram intensificadas com o estabelecimento da obrigatoriedade do Ensino Fundamental de 9 anos, e sobre a importância do brincar no processo de apropriação da linguagem escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o objetivo geral que busca compreender os modos como as crianças lidam com os atos de brincar e com a linguagem escrita considerando as possíveis interseções entre eles. Os objetivos específicos são: identificar as atividades relacionadas ao brincar, à leitura e à escrita pensadas para as crianças, produzidas por, entre ou com elas; descrever os modos como as crianças produzem suas culturas de pares infantis, a partir dos atos de brincar, ler e escrever; apresentar as possíveis articulações entre os atos de brincar e os atos de ler e escrever; e interpretar o que as crianças dizem sobre as atividades de leitura, de escrita e de brincadeiras que vivenciam na escola, e como respondem ou redefinem essas atividades. Para fundamentar as discussões, o referencial teórico contempla autores relevantes para o tema de pesquisa, tais como: Corsaro (2005; 2009a; 2009b; 2011); Vigotski (1995; 1998; 2009); Soares (1999;2020), Friedmann (2012; 2020); Kishimoto (2011); Kramer (1982; 1985; 2002; 2010a; 2010b; 2011), dentre outros. Para responder aos objetivos, adotou-se como metodologia o estudo de caso de inspiração etnográfica, tendo como principais dispositivos a observação participante, o caderno de campo e a entrevista-conversa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa- CEP, parecer nº 6.662.478- Universidade do Estado da Bahia- UNEB, e a produção dos dados foi realizada entre os meses de abril e julho de 2024, com base na observação do cotidiano de uma turma da Educação Infantil, de uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Salvador, BA. Nesta pesquisa foi possível compreender que as crianças resistem brincando com as palavras. No entanto, ainda que resistam, o processo de apropriação da linguagem escrita precisa ser pautado a partir de situações significativas de reflexão sobre a língua, que abordem, inclusive, a dimensão sonora em contextos lúdicos e letrados. Pois, ainda há muito o que se pesquisar acerca do papel da Educação Infantil no processo de alfabetização, envolvendo o brincar e as interações como princípios do trabalho pedagógico, sobretudo por tratar-se de uma educação destinada às crianças negras e pobres, que precisam ser reconhecidas na sua diversidade, e serem contempladas em ações pedagógicas alicerçadas na justiça social e na democracia. Assim como, faz-se necessária a valorização profissional com políticas de formação de professores contextualizadas e com as estruturas materiais e físicas adequadas para o trabalho com crianças pequenas.
- ItemOs efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade. O que nos revelam os cotidianos da docência?(Universidade do Estado da Bahia, 0024-08-29) Almeida, Veridiana dos Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Sitja, Liege Maria Queiroz; Cordeiro, Karina de Oliveira SantosA presente pesquisa tem como questão problematizadora: quais os efeitos da política de formação continuada institucionalizada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática pedagógica, cujo objetivo geral versa por compreender os efeitos da política de formação continuada para a educação infantil na estética da professoralidade e suas implicações na prática docente, tendo como objetivos específicos: perscrutar os sentidos e significados atribuídos pelas professoras de educação infantil aos processos formativos institucionalizados; identificar indicativos da efetuação desses sentidos em exemplos/ações da prática cotidiana; descrever os elementos articulados à formação continuada que promovem/dificultam processos de mudança no pensar e no fazer docente. A intenção metodológica é pela abordagem qualitativa e terá como foco o estudo do conteúdo das experiências causadas pelos efeitos da política de formação na construção da professoralidade à luz da Fenomenologia, tendo como procedimento sistemático escolhido o estudo de caso, enquanto dispositivo de levantamento de informações as entrevistas fenomenológicas. As colaboradoras da pesquisa são professoras efetivas das creches e pré-escolas da rede municipal de ensino de Alagoinhas –BA. As informações levantadas foram submetidas às técnicas do Método Fenomenológico Empírico. A partir desta investigação foi possível inferir que os efeitos da politica de formação na estética da professoralidade possibilitam movimentos de recomposição e de novas composições, e que os sujeitos da formação não são afetados passivamente pelo processo formativo, uma vez que apreendem, elaboram, articulam a outras forças interagentes, fazem adaptações que se expressam na experiência e revelam a gradação da produção do conhecimento pedagógico especializado. Pode-se também depreender que a formação continuada institucionalizada precisa ser complementada pelas condições de desenvolvimento profissional em contexto, no cerne da escola, com tempos e espaços assegurados para o exercício de refletir sobre a própria prática e pensar as situações que emergem do cotidiano enquanto conteúdos potentes de formação. Sua relevância está centrada na contribuição científica para a ampliação das discussões no campo da formação de professores no tocante às propostas de formação continuada à educação infantil. A investigação a que se propõe esta pesquisa poderá também subsidiar a Secretaria da Educação em análise, reconfiguração e até mesmo criação de políticas públicas de formação continuada para essa etapa da educação básica.