Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Alves, Lynn Rosalina Gama"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCultura digital e currículo: (in) tensões e sentidos no cotidiano escolar(2010-08-09) Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Alves, Lynn Rosalina Gama; Macedo, Roberto Sidnei; Souza, Antônio Vital Menezes deNa sociedade contemporânea, marcada pela presença das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), torna-se importante investigar que sentidos estas assumem para os profissionais da educação, e como estes as articulam ao currículo e ao cotidiano escolar. Afinal, os jovens da atualidade estão imersos nessa cultura – a digital. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos produzidos por profissionais de educação em relação às TIC, e como estes sentidos se articulam ao currículo escolar. A investigação foi realizada em uma escola do município de Salvador, situada na Península de Itapagipe. A análise dos dados compreendeu o relato de oito profissionais da educação (gestora, coordenadora pedagógica, professoras e técnica pedagógica) da referida escola municipal, coletados por meio de entrevista semiestruturada, bem como a análise documental da proposta pedagógica da escola e a proposta de formação do curso Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, haja vista que, na ocasião da investigação, a maioria das profissionais da escola havia participado desse curso. Os resultados dessa investigação apontam para a pluralidade dos sentidos produzidos pelos profissionais da educação em torno das tecnologias da informação e da comunicação, a saber: tecnologias digitais como meras ferramentas tecnológicas, tecnologias digitais como recursos incentivadores para as aulas, cultura digital como adereço do discurso da contemporaneidade, cultura digital como “atos de currículo”. De modo geral, a articulação desses sentidos com o currículo escolar revelam um conceito fluido deste último, e apontam para a necessidade de formação docente que contemple a cultura digital no seu sentido inter-ativo e cri-ativo.
- ItemDidática e tecnologia – construindo novas interfaces(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-09) Silva, Jacqueline Márcia Leal da; Alves, Lynn Rosalina Gama; Pais , Luiz Carlos; Hetkowski, Tânia MariaAs formas de refletir, entender e construir o processo de ensino-aprendizagem, através do estudo da Didática, necessitam ser revistas a partir da inserção e emergência das chamadas novas tecnologias. Entende-se que, para a efetivação desta possibilidade de construção da prática pedagógica levando em consideração os elementos tecnológicos, faz-se necessário conhecer como vêm se concebendo tais dispositivos técnicos. Traz-se, então, para discussão, a concepção cunhada por Lévy (1993) de Tecnologias Inteligentes, assim entendidas por ampliarem as funções físicas e cognitivas do homem, pelo seu potencial transformador e seu caráter extensor de capacidades. Discute-se também a perspectiva histórica do fenômeno técnico que revela o processo de estruturação do ser humano como sujeito cognitivo, através da instituição de atos técnicos na sua relação com o mundo. Nesta direção, são apresentados os processos formativos de cunho continuado e o que estes vêm possibilitando aos professores e aos formadores de professores para a sua atuação nas interfaces pedagógicas com as tecnologias informáticas. Esta pesquisa foi realizada dentro de uma perspectiva de estudo de caso qualitativo e tem como espaço empírico a disciplina Didática e Novas Tecnologias, componente da matriz curricular do curso de Pedagogia para o magistério da Educação Básica no Departamento de Educação – Campus I – UNEB. As turmas da disciplina estudada nesta pesquisa aconteceram no ano de 2004, nos turnos matutino e noturno, com alunos do 3º semestre. Procurou-se investigar as concepções de professores e acadêmicos da disciplina quanto às possibilidades de inserção do uso das TICs na disciplina Didática de um curso de Pedagogia, identificando os entendimentos dos professores sobre Tecnologia e Didática e se esses entendimentos possibilitam interfaces entre as áreas. Investigaram-se ainda os significados construídos pelos Acadêmicos acerca destas possibilidades. Percebe-se que as discussões que vêm sendo realizadas nessa área dicotomizam os objetos de estudo, ora enfatizando apenas a Didática, ora pondo ênfase na Tecnologia, resultando na fragmentação do conhecimento e em uma compreensão reducionista das áreas. Diante do exposto, a pesquisa aponta como possibilidades para a formação do educador alguns entendimentos sobre o papel da Tecnologia no processo de ensino e, em decorrência disso, uma efetiva incorporação das potencialidades das TICs.
- ItemA inclusão das tecnologias digitais na formação inicial dos licenciandos em matemática(2007) Silva, Iramá Santos da; Alves, Lynn Rosalina Gama; Mauro, Suzeli; Ornellas, Maria De LourdesA aplicação das tecnologias no contexto educacional não é novidade, pois, desde os primórdios, o homem as utiliza com os mais variados objetivos, a exemplo do ábaco e do tangram, que ainda são muito usados no ensino da Matemática até os dias atuais. Mas, com o avanço das tecnologias, o sistema educacional teve que atender a uma nova demanda da sociedade contemporânea, adequando-se a essa realidade. Assim, o ensino superior inseriu na sua matriz curricular disciplinas que discutem a relação com a tecnologia, atendendo, conseqüentemente, à formação de um novo perfil profissional dos educadores matemáticos. Nesse sentido, a inquietação desta pesquisa foi avaliar como o Curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição privada, em Salvador, está formando os seus alunos, no que se refere à interação com as tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, ou seja, um estudo de caso, tendo como sujeitos os licenciandos que ingressaram em 2003/2004, os professores das disciplinas Tópicos de Informática I e II e Auto-formação pelo uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa assinala a relevância dessa discussão no cenário dos cursos de licenciatura, em especial, na área de Matemática, enfatizando a mediação de professores que tenham formação nas duas áreas (Matemática e Educação/Tecnologia) garantindo, assim, a construção dos conceitos matemáticos mediados por softwares específicos. Outro aspecto apontado pela investigação é a articulação teoria e prática, pois é fundamental que os futuros professores possam interagir com as tecnologias digitais nos espaços de aprendizagem
- ItemMinecraft e funções executivas um estudo de série de casos com crianças de faixa etária entre 7 e 9 anos em uma escola municipal de Salvador(2019-08-21) Lima, Pétala Rocha Guimarães; Alves, Lynn Rosalina Gama; Bonfim, Camila Barreto; Carvalho, Chrissie Ferreira de; Sales, Mary Valda SouzaAs funções executivas (FE) possuem papel crucial no aprendizado, autorregulação e sucesso escolar. Estudos evidenciam que a estimulação das FE durante o seu período de maturação exerce efeitos positivos nos indivíduos e são indicadas desde idade precoce. Dentre as intervenções realizadas em escolas estão os programas curriculares, que no contexto nacional contam com validação de diferentes propostas para pré-escolares até o quinto ano. Considerando a necessidade de estimulação e sua intervenção precoce, cresceu o interesse na investigação de diferentes formas de estimulação que aproveitassem a janela maturacional de maneira ótima, emergindo assim os estudos das diferentes categorias de jogos como ambientes que podem favorecer o desenvolvimento destas funções. Além de jogos digitais desenvolvidos com o fim de estimulação de FE, estudos apontam que jogos comerciais também possuem características capazes de auxiliar no desenvolvimento destas funções. Diante deste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar se o mundo aberto Minecraft (MC) contribui para o incremento no desempenho de testes que avaliam as funções de atenção, planejamento, inibição, memória operacional, flexibilidade cognitiva e visuoconstrução de escolares do 2º ano de uma instituição municipal Salvador. Para tanto, foi realizado um estudo de série de casos, em que foram utilizados testes neuropsicológicos antes e depois da intervenção com o MC, com posterior análise qualitativa clínica em que a classificação intra-sujeito foi comparada. Foi possível perceber que o game Minecraft, além do efeito nas relações sociais, se constitui um ambiente rico de possibilidades para estimular as funções executivas de crianças. As funções que tiveram melhora mais significativa no desempenho foram as habilidades visuoconstrutivas, memória de trabalho visuoespacial, flexibilidade cognitiva e inibição. Como primeiro estudo voltado para crianças em contexto nacional, salienta-se a necessidade de mais pesquisas com diferentes delineamentos que abarquem a complexidade de intervenção com um jogo de mundo aberto.
- ItemPráticas de letramento digital de alunos surdos no ambiente scratch(2015-03-30) Rodrigues, Patrícia Rocha; Alves, Lynn Rosalina Gama; Lodi, Ana Claudia Balieiro; Silva, Obdália Santana FerrazEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a emergência das práticas de letramento digital de crianças surdas na construção de jogos digitais com o software Scratch. Esse recurso foi escolhido porque permite a criação de animações e jogos através da programação gráfica, além de permitir o compartilhamento de suas criações em uma comunidade de usuários que funciona como rede social. Justifica-se a relevância do trabalho pelo fato de apresentar uma análise aprofundada de letramentos ocorridos durante a pesquisa, trazendo contribuições importante para orientar as práticas pedagógicas destinadas a alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa participante, com a utilização da abordagem qualitativa, realizada em duas etapas. A primeira seguiu um roteiro de atividades para avaliação das práticas de letramento digital que os sujeitos já possuíam. A segunda, consistiu em oficinas de construção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Participaram da pesquisa seis crianças surdas do 4º ano do ensino fundamental que frequentam o AEE na APADA-BA, com idade entre 10 e 12 anos. A escolha do grupo considerou seu bom nível de comunicação em língua de sinais, e, o fato de estarem em processo inicial de aprendizado da modalidade escrita da Língua Portuguesa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o diário de pesquisa e dois roteiros elaborados para esse fim. A análise interpretativa dos dados foi realizada a partir de duas categorias analíticas que marcaram o processo observado: letramento digital e autoria. Os resultados obtidos revelaram que as práticas de letramento digital que emergiram se caracterizavam a partir de especificidades relacionadas à construção de significados, leitura visual e reconhecimento de padrões. Nesse sentido, as crianças demonstraram uma atuação ativa e reflexiva a partir do uso de diferentes recursos de significação, disponíveis no ambiente Scratch, desempenhando processos de leitura visual e reconhecimento de padrões. A aproximação com a escrita foi favorecida pela multimodalidade típica dos ambientes digitais, além da mediação dialógica da Libras e da correspondência desse sistema simbólico aos interesses e objetivos das crianças. Os sujeitos apresentaram também práticas de autoria colaborativa, com destaque para as remixagens, revelando processos interativos de mobilização e edição de recursos de significação e de práticas de letramentos diversos. Dessa forma, foi possível concluir que as oportunidades de expressão e interação em práticas de letramento multimodais presentes no ambiente Scratch favoreceram a ampliação de habilidades de letramento digital e de autoria desses alunos. Por fim, as reflexões levantadas na pesquisa apontam para desafios e perspectivas para a educação, reconhecendo ser necessário uma aproximação desta com os ambientes digitais.
- ItemProcesso de construção de conteúdo interativo: reflexões sobre uma prática(2011-06-03) Minho, Marcelle Rose da Silva; Alves, Lynn Rosalina Gama; Ferreira, Simone de Lucena; Leiro, Augusto Cesar RiosOs conteúdos midiáticos circulando por múltiplas plataformas têm modificado a lógica pelo qual a indústria midiática opera e pela qual os sujeitos consomem informação e entretenimento. Se antes os espectadores contemplavam os meios massivos hoje, ao observar a web, percebemos que estes sujeitos também estão produzindo e compartilhando conteúdo. Assim, em busca de compreender melhor este processo, torna-se importante investigar quais as características do processo de construção de conteúdos interativos e suas potencialidades pedagógicas, visto que esta prática social vem sendo difundida alheia à escola. A investigação baseada no método de pesquisa participante revelou que o processo de produção de conteúdo baseia-se na tríade motivação, tempo e letramento digital. Apontou para conceituação de conteúdo interativo como os vídeos, textos, imagens, animações etc, produzidos pelos sujeitos, fruto da apropriação dos mesmos em relação às TICs. A interatividade apareceu como um conceito latente ao conteúdo que se atualiza a partir da interação do sujeito interagente. Percebeu-se ainda que o potencial pedagógico do processo de construção de conteúdo está, principalmente, relacionado ao desenvolvimento da autonomia. Dessa forma, conclui-se pela importância do diálogo entre a prática de construção de conteúdos interativos com a educação no sentido de construir experiências pedagógicas mais colaborativas e participativas e que contribuam para o desenvolvimento da autonomia.
- ItemProformação: ressignificando o uso da mídia impressa na educação a distância para formação de professores(2006-08-14) Sales, Mary Valda Souza; Alves, Lynn Rosalina Gama; Hetkowisk, Tânia Maria; Oliveira, Maria Elizabeth Rondelli de; Maheu, Cristina Maria D’ávilaO interesse desta pesquisa adveio do desenvolvimento do trabalho com formação de professores em exercício na modalidade a distância. Interessante se fez esta experiência pelo fato da EaD ter chegado a localidades que não desfrutavam nem do uso da energia elétrica, em que as formas de deslocamento eram e ainda são as mais tradicionais possíveis, como a canoa e a carroça. Nesse sentido questiona-se: como promover EaD para formação de professores em um Estado em que o acesso às TIC ainda é fator de exclusão? Assim, a pesquisa teve dois objetivos básicos: analisar a mídia impressa do Programa de Formação de Professores em Exercício – Proformação, seus aspectos de adequabilidade para a educação a distância e sua estrutura pedagógica, propondo indicativos de ressignificação do uso da mídia impressa na educação a distância – EaD – para formação de professores no Estado da Bahia. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso, tendo como referência uma das Agências Formadoras do Proformação no Estado da Bahia e os Guias de Estudo, que se constituíram material didático impresso do programa. Nesse sentido, é feita uma fundamentação teórica sobre conceitos básicos pertinentes ao processo de desenvolvimento desta investigação, tais como: tecnologia, educação a distância, mídia, interatividade, além de fazer um retrospecto de ações de EaD desenvolvidas no Brasil, relacionando-as com a legislação vigente a partir da LDB 9394/96 até o Decreto 5622/05. Apresenta o Proformação sua estrutura pedagógica e administrativa, a mídia impressa com o detalhamento de composição da mesma. Propõe uma reflexão acerca da necessidade de uso da mídia impressa nos cursos e programas de formação de professores na modalidade a distância, bem como indica fatores que possibilitam a ressignificação do uso da referida mídia em EaD como fator de in-clusão dos sujeitos que não têm acesso à rede conectada WWW, os considerados “sem-modem”.