Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Química Aplicada (PGQA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Química Aplicada (PGQA) por Orientador "Silva, Carlos Daniel Silva da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSíntese e caracterização de complexos de Ru(II) e Co(III) contendo hidroxiureia e 1,10-fenantrolina com potenciais atividades biológicas(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Lopes, Alexsandro Assis; Silva, Carlos Daniel Silva da; Sá, Denise Santos deCom o objetivo de fornecer contribuições ao desenvolvimento de novas espécies com potenciais atividades biológicas no tratamento de doenças, tentou-se obter novos compostos de coordenação com formulação cis-[Ru(HU)2(phen)2]Cl2, cis- [Ru(HU)2(phen)2](PF6)2 e cis-[Co(HU)2(phen)2]Cl3, aproveitando as potencialidades conhecidas de complexos em modificar propriedades em prol de determinado objetivo. Os compostos de Ru(II) foram caracterizados por espectrometria nas regiões do infravermelho, ultravioleta e visível e ressonância magnética nuclear, porém com dados inconclusivos nessa última técnica. Já o composto de Co(III) foi caracterizado por todas as técnicas supracitadas, além de análise elementar, cromatografia líquida, difração de raios X em pó e análise termogravimétrica. Com base nos resultados obtidos, foram identificadas bandas atribuídas à carbonila da hidroxiureia nos compostos obtidos, bem como bandas associadas à transferência de carga ligante-metal; também foi possível determinar características no comportamento em água para os complexos, com reações que indicam substituição de ligante e influenciam no pH da solução para o complexo de Co(III); além disso foi possível obter dados cristalográficos para ambos precursores – de rutênio e de cobalto – e também para o complexo cis- [Co(HU)2(phen)2]Cl3. Para o complexo cis-[Co(HU)2(phen)2]Cl3 e o seu precursor, também foi possível obter detalhes sobre suas estabilidades térmicas e mais dados acerca de suas composições, com o auxílio da termogravimetria. Por fim, o precursor cis-[CoCl2(phen)2]Cl e o composto cis-[Co(HU)2(phen)2]Cl3 foram submetidos a ensaios biológicos, onde apresentaram atividade tripanocida sobre formas tripamastigotas e sobre formas amastigotas em cardiomiócitos, com o precursor apresentando valor CI50 ainda menor que uma droga referência nos testes realizados, além disso, o composto cis-[Co(HU)2(phen)2]Cl3 demonstrou inibição de atividade microbiana frente a duas linhagens de bactérias testadas. Em paralelo, nenhum dos dois compostos apresentaram citotoxidade frente a cardiomiócitos saudáveis nas concentrações utilizadas.
- ItemSíntese, caracterização e potencialidades biológicas e catalíticas de complexos de Co(III) contendo ureia e tioureia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-07) Santos, Vanessa Miranda dos; Silva, Carlos Daniel Silva da; Sá, Denise Santos de; Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Ferreira, Kleber QueirozDois novos compostos de coordenação, cis-[CoCl2(phen)2]Cl.3H2O e cis- [Co(phen)2(Ur)2]Cl3, em que Ur = ureia, foram sintetizados, e caracterizados por análise elementar, espectroscopia nas regiões do infravermelho (IV), ultravioletavisível (UV-vis) e de ressonância magnética nuclear (1H e 13C), além de voltametria cíclica e de pulso diferencial, as quais endossam as propostas de formulação feitas. Tentativas de síntese do complexo de formulação cis-[Co(phen)2(Tu)2]Cl3 também foram feitas e o sólido obtido também foi caracterizado por IV, UV-vis e voltametria. A partir da espectroscopia vibracional na região do infravermelho, há indícios de que ureia e tioureia, respectivamente, se coordenam ao Co(lll), via átomo de oxigênio e de enxofre. Nos voltamogramas cíclicos dos compostos, há ondas correspondes à redução do centro metálico (Colll/ll). A partir do voltamograma do complexo cis- [CoCl2(phen)2]Cl.3H2O, levantaram-se hipóteses: i) o processo redox centrado no Co(III) ser irreversível ou ii) o processo de redução do Colll/ll (onda catódica) corresponder ao complexo proveniente da substituição de um ou dois átomos de cloro por moléculas de dimetilsulfóxido (DMSO). Os ensaios bactericidas e fungicidas demostraram que os compostos não apresentaram inibição e morte dos microorganismos Micrococcus luteus; Staphylococcus aureus; Bacillus subtilis; Bacillus cereus Frankland & Frankland; Staphylococcus epidermidis; Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa; Salmonela choleraesius; Candida albicans e Candida glabrata, até a concentração de 100 µmol L-1 . Dados comprovaram a atividade catalítica, na oxidação do etilbenzeno (EB), dos complexos cis-[CoCl2(phen)2]Cl.3H2O e cis-[Co(phen)2(Ur)2]Cl3, com taxas de conversão do EB de 27,51% e 9,02% respectivamente.