Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Orientador "Oliveira, Rozilda Vieira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso e qualidade da água no riachão do chorão, município de Presidente Tancredo Neves, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Mota, Alana Souza; Oliveira, Rozilda Vieira; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Duete, Washington Luiz CotrimO presente trabalho tem como objeto de estudo as condições de acesso e qualidade da água no Riachão do Chorão, comunidade rural do município de Presidente Tancredo Neves, BA. Na comunidade não há sistema de abastecimento e tratamento da água, desta forma, os moradores acessam a água por meio de ações paliativas e individuais, que variam de acordo com a disponibilidade de recursos. A ausência de ações de saneamento básico é um fator preocupante do ponto de vista da saúde pública e ambiental, também não há informações sobre a qualidade da água consumida. Diante dessa situação, interessa saber como os moradores avaliam as condições de acesso e qualidade da água, bem como averiguar se os indicadores básicos de qualidade estão dentro do permitido para consumo. Sendo assim, a pesquisa objetiva investigar as condições de acesso e qualidade da água no Riachão do Chorão. Para responder às questões levantadas foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, por domicilio, com todas as famílias residentes na localidade. Para avaliação da qualidade da água foram determinados os seguintes parâmetros: pH, turbidez, coliformes totais e escherichia coli. As análises foram solicitadas previamente e realizadas através do setor da Vigilância Sanitária do município. As amostras de água foram coletadas em cisternas, no rio do Piau e em um riacho, totalizando 9 amostras. Os resultados indicam que o acesso à água é precário, instalações improvisadas e sem apoio técnico, porém os moradores, no geral, avaliam positivamente, sobretudo as cisternas, considerando-as de boa qualidade. Em relação à qualidade, apenas uma amostra apresentou dados satisfatórios de potabilidade, revelando que a água não é adequada para consumo, situação que somada a falta de tratamento pode acarretar riscos à saúde. Desta forma, evidencia-se a discrepância entre a percepção positiva dos moradores em relação à qualidade da água e o resultado obtido com as análises.
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemQualidade do solo em agroecossistemas no município de Santo Antônio De Jesus, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2017-08-28) Silva, José Ricardo Rodrigues da; Oliveira, Rozilda Vieira; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Goes, Djalma VilaO solo como meio natural é dinâmico e de grande importância para a vida na terra, essencial para o sustento da humanidade por possuir funções ambientais e biológicas. No sistema de produção agrícola funciona para avançar o crescimento vegetal e habitat dos animais e microrganismos, além de regular o fluxo de água e fornecer nutrientes para as plantas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do solo em agroecossistemas de citros, cacau e mandioca nas comunidades de Espinheiro e Gameleira no município de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Para avaliação da disponibilidade de nutrientes foram coletadas em cada unidade de amostragem 20 amostras simples para formar uma amostra composta, na profundidade de 0 a 20 cm. Nas análises foram determinados Matéria orgânica (MO), Condutividade elétrica, pH água, pH KCl, Al3+, (H+ + Al3+), P, Ca, Mg, K, SB, CTC efetiva, CTC total, V% e m%. Aos resultados aplicou-se análise estatística descritiva e correlação. Os resultados indicam e reforçam a necessidade de elevação do pH para a faixa de 5,5 a 6,5 onde ocorre maior disponibilidade dos nutrientes. Os resultados obtidos com a pesquisa evidenciam a necessidade de programas para o desenvolvimento da agricultura familiar que contemplem o diagnóstico da fertilidade dos solos e assistência técnica aos agricultores.