Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Orientador "Gois, Djalma Villa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso e gestão da água na sub-bacia hidrográfica do Riachão da Várzea, no município de Valença, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Sousa, Gerusa Santos de; Gois, Djalma Villa; Estevam, André Luiz DantasA água é um recurso natural de valor inestimável que é fundamental para a existência humana e animal. O objetivo principal do trabalho foi compreender como os moradores das comunidades de Várzea no Município de Valença, Bahia, percebem o acesso e gestão coletiva da água que consomem e identificar como ocorre o abastecimento de água nas comunidades estudadas e como se dar a participação dos moradores e associação para melhorar o acesso e gestão da água. O seguinte trabalho apresenta o seguinte problema: Como a falta ao acesso e gestão coletiva da água interfere na vida dos moradores da comunidade rural da Várzea no Município de Valença-BA? A metodologia desse trabalho abrangeu um levantamento de dados geográfico in loco para identificar o abastecimento de água nas comunidades estudadas. Esses dados foram coletados a partir de entrevistas e observação direta. A entrevista foi realizada com os próprios moradores, com a liderança da associação e com representante da prefeitura municipal de Valença. O resultado permitiu observar a existência de uma distorção sobre o entendimento do que é acesso e gestão, além de perceber que o poder público municipal não demonstrou interesse na gestão e no acesso da água na área rural, sendo que o sistema de água implantado na comunidade da Várzea foi oriundo de esforços da população local.
- ItemDegradação ambiental da sub-bacia do Rio Copioba: implicações para a população Ribeirinha – São Felipe/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Jesus, Elisia Almeida de; Gois, Djalma VillaA Serra da Copioba é uma área privada de ocupação antiga, que vem sofrendo perdas gradativas de Mata Atlântica, sendo a Mata Ciliar do Rio Copioba a mais degradada por estas ações. A retirada da vegetação está afetando os mananciais de superfície, o qual abastecia a Barragem do Copioba. Observou-se por meio de pesquisas preliminares que o Rio Copioba está bastante poluído, as margens desmatadas, os leitos assoreados e a ação antrópica é o carro chefe dessa problemática. A pesquisa tem como objetivo entender a percepção ambiental dos moradores sobre o processo de degradação ambiental da Serra da Copioba com ênfase na retirada da vegetação ciliar, no município de São Felipe-Ba. Utilizando os seguintes instrumentos de coleta: observação, entrevista e questionário. Os resultados brutos permitiram observar um bom nível de percepção ambiental entre os moradores, os quais em sua maioria fizeram referência ao degradante estado do rio, revelando valores e sentimentos. Conclui-se que os maiores problemas ambientais da área de estudo são os desmatamentos, assoreamentos do Rio Copioba e o uso indiscriminado dos agroquímicos nas lavouras existentes. Como consequência tem-se a diminuição da qualidade e da vazão das águas do referido rio.
- ItemPráticas e manejos agrícolas e suas influências na degradação do Rio Jaguaripe, no município de Dom Macedo Costa-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Brito, Daiane da Silva; Gois, Djalma VillaO presente estudo analisa as ações humanas e os diversos usos que a população local faz no curso médio da bacia hidrográfica do Rio Jaguaripe, especialmente no trecho do município de Dom Macedo Costa, Bahia. Procura enfatizar as interferências diretas e indiretas ao meio ambiente pelas indevidas práticas agrícolas e pecuárias que aceleram o processo de degradação e a deposição de lixo doméstico gerados em áreas urbanas no entorno do Rio Jaguaripe, como uma forma de se desfazer de materiais indesejáveis. A deterioração do rio pela falta da percepção de práticas agropecuárias dos pequenos produtores está destruindo a Mata Atlântica. A manutenção de práticas e manejos agrícolas dos produtores vem influenciando na degradação do Rio Jaguaripe no Município de Dom Macedo Costa – BA. Assim sendo, esse trabalho tem como objetivo entender de que forma a manutenção de práticas e manejos agrícolas dos produtores rurais têm contribuído com a degradação do Rio Jaguaripe em Dom Macedo Costa. A metodologia aplicada, visando atingir os objetivos da pesquisa, se deu no escritório com levantamentos bibliográficos, nos trabalhos de campo e no laboratório de geoprocessamento. No trabalho de campo, além dos registros fotográficos, aplicouse à população-alvo questionários semiestruturados, com perguntas quantitativas e qualitativas sobre as questões socioambientais e econômicas, visando construir um banco de dados na área de estudo. Percebeu-se que a maioria dos entrevistados é de pequenos produtores rurais, com uma relativa parcela de suas terras destinada à criação de gado, e que na sua maioria não possui áreas de vegetação preservadas. A maioria dos entrevistados demonstrou preocupações com os problemas ambientais. Os impactos ambientais mais relevantes percebidos pela pesquisa foram o assoreamento nas margens dos rios, degradação da vegetação, erosão do solo e uso de agrotóxicos na maioria das plantações. Por fim, esse estudo procurou, diante da compreensão dos impactos socioambientais e da ausência de educação ambiental, lançar propostas à comunidade local, assim como ao poder público municipal ou estadual, concernentes às políticas públicas voltadas para preservação e conservação dos recursos naturais, ao reflorestamento de áreas degradadas e recuperação dos recursos hídricos, de forma a contribuir com a minimização dos problemas ambientais.