Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Orientador "Estevam, André Luiz Dantas"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcessibilidade da água e qualidade de vida no município de Varzedo (BA).(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Reis, Gessica Rodrigues; Estevam, André Luiz DantasA pesquisa consiste como a atual forma de abastecimento de água tem interferido na qualidade de vida dos moradores da comunidade do Congonhas no Município de Varzedo-BA? O trabalho tem por objetivo analisar os fatores condicionantes na disponibilidade hídrica na comunidade do Congonhas no município de Varzedo- BA. Compreender o estado atual do abastecimento de água na comunidade do Congonhas, após intervenção do poder público nos sistema de distribuição de água. Identificar as transformações sofridas no acesso à água na comunidade depois da intervenção do poder público. Levantar dados sobre a participação dos moradores para melhorar o acesso à água das comunidades. A problemática escolhida visa compreender os problemas de acessibilidade de água na comunidade do Congonhas, após a intervenção do poder público, tendo em vista que a rede de abastecimento de água feita pela população local era eficiente para as demandas deste recurso. Os dados da pesquisa foram gerados através da aplicação de questionários e pela observação direta. A partir da aplicação dos procedimentos citados concluiu-se que o acesso a água é um problema que afeta a comunidade, pois os moradores têm que se deslocar a procura da mesma, várias vezes ao dia interferindo assim na sua rotina diária. O trabalho desenvolvido contribuirá para a reflexão acerca dos problemas enfrentados no meio rural quanto às estratégias para o abastecimento humano na Comunidade de Congonhas no Município de Varzedo – BA.
- ItemIlhas de calor em cidades médias: um estudo de caso de Santo Antônio de Jesus-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-05) Santos, Laécio De Jesus; Estevam, André Luiz Dantas; Gois, Djalma Villa; Silva, Luís Cláudio Requião daA presente pesquisa busca apresentar uma correlação entre as coberturas do solo e seu comportamento térmico, através do estudo da dinâmica climática local, analisando os impactos do clima local no meio urbano para avaliar o conforto térmico de sua população. A ação antrópica no meio natural através do modelamento do solo vem causando impactos negativos, gerando alterações nas características climáticas locais, de modo que agrave problemas como o desconforto térmico e provoque problemas relacionado à saúde dos indivíduos do local. Essa pesquisa tem natureza quantitativa, com abordagem descritiva, e como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico de monografias, teses, livros, revistas, Leis, artigos científicos e pesquisa de campo para coleta de dados no município Santo Antônio de Jesus/BA especificamente nos bairros Andaiá e Cajueiro. Essa pesquisa levou a compreensão de que as transformações antrópicas desprovidas de um planejamento urbano unido a um planejamento ecológico afetam o conforto térmico nos perímetros urbanos.
- ItemImpactos ambientais e uso do solo urbano no bairro Maria Preta - Santo Antonio De Jesus / BA(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Silva, Liliane Lima; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Cláudia Pereira de; Santos, Moacyr Velame Branco dosO uso do solo e a urbanização incriteriosa no centro urbano de Santo Antônio de Jesus tem causado uma série de modificações na dinâmica natural dos solos e do relevo contribuindo para o desenvolvimento de sérios impactos ambientais muito comuns nas cidades médias brasileiras. A fundamentação teórica desta monografia utilizou conceitos relacionados aos impactos ambientais desencadeados pelo processo de urbanização. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar os impactos ambientais advindos dos usos dos solos no bairro Maria Preta, situado no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. Para o desenvolvimento desse trabalho, a metodologia adotada foi o Estudo de caso, pesquisas bibliográficas e observação direta através de visitas de campo, bem como análise e registros fotográficos. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que a área estudada apresenta diversos impactos decorrentes do processo de urbanização indisciplinada. Foi possível identificar unidades de uso do solo em áreas de fragilidade ambiental, bem como empreendimentos imobiliários instalados em zonas de elevada susceptibilidade pluvioerosiva.
- ItemImpactos ambientais em zonas costeiras: estudo de caso na praia de coroa Vera Cruz – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-03) Jesus , Diego Carvalho Daltro de; Estevam, André Luiz Dantas; Diniz, Aline Franco; Correia , Sandro dos SantosO presente trabalho constitui-se num tema significativo para Geografia Ambiental, visto que busca analisar os impactos ambientais nas zonas costeiras brasileira. Em especial na Praia de Coroa, localizada na ilha de Vera Cruz Bahia. Analisar esta temática nos permite abordar o papel da percepção ambiental na construção do sentimento de pertencimento e conservação desse espaço por parte dos moradores, comerciantes, banhistas. Nesse sentido, as políticas públicas surgem como elemento importante nesse processo, pois, visa elaborar medidas que possam diminuir os danos ambientais causados pela ação humana, no entanto, é importante que os indivíduos, sobretudo, as pessoas que moram próximo a esses ecossistemas, busquem conhecimento para poder participar de forma ativa na construção de políticas públicas que possam gerar sustentabilidade, pois, praticando ações sustentáveis, as próximas gerações poderão usufruir da área costeira com consciência sem causar tantos danos ao meio ambiente.
- ItemO ensino da climatologia e das questões ambientais no município de Santo Antonio De Jesus (BA): uma leitura a partir do Ciclo II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Júnior, Francisco Ferreira; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Hanilton Ribeiro de; Castro, Jânio Roque Barros deO presente trabalho constitui-se num tema significativo e relevante para a formação educacional dos sujeitos numa perspectiva interligada aos cotidianos vivenciados por esses educandos na sociedade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender de que forma os professores têm discutido e ensinado a climatologia escolar e as questões ambientais no Ensino fundamental II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães em Santo Antônio de Jesus- Bahia. Portanto, foi adotada uma abordagem qualitativa no percurso da investigação para melhor compreensão dos fenômenos estudados com aplicação de entrevistas aos docentes das turmas referenciadas. Diante da temática em análise foi perceptível no discurso dos professores entrevistados a preocupação do estudo com o uso das metodologias de ensino de geografia voltadas às questões climáticas e do meio ambiente que contemplem a formação dos estudantes. Apesar das inquietações no que diz respeito a importância dos conteúdos para o aprendizado dos educandos, diversas opiniões são concebidas entre os professores pesquisados de modo a apontar perspectivas filosóficas e metodológicas em seus métodos de ensino. Entretanto, eles têm percepção singular em compreender a necessidade de uma formação voltada as essas temáticas no processo educacional dos alunos nas instituições escolares. Desse modo, a necessidade de uma formação continuada no ensino da Geografia para os docentes num viés que eles possam intender o ensino em consonância a realidade dos educandos é necessário para as escolas do município de Santo Antônio de Jesus.