Inclusão escolar: Reflexões sobre a prática pedagógica
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é a inclusão social no contexto escolar, tem como foco práticas pedagógicas que podem contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo. A pesquisa busca compreender os desafios e as estratégias que promovem a inclusão de estudantes com diferentes necessidades e contextos sociais, considerando a diversidade presente nas salas de aula. Aborda-se a importância de políticas educacionais, formação docente e recursos pedagógicos, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no apoio à inclusão, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizado e participação ativa no processo educativo. Foi utilizada a pesquisa exploratória como procedimento metodológico, o referencial teórico utilizou principalmente os autores, Paulo Freire (1982), Carlos Rodrigues Brandão (2007), Jan Masschelein (2014), Ropoli (2010) entre outros.