As africanidades no ensino fundamental: umaProposta de implementação curricular na escola Municipal Nailse Pereira Santos Santana no quilombo Flores em Ruy Barbosa – BA (2017 – 2019)
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Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central discutir a importância das africanidades no ensino fundamental, propondo uma implementação curricular voltada para a valorização da cultura afrobrasileira na Escola Municipal Nailse Pereira Santana, localizada no Quilombo Flores, município de Ruy Barbosa, Bahia. A pesquisa parte do pressuposto de que a inclusão efetiva da temática africana e afrobrasileira na educação básica é fundamental para combater o racismo estrutural, promover a valorização da identidade negra e fortalecer o pertencimento cultural dos alunos quilombolas. A proposta pedagógica apresentada baseia-se na Lei 10.639/03, aprovada em 2003 e modificada em 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, e busca construir práticas curriculares que dialoguem com a realidade local, respeitando os saberes tradicionais e a história da comunidade quilombola. Desse modo a referida lei, visa promover a valorização da diversidade étnico-racial e combater o racismo. No entanto, sua efetivação depende de vontade política, formação docente, acesso a materiais didáticos adequados e, sobretudo, do reconhecimento de que a educação deve ser um espaço de emancipação, justiça e equidade. Portanto, a presente pesquisa aponta que à carência de formação específica para os docentes, aausência de materiais didáticos contextualizados com a realidade quilombola, e a permanência de práticas pedagógicas marcadas por um olhar eurocêntrico são os principais desafios encontrados para aimplementação curricular voltada para a valorização da cultura afro-brasileira na Escola Municipal NailsePereira Santana.