Caso new hit: uma análise da revitimização de crimes sexuais pela mídia
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Resumo
O presente trabalho, de cunho qualitativo, busca analisar o papel da mídia na comunicação de crimes sexuais, com enfoque no estudo de caso do estupro coletivo da Banda New Hit, entre os anos de 2012 e 2017. Sabe-se que, diariamente, mulheres são vítimas de crimes sexuais e são expostas pela Mídia por meio de reportagens que noticiam o delito de maneira sensacionalista sem o consentimento da vítima, sob alegação de que estariam garantindo acesso à informação ao público, ocasionando diversas situações de prolongamento do sofrimento das vítimas. Por isso, é necessária a observação de nuances da revitimização a partir de um trabalho de campo que consistirá em entrevista com a promotora do caso, bem como na criação de tabelas sobre a retratação das vítimas nas reportagens divulgadas nos principais portais de comunicação. Além disso, como método empírico-indutivo, pautado na análise observadora do caso, busca-se a extração de uma premissa por meio da investigação das informações midiáticas exploradas, partindo do relato de quem participou ativamente do caso e o modo como as notícias divulgadas impactaram a vida das jovens. Verificou-se a revitimização das adolescentes através do discurso midiático estigmatizante e silenciador que, confere tratamento desigual às adolescentes quando comparado aos agressores, de modo que, a validação do relato das vítimas ocorre, frequentemente, quando correspondido o papel de “vítima ideal”. Não obstante, constatou-se também uma revitimização indireta através da exposição excessiva do caso em um tom supostamente imparcial, enfatizando a imagem dos agressores como artistas em ascensão, enquanto a reputação das menores foram questionadas.