Fatores que influenciam a permanência dos alunos da EJA: um estudo a partir das publicações do banco de teses e dissertações da Capes de 2015 a 2025

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-07-17
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar e analisar os fatores que contribuem para a permanência das/os estudantes da EJA na escola. Para responder a questão e os objetivos da pesquisa lancei mão das Dissertações e Teses no Banco de Dados da CAPES de 2015 a 2025. Para tanto, a pergunta norteadora da pesquisa foi: quais fatores contribuem para permanência dos alunos da EJA nos estudos publicados entre 2015 e 2025 no Banco de Teses e Dissertações da CAPES? Através da pesquisa bibliográfica e de uma revisão sistemática de literatura com predominância qualitativa e exploratória, foram feitos os levantamentos das publicações. Feito o refinamento dos achados a partir dos descritores educação de jovens e adultos ou EJA; permanência; evasão, com o termo boleano “and”. Além disso, foi construído um referencial teórico para situar o contexto de interesse pelo tema e localizar a modalidade educação de jovens e adultos, quem são os sujeitos da EJA nessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica sustentou os argumentos definidos para os critérios de seleção e análise dos trabalhos feita a partir da Revisão Sistemática de Literatura, da qual descrevemos os fatores de permanência apontados nas teses e dissertações da área de Educação, que foram referência derelevância para o campo científico nacional. O estudo enfatiza o quão relevante e necessário para a melhoria desta modalidade de ensino se ter mais trabalhos acadêmicos e pesquisadores da área de educação de jovens e adultos que trata da permanência. Palavras chave: Educação, Permanência, Educação de Jovens e Adultos, fatores.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Josinete Santana. Fatores que influenciam a permanência dos alunos da EJA: um estudo a partir das publicações do banco de teses e dissertações da Capes de 2015 a 2025. Orientadora: Mary Valda Souza Sales. 2025. 45f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação I, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador - BA, 2025.
Palavras-chave