Análise das respostas de uma situação-problema apresentada por discentes do I e VI semestre do curso de licenciatura em matemática da UNEB - Campus VI com base nas matrizes de referência de matemática do SAEB/Prova Brasil
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste trabalho de pesquisa, é apresentada a análise da questão quatro do teste investigativo do projeto Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais Baianas (UNEB, UESB, UEFS, UESC). A questão apresenta uma situação problema que requer um modelo de solução que exige dos discentes habilidades e competências com os temas: espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações presentes nas matrizes de referência da 4ª e 8ª série da Prova Brasil e 3ª série do Ensino Médio do SAEB. O teste foi aplicado em duas turmas: uma do 1º e outra do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da UNEB – Caetité – BA. As descrições sobre os conceitos de erros foram embasados nos estudos da professora Helena Cury. Para a análise das respostas será usado a matriz de temas e descritores da Prova Brasil 4a e 8a série do Ensino Fundamental e descritores da 3a série do Ensino Médio do SAEB, trazendo elementos de discussão sobre os erros que os alunos deveriam ter superado na educação básica ou na graduação, durante a integralização dos componentes curriculares oferecidos pelos cursos de Matemática até o 6º semestre.