História de vida e trajetória escolar de mulheres trabalhadoras rurais: os significados do (re)encontro com a escola
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Resumo
A pesquisa teve como objeto de estudo as histórias de vida e trajetória escolar de mulheres trabalhadoras rurais e estudantes na comunidade rural Passagem Velha, município de Senhor do Bonfim – BA. Mulheres estas, trabalhadoras rurais que não finalizaram ciclos da Educação Básica na idade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e retornaram ao espaço escolar na fase adulta, sendo, em grande parte, já casadas, mães e avós. A narrativa, como método da pesquisa, trouxe o reconhecimento das participantes nesse processo enquanto mulheres, capazes de narrar suas próprias vivências. Elas narraram o lugar das vivências, a vida a partir do seu lugar e o lugar da vida nos lugares. A pesquisa seguiu um curso com ênfase em sua natureza qualitativa. Interpretou e respondeu a questões particulares no universo dos significados, dando sentido às trajetórias narradas. O encontro com as narrativas das mulheres trabalhadoras rurais aconteceu mediante o instrumento de pesquisa da Roda de Conversa. As histórias de vida e as memórias de vivências foram aliadas teórico-metodológicas neste movimento analítico. Como produto de intervenção social na comunidade, etapa inerente ao Mestrado Profissional em Educação, foi proposta a criação de um Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais da comunidade com objetivos de estudo, reflexão, troca de experiências, conhecimento e fortalecimento da luta política das mulheres, nas modalidades online e presencial, com uma página no Youtube para encontros online e divulgação de atividades.