Contribuição do programa residência pedagógica no devir de uma pedagoga alfabetizadora
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a minha trajetória acadêmica e profissional, relatando as dificuldades encontradas durante o curso de Pedagogia, especialmente no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do estado da Bahia (UNEB), bem como as lacunas curriculares relacionadas à alfabetização às questões práticas. Foi realizada uma análise autobiográfica com base emdadosextraídos de relatórios, planos de aula e atividades desenvolvidas no PRPenoestágiosupervisionado, e autores como Corazza (2011; 2020), Nóvoa (2022;2017), Pimenta (1999), Cagliari (2003) e Freire (1989). Com o objetivo de compreender o desenvolvimentodaminha práxis pedagógica na alfabetização. O estudo busca demonstrar de queformaoscomponentes curriculares do curso de Pedagogia contribuíram para minhaatuaçãonasexperiências escolares; identificar os desafios e aprendizados pessoais noprocessodealfabetização; e analisar minha evolução teórica acerca da temática. Os resultadosindicamque programas como o PRP promovem o desenvolvimento teórico e prático deestudantesde licenciatura, além de evidenciar as principais dificuldades enfrentadas nopercursodeformação docente, como o confronto entre as expectativas do licenciando e arealidadedasescolas públicas. Palavras-chave: Alfabetização; Formação docente; Residência Pedagógica; Trajetória acadêmica; Práxis pedagógica