Reflexões acerca do projeto político-pedagógico (2007 a 2010; 2014 a 2017) do ensino fundamental I no subsistema I e II da comunidade do Orobó – Valença (BA)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-07-21
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente artigo trata-se sobre reflexões a acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP), durante os anos de 2007 a 2010; e 2014 a 2017, do Ensino Fundamental I no Subsistema I e II da Comunidade do Orobó- Valença-BA, o objetivo geral é refletir sobre a educação do Ensino Fundamental I com base nos Projetos Políticos Pedagógicos (2007 a 2010; 2014 a 2017) para tal, os procedimentos da pesquisa foram de cunho bibliográfico, documental e descritiva. Utilizando os PPP dos Subsistemas Educacionais I e II da Comunidade do Orobó, entrevistas semiestruturadas, artigos, livros e sites, assim, a abordagem foi qualitativa analisando dados que foram coletados e tecendo reflexões com base neles. Desse modo, o artigo apresenta reflexões e dados sobre o ensino da comunidade do Orobó, a estrutura das escolas, o impacto dos transportes e estradas, a valorização dos saberes locais dando ênfase no fortalecimento da participação da comunidade no processo educativo, logo, há no artigo uma contextualização das potências e histórias que compõem o Orobó. Percebeu-se que a existência e efetivação do Projeto Político Pedagógico é essencial para orientar a prática pedagógica, bem como, envolver a comunidade e fortalecer a prática pedagógica dos profissionais, consequentemente garantindo o direito à educação de qualidade que emancipe os sujeitos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
COSTA, Jocácia de Jesus. Reflexões acerca do projeto político pedagógico (2007 a 2010; 2014 a 2017) do ensino fundamental I no subsistema I e II da comunidade do Orobó. Orientadora: Aline de Oliveira Andrade. 2025. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Departamento de Educação Campus XV, (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Valença, BA, 2025.
Palavras-chave