Práticas pedagógicas na EPJAI: Análise sobre a experiência no estágio supervisionado em pedagogia.
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Resumo
Este trabalho de conclusão de curso, na modalidade relato de experiência, analisa a relação entre as práticas pedagógicas e o perfil sociocultural em uma turma de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) no município de Itaberaba-BA, com base na experiência de estágio supervisionado vivenciada pelas autoras durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIII. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja metodologia se estruturou em quatro etapas: (1) análise do relatório de estágio para elaboração do projeto de pesquisa; (2) levantamento e leitura da literatura sobre EPJAI e estágio supervisionado; (3) levantamento e análise de leis, decretos e regulamentações educacionais em âmbito nacional e local; e (4) reescrita do relato de experiência com base na análise crítica da literatura e dos documentos levantados. Os resultados contribuíram para a ampliação de conhecimentos relacionados ao curso de Pedagogia, ao estágio supervisionado e à EPJAI, sobretudo para a reflexão sobre a importância de construir práticas pedagógicas que considerem o perfil sociocultural dos sujeitos dessa modalidade de ensino. Destaca-se o estágio supervisionado como espaço privilegiado de formação para a docência e a turma de EPJAI como ambiente de desafios constantes que demandam práticas pedagógicas contextualizadas e materiais didáticos adequados para subsidiar o processo de ensino- aprendizagem.