Saberes docentes relacionados ao uso da calculadora em aulas de matemática: uma análise com estudantes do final da graduação
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste estudo, investigamos os saberes que os estudantes do final da graduação (7º e 8º semestres) do curso de Licenciatura em Matemática da Uneb, Campus VI, Caetité – Bahia, Brasil, têm se apropriado para o uso da calculadora em aulas de matemática, referenciando-se em suas experiências com a ferramenta e formações para o seu uso em sala de aula. Nos dias atuais, o desenvolvimento das tecnologias está em um ritmo cada vez mais acelerado, determinando rápidas transformações na sociedade, inclusive na escola, que se vê perante o desafio de aliar a tecnologias aos processos de ensino. No tocante à Educação Matemática, destacamos a calculadora, ferramenta amplamente utilizada no cotidiano e capaz de potencializar a aprendizagem em matemática. Apesar de ser uma ferramenta relativamente antiga se comparada, por exemplo, a softwares matemáticos e planilhas eletrônicas, ainda hoje discutimos a relevância da sua integração às práticas pedagógicas em matemática. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e adotou o questionário como técnica para obtenção dos dados. Em nossa análise, apresentamos as respostas dos licenciandos ao questionário e discutimos os resultados observando que a maioria desses estudantes apresentam defasagens em relação a determinados saberes para o uso da calculadora em aulas de matemática, enquanto ferramenta pedagógica. Esses resultados, apontam para lacunas nos currículos dos cursos de formação de professores, sinalizando para revisões nos programas de formação ou desenvolvimento de novos mais voltados para a integração das tecnologias à prática docente em matemática, inclusive a calculadora.